Entrevista definitiva de Brian May para a revista ‘Total Guitar’ – Parte 3

Nesta terceira parte, Brian comenta como foi a gravação do segundo álbum, Queen II e o primeiro hit, a música Seven Seas Of Rhye.

 

Parte 3

O SEGUNDO ÁLBUM E O PRIMEIRO HIT

TG: Vocês voltaram ao Trident Studios para fazer o Queen II e contrataram os serviços de Roy Thomas Baker, que trabalhou como co-produtor do Queen em mais três álbuns nos anos 70. Após as dificuldades com o primeiro álbum, qual foi a abordagem da banda na segunda vez?

BHM: Lembro-me de dizer a Roy quando estávamos voltando:

Não queremos que soe como o primeiro álbum. Queremos soar como se estivéssemos em uma sala e fosse ao vivo e real. Temos que nos livrar de todas aquelas fitas e sair dos cubículos. E vamos colocar a bateria no meio do estúdio, para ouvirmos o estúdio.

Nesse aspecto, meu pai foi uma grande influência, ele me apresentou a palavra ambiente. Ele disse que era isso que faltava no primeiro álbum. E esse ambiente é o mundo. O barulho que você está fazendo pode parecer muito pequeno. Você ouve a bateria, é muito firme e seca. Não há nenhuma personalidade nisso, realmente. Mas você dá um passo para trás e ouve o estúdio e, de repente, ouve um universo inteiro!

 

TG: Como o primeiro álbum, Queen II foi um disco de rock pesado guiado pela guitarra.

BHM: Sim. Costumávamos fazer esses pacotes turísticos para lugares como Luxemburgo e Bélgica com grupos que eram populares na época – Showaddywaddy, Rubettes e Geordie, que obviamente tinha Brian Johnson (AC/DC) como o cantor. Também abrimos para o Slade, e éramos os novos garotos. Nós éramos a banda jovem que não tinha nenhum sucesso, e todos esses caras tinham sucessos. Então nos sentimos um pouco humildes. Mas todos aqueles caras olharam para nós e disseram:

Nós ouvimos suas coisas, e vocês não são pop, vocês não são glam – vocês são um grupo de rock. Vocês são algo que gostaríamos de ser”.

Isso foi um verdadeiro choque para nós. Não percebíamos que as pessoas já nos consideravam especiais.

 

TG: E foi uma faixa do Queen II que deu aquele primeiro hit, quando a música de Freddie, Seven Seas Of Rhye, alcançou a décima posição no Reino Unido.

BHM: Bem, você sabe, é claro, que Seven Seas Of Rhye foi a última faixa do primeiro álbum, um embrião – uma espécie de declaração de que algo está por vir. Mas sim, a versão finalizada foi o primeiro hit. Não tão grande, mas o primeiro hit.

 

TG: Seven Seas Of Rhye também é pouco convencional para um single de sucesso. Não é verso/refrão/verso, e tem aquelas pequenas mudanças de tom instrumental. Você ficou surpreso quando chegou às paradas?

BHM: Acho justo dizer que ficamos surpresos porque nunca havíamos tido um hit até aquele momento, e até então parecia impossível. Mas com Seven Seas Of Rhye, trabalhamos muito conscientemente. Pensávamos com Keep Yourself Alive: isso vai passar nas rádios, vai ser nosso primeiro hit. Mas, no geral, o pessoal do rádio não tocava. Dissemos: ‘Por que você não está tocando nosso disco? Eles disseram: “Bem, demora muito para acontecer – a introdução é muito longa. Não entramos no verso até 30 segundos ou o que quer que seja, e para um single de sucesso, tudo precisa agarrá-lo rapidamente. Então dissemos:  Certo, nosso próximo single vai entregar o que vocês estão pedindo! Em outras palavras, tudo vai acontecer nos primeiros cinco segundos, e com Seven Seas Of Rhye acontece. É como se a pia da cozinha tivesse um pequeno piano e bam, bang, harmonias, harmonias de guitarra, bateria massiva preenche tudo! Portanto, foi projetado para impressionar as pessoas nos primeiros segundos no rádio e funcionou. As pessoas disseram: Ok, sim, vamos tocar isso.

Os sucessos giravam em torno do rádio naquela época. Então, sim, foi projetado dessa forma. Mas, ao mesmo tempo, não estávamos fazendo concessões com o conteúdo da canção. É muito rock. Não é muito pop, e como você diz, há todo tipo de pequenas mudanças intrincadas lá. É uma composição e tanto, realmente. E foi bastante interativo entre nós quatro.

Freddie decidiu que não queria dizer que foi escrita por ninguém além dele, o que é justo, porque ele escreveu a letra. Mas era uma coisa muito cooperativa naqueles dias. E eu me sinto orgulhoso disso. Eu acho que é uma boa criação de rock pop. E isso nos levou ao primeiro degrau da escada. De repente, éramos uma banda que as pessoas considerariam colocar no rádio. E gostamos porque não havíamos feito concessões, porque não era apenas um tipo de música pop suave. Foi algo também que pudemos levar para a estrada e nos orgulhar.

TG: E realmente, a mágica dessa música está nessas mudanças de tom. Tem uma qualidade edificante.

BHM: Exatamente. É uma jornada. Queríamos levar as pessoas para a estratosfera. Sempre foi assim conosco. Fomos inspirados por nossos heróis para fazer isso, e coloquei o The Who no topo dessa lista. Pete Townshend é o mestre da mudança de humor, um mestre do acorde suspenso. Devo muito a ele.

 

Continua…..

 

Fontes: www.queenonline.com e Revista Total Guitar

Fotos de Neil Preston e Total Guitar e internet

 

Leia a primeira parte aqui

E a segunda parte aqui

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Brian e Roger em las Vegas – Fotos

Postado por - 27 de junho de 2004 0
Está disponível no [URL=http://www.queenonline.com]Queenonline[/URL] fotos de Brian, Roger e o cast do musical WWRY em Las Vegas. Interessados em ver…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *