Turnês The Game e Flash Gordon
A estreia do sistema de iluminação Fly Swatters e Bic Razor .
– Em Junho de 1980, o Queen voa para Los Angeles, EUA, para o início dos ensaios para a parte americana da turnê The Game.
Freddie chegando no Aeroporto de Los Angeles, em Junho de 1980 para os ensaios da turnê The Game. Foto de Neil Preston.
– A demanda por turnês do Queen estava se tornando imensa, e não ajudava que 1980 já fosse um ano movimentado. Além de passar o início do ano finalizando The Game, a Banda também tinha compromissos de gravação para a trilha sonora de Flash Gordon e planos para um Álbum de compilação (Greatest Hits), mas isso acabou sendo remarcado para o ano seguinte.
– Além de tudo isso, a Banda teve uma extensa turnê programada para começar no dia 30 de Junho de 1980, em Vancouver, no Canadá, abrangendo a América do Norte, Europa, Ásia, América Latina e finalizando na América do Norte novamente, também no Canadá, em 25 de Novembro de 1981.
Sistema de iluminação
– Esta turnê foi um enorme sucesso, com a Banda tocando em locais esgotados em todo o mundo.
– A imagem de Freddie faz uma mudança drástica para esta turnê. Além de usar trajes de palco em couro, ele agora está ostentando bigode e o cabelo ainda mais curto.
– O sistema de iluminação Fly Swatters e Bic Razor !
Sistema de iluminação
– Para superar o equipamento de iluminação da turnê anterior, a Banda introduziu um novo sistema.
– Após meses de planejamento com a empresa de iluminação para projetar algo diferente para esta turnê, o equipamento interativo é revelado. O novo equipamento de iluminação é chamado de Fly Swatters.
Sistema de Iluminação
– A ideia original para o equipamento era se parecer com algo de Star Wars.
– Era composto de 07 bancos de luz totalmente móveis. Cada banco consistia em 48 luzes.
– Haviam 2 tipos deles, um com branco, verde e vermelho. O outro tinha branco, amarelo e vermelho.
– Haviam 4 bancos vermelhos e verdes e 03 bancos amarelos e azuis.
Sistema de iluminação
– Cada banco, além daquele do meio, tinha um holofote controlado individualmente. Isso significava que cada um dos 6 holofotes foi controlado por uma pessoa cada.
– O novo equipamento também foi chamado de Bic Razor ou UFO’s .
Razor de palco
– As Navalhas ( estruturas ) são basicamente um casulo de luzes 8×6 presas à um feixe que se move como se fosse um guindaste.
Navalha de palco
– Os bancos podiam se mover para cima e para baixo e girar no lugar.
– Haviam aproximadamente 600 luzes, incluindo o equipamento principal, luzes de teto, pedestal de bateria e as luzes sob as asas do palco.
Sistema de iluminação
– As Navalhas eram viradas para baixo antes do show. Quando o show começava, elas apareciam em uníssono, enquanto o trovão era ouvido e as luzes do pedestal da bateria e as asas do palco acendiam em sincronia.
– Quando os Razors finalmente subiam verticalmente, o primeiro riff da guitarra era ouvido e o Queen começava sua espetacular apresentação.
Fontes –
Queen Live: A Concert Documentary
Queen Concerts
Nota –
O Fly Swatters era composto de algumas seções modificadas do Forno de Pizza, usado na turnê Crazy.