The Millionaire Waltz – Por Helenita dos Santos Melo

THE MILLIONAIRE WALTZ

(4ª música do 5º álbum)

 

The Millionaire Waltz, novamente segmenta sua estrutura em várias partes para criar uma das obras-primas de A Day At The Races.

– O tema é inspirado em John Reid, o novo empresário do grupo que, depois de salvá-los das garras do Trident Studios, oferece-lhes uma serenidade mais do que bem-vinda.

– A letra é explícita, e nela Freddie faz o papel de um amante que lamenta a brevidade da felicidade com o empresário:

 

Now I am sad/You are so far away/I sit counting the hours day by day

(Agora estou triste/Você está tão longe/Eu me sento contando as horas, dia após dia).

 

-A gravação da música exige muito mais trabalho do que a de BoRap:

Foi um dos nossos excessos musicais […] — lembra Brian. Isso fez Bohemian Rhapsody parecer apenas uma cantiga.

 

– O tema é pomposo, muito melódico, e ganha força no meio para dar lugar a um antológico solo de guitarra.

– Para sua valsa moderna, estruturada com tradicionais compassos de três tempos, Freddie é inspirado no compositor austríaco Johann Strauss II.

– Freddie queria que Brian renovasse suas proezas como em Good Company, onde ele demonstrou suas habilidades tocando uma banda usando apenas sua guitarra.

– Nesta ocasião, o cantor exige uma orquestra completa para seu trabalho! Brian coloca mãos à obra e, a partir dos 2:51, a Viena do século XIX é ouvida em A Valsa Milionária!

– O guitarrista toca tubas, flautins e violoncelos seguindo a partitura que ele escreveu para o amigo, quando de repente Roger Taylor chega e bate seus címbalos orquestrais aos 3:13.

– Mais uma vez, a esperteza de Brian May é capaz de assumir o desafio de uma música cuja lirismo e extravagância são as de seu criador Freddie Mercury.

– Em novembro de 1976, quando Kenny Everett apresenta Freddie Mercury na Capital Radio para promover o álbum, o locutor define The Millionaire Waltz da seguinte forma:

 

É engraçado e incomum e estranho.

 

E Freddie responde:

Não segue o formato usual do Queen, é verdade, e dissemos a nós mesmos que gostaríamos de fazer algo assim em todos os álbuns. Acho que me empolguei um pouco com essa música!.

 

A elegância e o profissionalismo de John Reid vão guiar a carreira do Queen por três anos de sucesso.

 

Vídeo oficial de The Millionaire Waltz

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de  Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *