Brian May publica nesta semana atlas sobre asteroide Bennu

Brian May, guitarrista e astrofísico, vai publicar nesta quinta-feira (27) o que promete se tornar o primeiro e mais completo atlas já feito sobre um asteroide.

Produzido junto com Dante Lauretta, especialista em ciência planetária e investigador principal da missão OSIRIS-REx, o livro vai ter foco no asteroide Bennu.

A obra é chamada Bennu 3-D: Anatomy of an Asteroid (“Bennu 3D: Anatomia de um Asteroide”, em tradução livre).

“Nosso objetivo foi entregar este retrato extraordinário em um formato que seja igualmente compreensível e interessante para cientistas e não-cientistas”, descreveu May.

Para isso, a publicação conta com imagens e dados coletados pela OSIRIS-REx, conduzida pela NASA em parceria com a Universidade do Arizona. Ela foi lançada em 2016, mas foi somente em 2020 que a sonda chegou à rocha espacial para coletar amostras de sua superfície.

Detalhe da superfície do asteroide Bennu, visitado pela missão OSIRIS-REx (Imagem: Reprodução/NASA/Goddard/University of Arizona)

No prefácio da publicação, Lauretta recorda como foi seu primeiro encontro com May, ocorrido em 2016. “Conforme a missão OSIRIS-REx progrediu, não pude evitar compartilhar alguns dos mais recentes desdobramentos com ele [May]”, descreveu o cientista.

O astrofísico demonstrou grande interesse na missão e em seus objetivos científicos, e foi convidado por Lauretta para participar dela. Junto de Claudia Manzoni, outra colaboradora da OSIRIS-REx, Brian May criou imagens estéreo a partir das fotos originais, tiradas pelas câmeras da nave.

Além de ser o primeiro atlas já feito sobre um asteroide, o livro vai apresentar também imagens espectroscópicas em 3D do Bennu, junto de mapas e ilustrações. Os leitores vão receber um estereoscópio projetado por May, dispositivo que vai ajudá-los a observar as imagens em três dimensões.

Fonte: https://canaltech.com.br/

 

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *