MILÃO (Reuters) – As supermodelos Naomi Campbell e Claudia Schiffer assistiram no domingo, na ópera La Scala, em Milão, a um espetáculo de dança de uma hora que marcou o décimo aniversário da morte do estilista Gianni Versace. O figurino do espetáculo era composto por criações dele próprio.
“Vamos fazer dançar para você um bocadinho do que você criou”, disse o coreógrafo Maurice Bejart, olhando do palco para um gigantesco retrato de Versace, que foi morto a tiros em frente à sua casa, em Miami, pelo serial killer Andrew Cunanan.
Bejart e Versace colaboraram em 12 balés, inclusive “Morte Súbita”, de 1984, até junho de 1997, com “Barocco Bel Canto”.
O público de domingo no La Scala incluía também o ator Rupert Everett, o estilista Karl Lagerfeld e o apresentador italiano de TV Mike Buongiorno. Muitos convidados usavam criações de Versace.
Versace era conhecido pelo uso de estampas exuberantes e muito dourado, o que fazia dele um favorito entre astros de rock e um símbolo da cultura da década de 1980, associada ao brilho e ao dinheiro.
Bejart, que fez 80 anos no começo de 2007, descreveu os minibalés inclinando-se contra uma barra de exercícios na lateral do palco do La Scala, às vezes falando com os dançarinos como se estivesse numa aula.
Os trajes das bailarinas foram o foco no começo do espetáculo “Obrigado, Gianni, com amor”, já que os homens usavam malhas cor da pele, que os mantinham em segundo plano, como apoio para suas parceiras mais coloridas.
Uma bailarina com um longo preto e branco e camadas de tule espalhadas sobre a saia começou o show, fazendo lânguidos movimentos com os braços.
A música ia de Gustav Mahler a Queen, e a dança era igualmente variada.
Um interlúdio começou com os bailarinos deitados no palco, cobertos por tecidos brancos — uma calma estranha, que remetia a um necrotério.
Mas, ao som de “It’s a Beautiful Day”, do Queen, os bailarinos se sentavam, saltando sobre os tecidos esticados, e então dobravam os panos e finalmente davam um pulo, formando com os lençóis embrulhos que eram passados de mão em mão.
Donatella Versace, irmã de Gianni e atual estilista da grife, ocupou os melhores assentos do La Scala, com sua família.
(Por Jo Winterbottom)
Fonte: http://www.reuters.com