Under Pressure: a parceria entre Queen e David Bowie

Under Pressure
Data de lançamento: 26 de outubro de 1981
Autor: Queen & David Bowie
Single: Under Pressure / Soul Brother
Álbuns: Hot Space – 1982
Melhor posição nas paradas: 1° lugar na parada britânica e 29° lugar na parada americana

– Under Pressure nasceu de uma parceria não esperada entre o Queen e David Bowie.

– No meio do ano de 1981, o Queen estava no Estúdios Mountain em Montreaux, na Suíça, enquanto David Bowie, também estava na cidade para gravar a música Cat People (Putting Out the Fire), que ele havia composto com Giorgio Moroder. David Richards, o engenheiro do estúdio ligou para Bowie e o convidou ir ao estúdio onde o Queen estava trabalhando.

– Chegando lá, eles improvisaram uma jam session cantando e tocando várias músicas conhecidas de todos e depois comemoraram o encontro com um jantar.

Brian lembra:
Nós nos divertimos cantando várias músicas que todos conheciam. Mas então nós decidimos que seria bom criar algo novo, no calor do momento. Todos nós colocamos coisas na mesa e a minha contribuição foi um riff pesado em Ré maior que estava na minha cabeça. Nós ficamos muito animados com um riff que Deacon começou a tocar, mas depois do jantar Deacon não conseguia mais lembrar o riff

– Mas ao voltarem ao estúdio, Roger lembrou do riff. E eles trabalharam durante 24 horas na música e no final Under Pressure foi criada.

– A música de trabalho no estúdio se chamava People on Streets e ela pode ser escutada abaixo:

 

 

– Bowie e Freddie cantaram algumas frases separadas sem ouvir o que o outro havia cantado.

– No dia seguinte, Bowie resolveu trabalhar em algumas novas ideias para a música.

– A mixagem da música foi realizada no fim de agosto de 1981 nos Estúdios Power Station em Nova Iorque, e contou com a participação de Mercury, Bowie, Taylor, Reinhold Mack e David Richards, que imortalizou o encontro das estrelas.

– Mas depois de mais de 18 horas de trabalho, Mercury e Bowie não chegaram a um acordo na direção que a música deveria tomar.

– No final, a versão que foi para o álbum foi a que sofreu uma pequena mixagem.

-Brian se arrependeu de não ter ido à Nova Iorque pois queria uma versão diferente da que foi incluída no álbum.

– Mas não havia mais tempo para isso pois a EMI queria lançar a música logo, o que foi feito em 26 de outubro de 1981.

– No ano de 1990, o cantor Vanila Ice lançou a música Ice, Ice Baby, com partes sampleadas de Under Pressure.

 

– Under Pressure alcançou o número um nas paradas britânicas, a primeira desde Bohemian Rhapsody, mas nos Estados Unidos ficou somente na 29ª posição, voltando na posição 45 após a morte de Bowie em 2016.

– No caso de David Bowie, Under Pressure é a terceira música que alcançou o número 1 (depois de Ashes to Ashes de 1980 e a reedição de Space Oddity em 1975).

– Em uma enquete da revista Rolling Stone, a música foi eleita a segunda melhor colaboração e todos os tempos.

– A música foi tocada ao vivo pela primeira vez em novembro de 1981, permanecendo até agosto de 1986, no último show do Queen. Bowie optou por não tocá-la até o Tributo à Freddie Mercury em 1992, quando ele cantou a música junto com Annie Lennox.

 

– Da turnê Outside – que ocorreu em 1995 – em diante, Bowie cantou a música em praticamente todos os seus shows ao vivo, com a baixista Gail Ann Dorsey assumindo a parte vocal de Mercury.

– A canção também apareceu em setlists de A Reality Tour montada por Bowie em 2004, quando ele frequentemente a dedicava a Freddie Mercury.

– A música foi gravada nos álbuns ao vivo Queen Rock Montreal e Live at Wembley ’86.

– Foi incluída também em algumas edições dos primeiros Greatest Hits do Queen, e nos álbuns de compilação da banda Greatest Hits II, Classic Queen e Absolute Greatest, bem como compilações Bowie como Best of Bowie (2002), The Platinum Collection (2005), Nothing Has Changed (2014) e Legacy (2016).

– Nos shows Queen + Paul Rodgers e Queen + Adam Lambert a música também foi cantada. apresentação da música de Lambert e Roger Taylor em cada show.

– A importância da música é tão grande que mereceu um episódio especial da série Queen The Greatest, que celebra os 50 anos da banda.

 

 

Fontes:
Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo
Queen: Complete Works: (edição revisada e atualizada) por Georg Purvis
Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc

Queen The Greatest – Episódio 24 – Under Pressure – Queen Net

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *