Orquestra da Ulbra e Vocal Takt celebram Queen e divas do pop no fim de semana

No sábado (23), a noite no Theatro São Pedro será para celebrar sucessos de cantoras de diferentes décadas com o Divas do Pop. No domingo (24), em sessão dupla, haverá a oportunidade de apreciar clássicos de uma das maiores bandas de rock da história — trata-se do concerto Especial Queen. Os dois espetáculos serão realizados pela Orquestra de Câmara da Ulbra e pelo Vocal Takt, dentro da série Concertos Populares.

Em sua estreia no sábado, a partir das 21h, o Divas do Pop trará 13 canções de nomes como Aretha Franklin, Amy Winehouse, Adele, Cher, Cyndi Lauper, Lady Gaga e Madonna, entre outras. Os arranjos vocais são de Iuri Corrêa — que também assina as orquestrações —, Plínio Spinato e Guilherme Roman. O espetáculo ainda conta com o baterista Marquinhos Fê e o guitarrista André Flores. Além da orquestra, o Vocal Takt estará no palco nos dois dias com 12 integrantes: três sopranos, três tenores, três baixos e três contraltos.

A regência de ambos os concertos será de Tiago Flores, maestro da Orquestra de Câmara da Ulbra. Segundo Flores, foram priorizadas cantoras representativas para o Divas do Pop. Ele frisa que o objetivo do espetáculo não é fazer uma apresentação que se limite ao cover dessas cantoras, mas sim que enfatize as músicas e os vocais, junto com orquestra, guitarra e bateria.

— A ideia é valorizar um vocal superforte, com orquestra de cordas dando uma avaliação timbrística nessas músicas — explica o maestro. — É ter uma amostragem do que dá para fazer com essas músicas, com cantores e cantoras que são profissionais, juntando com a sonoridade da orquestra.

Especial Queen

Para celebrar o Queen, a orquestra e o grupo vocal voltam a subir ao palco do São Pedro no domingo, às 18h e às 21h — este segundo horário surgiu como sessão extra, devido à alta procura de ingressos. Diferente do Divas do Pop, o Especial Queen já é um sucesso consolidado: foi realizado em três ocasiões desde 2016, ano em que estreou. De acordo com Flores, a procura sempre foi muito grande por esse espetáculo, sendo realizado em sessões “superlotadas”.

— A recepção costuma ser bastante positiva. O público canta e vibra muito, fica pedindo bis. Há um retorno bacana pelas redes sociais. O boca a boca também funcionou, tanto que quando a gente repetiu o espetáculo pela segunda vez, os ingressos esgotaram rapidamente. Esse show é sensacional — atesta Flores.

Especial Queen tem repertório inteiro dedicado à banda britânica integrada por Freddie Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor em sua formação clássica. A orquestra e o grupo vocal devem apresentar clássicos como Bohemian RhapsodyLove of My LifeDon’t Stop Me NowWe Are The ChampionsSomebody To LoveUnder Pressure Radio Gaga.

Os arranjos de Especial Queen também são assinados por Iuri Corrêa. O espetáculo conta, ainda, com Marquinhos Fê na bateria e Ângelo Primon na guitarra. Na adaptação das músicas para a apresentação do grupo vocal e da orquestra, Flores relata que buscou-se uma sonoridade parecida com a da banda, mas não totalmente igual.

— O Queen tinha só voz masculina, e o Takt tem voz feminina também. Procuramos realizar algo em que a gente mantivesse essa ideia dos vocais fortes do Queen, com alguns solos no meio. E aí tem a questão também da orquestra dar uma variação do timbre, uma maneira diferente de apresentar essas músicas. São algumas coisinhas que tem o nosso arranjo e que não tem o do Queen — diz o regente.

Por fim, Flores garante que o público pode se surpreender tanto com Divas do Pop quanto com o Especial Queen:

— Como não são simplesmente espetáculos de covers, as pessoas irão deparar com coisas diferentes do que elas estão acostumadas a ouvir quando ligam o rádio, a TV ou qualquer aparelho. Primeiro, a energia da coisa ao vivo. Segundo, uma amostra de como dá para fazer uma música com vocal e orquestra de uma maneira que fica muito legal. Com pitadas de coisa erudita com uma pegada popular.

 DIVAS DO POP

  • Neste sábado (23), às 21h, no Theatro São Pedro (Marechal Deodoro, s/nº), em Porto Alegre.
  • Ingressos a partir de R$ 30 pelo site da Sympla ou na bilheteria do teatro.

ESPECIAL QUEEN

  • Neste domingo (24), às 18h e às 21h, no Theatro São Pedro (Marechal Deodoro, s/nº), em Porto Alegre.
  • Ingressos a partir de R$ 30 pelo site da Sympla ou na bilheteria do teatro.

Fonte:www. gauchazh.clicrbs.com.br

 

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *