Há exatos 41 anos, no dia 22 de agosto de 1980, era lançado o single de Another One Bites the Dust, tendo como lado b a música Dragon Attack. Ambas as músicas fazem parte do oitavo álbum da banda chamado The Game. Esse álbum foi gravado nos Estúdios Musicland em Munique, na Alemanha.
Criação da música
John Deacon ouvia muita soul music na infância, então ele sempre teve a ideia de compor uma música nesse estilo, como ele mesmo diz:
“Eu escutava muita “soul music” quando estava na escola, e eu sempre me interessei por esse tipo de música. Eu queria fazer uma música como AOBTD por muito tempo, mas eu só tinha a linha de baixo e o riff. “
Os outros membros da banda queriam colaborar com a música, mas Roger tinha dificuldade em aceitar que o Queen pudesse se envolver com o funk.
Foi sugerido para a banda lançar a música como single, mas somente após Michael Jackson encorajar a banda, eles decidiram lançá-la. Nesse meio tempo, a música estava circulando entre DJ´s de Nova Iorque e Detroit com grande sucesso. Quando a música foi lançada nos Estados Unidos (em 12 de agosto de 1980), o single vendeu 3 milhões de cópias, ficando no topo das paradas americanas e inglesas.
No mês de julho de 2021, a música atingiu 500 milhões de visualizações no YouTube.
Em uma entrevista em 1996, John Deacon disse sobre o single:
“Fazia algum tempo que eu queria fazer uma faixa como ‘Another One Bites The Dust’, mas originalmente tudo que eu tinha era a linha e o riff de baixo. Gradualmente, preenchi e a banda acrescentou ideias. Pude ouvir como uma música para dançar, mas não tinha ideia de que se tornaria tão grande quanto se tornou. A música foi tirada do nosso álbum e algumas estações de rádio negras nos EUA começaram a tocá-la, o que nunca havíamos feito antes. Michael Jackson realmente sugeriu que o lançássemos como um single. Ele era um fã nosso e costumava vir aos nossos shows. “
Em 2003, a banda lançou uma versão diferente da faixa, mixada pelo baterista Roger Taylor e com vocais de Annie Crummer.
Dragon Attack
Foi escrita por Brian May e é uma canção de puro rock. A canção foi concebida após uma noite no clube Sugar Shack, em Munique, onde os músicos passavam as suas noites durante a gravação de The Game. Voltando ao estúdio no meio da noite, eles fizeram uma sessão de gravação que culminou com a música mais pesada do álbum. A letra se refere a Mack (Reinhold Mack, o produtor da música e do álbum), e quando Freddie canta “Take me Back to The Shack”, há pouca dúvida de que o local foi uma grande inspiração para Brian May.
Como o próprio diz:
“Passávamos muito tempo no Sugar Shack, geralmente até o dia raiar , vivendo em um mundo de fantasia de vodca e garçonetes e muito rock. No começo foi saudável e estimulante, eu tenho que dizer, mas após uns meses, as coisas foram indo ladeira abaixo e ficávamos mais no clube do que no estúdio. Todos nós tínhamos dificuldades emocionais e espirituais, e a música Dragon Attack é um retrato figurativo de toda essa loucura. Munique era nosso estímulo, mas também a nossa queda.”
Fontes:
Livros:
Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc
Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo
Sites: www.queenpedia.com
www.queenvault.com