Killer Queen – Por Helenita dos Santos Melo

KILLER QUEEN

(2ª música do 3º álbum)

 

– Embora Killer Queen seja uma das últimas músicas gravadas para o álbum em agosto de 1974, é uma música que mudará o destino do grupo.

– Escrita por Freddie Mercury em um fim de semana em sua casa, se tornaria o primeiro single de Sheer Heart Attack. Lançado em 11 de outubro, ele irá direto para o segundo lugar nas paradas, logo atrás de Gonna Make You A Star, de David Essex.

– Uma nova curiosidade da banda: o single não tinha um lado B, mas dois lados A.

O segundo foi Flick Of The Wrist.

– Quando Kenny Everett, amigo de Freddie Mercury e famoso apresentador da Capital Radio, decide transmitir Killer Queen no final de 1974, ele avisa seu amigo Mike Moran, também músico (que co-produziria Barcelona em 1988):

Vou tocar uma música no rádio, […] ouça isso, é a melhor música já escrita.

– O Queen, a partir desse momento, pode contar com o apoio incondicional do radialista e disc jockey, que em breve terá um papel decisivo no sucesso do grupo.

Roger Taylor confirma:

Killer Queen mostra um lado completamente novo do grupo. Em uma semana, não estávamos mais sendo comparados ao Led Zeppelin e passamos a ter nossa própria identidade a partir de então.

 – No programa holandês Top Pop, em 22 de novembro de 1974, ocorreu um acontecimento a ser recontado: Brian May não usa sua fiel guitarra Red Special, mas uma Fender Stratocaster na mesma cor do Jazz Bass de John Deacon. Pouco importa, porque nenhum dos instrumentos está conectado e no playback você não consegue distinguir entre as duas guitarras.

– Para aqueles que se perguntam para que servia o triângulo perto do pedestal do microfone de John Deacon durante seus shows neste momento, basta ouvir sua performance inesquecível aos 56 segundos e aos 2:15.

– É aí que você entende que com o Queen, são os pequenos detalhes que fazem a diferença!

Guitarras desconectadas e bateria sem microfones: o Queen em playback

durante  sua apresentação no programa Top Pop do canal público holandês

AVRO, em 22 de novembro de 1974.

 

Vídeo oficial de Killer Queen (Top Of The Pops – 1974)

 

Killer Queen (Live at Earl’s Court – Londres 1977)

 

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *