Save Me – a linda balada de Brian May

Save Me

Data de lançamento: 25 de janeiro de 1980
Álbum: The Game
Melhor posição nas paradas: 11° lugar na parada britânica. Este single não foi lançado nos Estados Unidos.
Lado A: Save Me (Brian May)
Lado B: Let me Entertain You ( Live Single Edit) (Freddie Mercury)

Ficha técnica:
– Freddie Mercury: vocais principais, backing vocals
– Brian May: guitarra, violão, piano, backing vocals, sintetizador
– John Deacon: baixo
– Roger Taylor: bateria
– Produtores da equipe: Queen, Reinhold Mack
– Engenheiro de som: Reinhold Mack

Save me é uma linda balada de autoria de Brian May que encerra o oitavo álbum da banda intitulado The Game. É o segundo single do álbum. Foi gravada no meio do ano de 1979 em Munique (Musicland Studios).
A música começa com um piano e explode em um refrão memorável, e fala sobre um relacionamento rompido.

Brian comentou:

Na verdade, nós escrevíamos muito separadamente naquela época e nunca conversamos sobre o que as músicas significavam. Acho que estávamos bastante tímidos sobre o que estávamos tentando dizer nelas. Nós tendemos a falar mais sobre as coisas agora … Eu escrevi [‘Save Me’] – para encurtar a história – eu escrevi sobre um amigo, alguém que estava passando por um momento ruim, e me imaginei no lugar dele, meio que contando a história. Alguém cujo relacionamento está totalmente fodido e quão triste essa pessoa estava.

O vídeo da música foi filmado pelo diretor Keith McMillian em 22 de dezembro de 1979, no palco do Alexandra Palace em Londres. Brian May escreveu o storyboard do vídeo. O vídeo mescla animação com imagens da banda no palco e atingiu um modesto décimo primeiro lugar nas paradas britânicas.

Produção
A banda utilizou o teclado Oberheim pela primeira vez para criar camadas, que revolucionaram o seu som. Posteriormente, este processo foi desenvolvido nos teclados Yamaha DX7 e Roland D-10.
Os backing vocals estão muito presentes nos refrões da música. Sobre isso

Brian revela:

The Game foi resultado de um novo ambiente. Trabalhar em Munique com um novo engenheiro produziu uma abordagem realmente diferente. Começamos a colocar muita importância na faixa de apoio mais uma vez. A ênfase estava no ritmo e na clareza.

 

 

Let Me Entertain You

Álbum: Jazz
Ficha técnica:
– Freddie Mercury: vocal principal, backing vocal, piano
– Brian May: guitarra elétrica
– John Deacon: baixo
– Roger Taylor: bateria
Gravado no Mountain Studios, Montreux: meados de julho a agosto de 1978
– Produtores: Queen e Roy Thomas Baker
– Engenheiro de Som: Geoff Workman
– Assistente de Engenheiro de Som: John Etchells

No início da carreira do Queen, eles foram muito criticados pela imprensa britânica e isso incomodava muito a banda.

Alguns anos depois, ao escrever a música, um Freddie zombeteiro usou-a para se dirigir ao seu público como um mestre de cerimônias abrindo o show:

Deixem-me recebê-los, senhoras e senhores / eu gostaria de dizer olá / Vocês estão prontos para algum entretenimento? ? / Você está pronto para um show?

Dada a sua atmosfera amigável ao concerto, a música se tornaria uma favorita ao vivo entre 1978 e 1981, garantindo uma posição privilegiada como a segunda música do set, embora tenha sido promovida a abertura do show em algumas datas na turnê Crazy de 1979.
Gravações AO VIVO do ÁLBUM Live Killers foram lançadas como o lado B. Nos EUA, o single foi lançado em agosto de 1979, com We Will Rock You no lado A. No Reino Unido, com lançamento em janeiro de 1980, o lado A foi Save Me.

Mercury se inspirou no musical Gypsy que foi encenado pela primeira vez na Brodway em 1959. A peça conta a história da artista burlesca conhecida como Gypsy Rose Lee, que cantou um Let Me Entertain You, uma das canções mais famosas do libreto do musical. A letra da música está cheia de duplos sentidos picantes:

Eu vou fazer você se sentir bem / Eu quero que seu espírito suba / Então deixe-me entretê-lo / Nós vamos nos divertir de verdade.

A música do Queen não é muito diferente.
Desde o início do segundo verso, Freddie lança uma crítica ao show business de forma amarga:

Eu vim aqui para te vender meu corpo / posso te mostrar uma boa mercadoria.

A introdução da música é característica do Queen, e Taylor martela a bateria em uníssono com o baixo de Deacon. No resto da música vemos os rifs de guitarra se misturando à bateria.
Brian adorna o primeiro verso, lançando um riff ininterrupto. No segundo verso, a bateria e o baixo tocam em um ritmo sincopado, chamando um ao outro.

 

Fontes:

Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc

Complete Works. George Purvis
Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo

Site: Queen Vault

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *