KILLER QUEEN
(2ª música do 3º álbum)
– Embora Killer Queen seja uma das últimas músicas gravadas para o álbum em agosto de 1974, é uma música que mudará o destino do grupo.
– Escrita por Freddie Mercury em um fim de semana em sua casa, se tornaria o primeiro single de Sheer Heart Attack. Lançado em 11 de outubro, ele irá direto para o segundo lugar nas paradas, logo atrás de Gonna Make You A Star, de David Essex.
– Uma nova curiosidade da banda: o single não tinha um lado B, mas dois lados A.
O segundo foi Flick Of The Wrist.
– Quando Kenny Everett, amigo de Freddie Mercury e famoso apresentador da Capital Radio, decide transmitir Killer Queen no final de 1974, ele avisa seu amigo Mike Moran, também músico (que co-produziria Barcelona em 1988):
Vou tocar uma música no rádio, […] ouça isso, é a melhor música já escrita.
– O Queen, a partir desse momento, pode contar com o apoio incondicional do radialista e disc jockey, que em breve terá um papel decisivo no sucesso do grupo.
Roger Taylor confirma:
Killer Queen mostra um lado completamente novo do grupo. Em uma semana, não estávamos mais sendo comparados ao Led Zeppelin e passamos a ter nossa própria identidade a partir de então.
– No programa holandês Top Pop, em 22 de novembro de 1974, ocorreu um acontecimento a ser recontado: Brian May não usa sua fiel guitarra Red Special, mas uma Fender Stratocaster na mesma cor do Jazz Bass de John Deacon. Pouco importa, porque nenhum dos instrumentos está conectado e no playback você não consegue distinguir entre as duas guitarras.
– Para aqueles que se perguntam para que servia o triângulo perto do pedestal do microfone de John Deacon durante seus shows neste momento, basta ouvir sua performance inesquecível aos 56 segundos e aos 2:15.
– É aí que você entende que com o Queen, são os pequenos detalhes que fazem a diferença!
Guitarras desconectadas e bateria sem microfones: o Queen em playback
durante sua apresentação no programa Top Pop do canal público holandês
AVRO, em 22 de novembro de 1974.
Vídeo oficial de Killer Queen (Top Of The Pops – 1974)
Killer Queen (Live at Earl’s Court – Londres 1977)
Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc
Tradução: Helenita dos Santos Melo