Deixe-os comer brioche – Killer Queen

KILLER QUEEN – Álbum Sheer Heart Attack 1974

Um possível erro na letra?

Ela mantém seu Moët et Chandon

She keeps her Moët et Chandon

Em seu lindo armário

In her pretty cabinet

Deixe-os comer bolo, diz ela

Let them eat cake, she says

Assim como Maria Antonieta

Just like Marie Antoinette …

 

Certamente, todos nós aqui conhecemos a canção Killer Queen, escrita por Freddie, em 1974.

Há nela uma frase marcante

Deixe-os comer bolo/brioche, diz ela.

Assim como Maria Antonieta.

Porém, a frase que eles comam brioche é erroneamente atribuída à Maria Antonieta. Não existem registros confiáveis de que essa frase tenha sido dita por ela.

Ela aparece pela primeira vez na obra – Confissões – autobiografia de Jean-Jacques Rousseau, cujos seis primeiros livros, embora publicados em 1782, foram escritos em 1765, quando Maria Antonieta tinha apenas 09 anos de idade.

Kirsten Dunst interpretando Maria Antonieta no filme de 2006.

 

Finalmente me lembrei do improviso de uma grande princesa, à quem foi dito que os camponeses não tinham pão e que respondeu – Então comam brioche …  – Jean-Jacques Rousseau.

 

Que comam brioche foi dita cem anos antes de Maria Antonieta, por Maria Teresa, a esposa de Luís XIV, uma frase insensível e ignorante, e Maria Antonieta não era nem uma coisa nem outra.

Rainha Maria Teresa

 

Um pouquinho da história

Na década de 1880, quando a França foi assolada pela crise financeira e pela fome, o povo de Paris mudou-se para a corte de Versalhes para protestar …

Pediram pão …

Maria Antonieta, surpresa ao saber o que as pessoas queriam, ouviu que não havia pão. Qu’ils mangent de la brioche foi a resposta.

Em inglês – Então eles deveriam comer bolo.

Mesmo a tradução não está totalmente correta. Um brioche é um tipo de bolo feito de massa de fermento, não um bolo delicioso. A citação ficou com Maria Antonieta. Caracteriza a mistura de ingenuidade e decadência, de corrupção e arrogância aristocrática.

Foi e é repetido em todos os lugares, inclusive pelos professores das escolas.

Na verdade, alguns anti-monarquistas estavam tão convencidos (ainda que incorretamente) que Maria Antonieta teria arruinado sozinha as finanças da França, que a apelidaram de sua Madame Déficit.

Portanto, com os fortes sentimentos de insatisfação e de raiva contra o Rei e a Rainha que estavam presentes nessa época, é bem possível que um descontente individual tenha fabricado o cenário e colocado as palavras na boca de Maria Antonieta.

Porém, Maria Antonieta atraiu a travessura para si mesma, ela não era inocente de tudo. Só em tribunal mostrou publicamente a dignidade que lhe é atribuída posteriormente. Ela não parecia nem jovem, nem frívola, nem imprudente. Suas últimas palavras em 16 de outubro de 1793, na guilhotina foram

Perdão, Monsieur.

 

Maria Antonieta

 

Maria Antonieta acidentalmente havia pisado no pé do seu carrasco. Ela encontra a morte na guilhotina, durante a Revolução Francesa.

 

 

Nota –

Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo-Lorena foi uma arquiduquesa da Áustria, a esposa do Rei Luís XVI e Rainha Consorte da França e Navarra de 1774 até a Revolução Francesa em 1792.

Freddie Mercury sabia sobre a frase?

Certamente que sim … ele já disse em entrevista que respeita muito a realeza, e gostaria de se encontrar com Maria Antonieta para falar sobre joias.

 

Fontes – www.welt.de

Wikipedia

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *