Queen The Greatest – Episódio 37 – Queen: 1991 – Innuendo

“Queen The Greatest”: uma celebração de 50 dos maiores momentos da história do Queen até agora. Uma série de 50 semanas no YouTube que celebra os principais momentos da história do Queen, nos lembrando porque o Queen e sua música continuam a ser amados em todo o mundo.

Uma retrospectiva de como o Queen rugiu na década de 1990 e celebrou seu vigésimo aniversário com o lançamento do single e álbum Innuendo, que entraram nas paradas do Reino Unido em primeiro lugar.

O Queen The Greatest desta semana marca o Queen rugindo na década de 1990 com seu 14º e penúltimo álbum de estúdio, o hit Innuendo, e olha dentro das sessões de estúdio de Montreux de março de 1989 a novembro de 1990 realizadas sob a sombra da fragilidade crescente de Freddie, mas lembrado por Roger Taylor como

estranhamente, um álbum muito feliz de fazer

 

Dave Richards, Produtor:

Com o Innuendo, alguém sugeriu que tocassem ao vivo e acharam que era uma boa ideia. Então, nós os instalamos no Casino Hall (Montreux) e o estúdio em si estava conectado com 54 linhas de microfone e pudemos gravar grupos lá.

“Na verdade, eles criaram uma música ao vivo, improvisando até virar uma música. E foi assim que tudo começou. ”

 

Roger Taylor:

“Estávamos trabalhando juntos no exterior, no Mountain Studios. Acho que Freddie decidiu que realmente amava a Suíça e não queria que o estúdio ficasse sob o lago, que era onde ele queria antes. ”

 

Roger Taylor:

“Há algumas coisas muito boas em Innuendo, e era bem ao vivo também, e acho que um estúdio maior é bom para nós”.

 

Brian May:

Tive a sensação de estar revivendo nossa juventude quase enterrada lá em algum lugar. E foi divertido. 

 

Brian May:

Estávamos todos trabalhando de forma direta nas ideias de todos e não sendo possessivos com as coisas, então havia uma grande liberação nisso.

 

John Deacon:

Acho que todos estamos apresentando ideias diferentes. Há muito mais trabalho em equipe, mas as pessoas ainda se preocupam com as músicas que sentem que começaram. 

 

Dave Richards:

Freddie estava cantando lá ao vivo também com eles, e não tive nenhuma impressão de que ele poderia estar doente. Ele estava cheio de feijão e cantando.

No início de 1991, o álbum e single Innuendo foram lançados e ambos entraram nas paradas do Reino Unido em primeiro lugar. Foi também o primeiro álbum do Queen a ganhar ouro nos Estados Unidos desde The Works em 1984.

 

Brian May:

O novo álbum é ótimo. Eu acho que é o melhor há muito tempo. Muitas vezes você lança um álbum, você pensa, mas eu gostaria que tivéssemos feito isso, você sabe. Sinto-me muito feliz por este e posso ouvi-lo sem problemas. Eu gosto muito.

 

Brian May:

Na verdade, passamos momentos fantásticos e acho que superamos nosso hábito, de sair o tempo todo, sabe?

 

Brian May:

E éramos um grupo muito unido como uma família, e trabalharíamos no estúdio até, geralmente até Freddie ficar muito cansado.

 

Brian May:

Eu fiz uma demo completa para The Show Must Go On, incluindo aquela parte muito alta, você sabe, ‘On with the show’. E eu disse a Freddie, porque Freddie sempre costumava dizer, ‘Oh Brian, você está me fazendo rasgar minha garganta em pedaços de novo’. Então, lembro-me de ter pedido desculpas ao dizer: ‘Olha, eu fiz isso em falsete. Não sei se é possível fazer com voz plena, sabe, mas obviamente seria ótimo ‘.

 

 

Brian May:

E ele disse ‘Oh, pelo amor de Deus’, você sabe, ele disse, ‘rolar a fita’, algumas vodcas, e ele foi para aquela linha, que é excelente, você sabe, para ele alcançar aqueles notas. Ele está alcançando alturas que nunca havia alcançado antes. Ele está apenas encontrando energia em algum lugar? E a voz no The Show Must Go On é incrível. Nunca ouvi ninguém cantar assim em toda a minha vida. E ele enfrentou todos os desafios e parecia alcançar alturas que nunca havia alcançado antes. 

 

 

Esta experiência de gravação, apesar dos desafios que agora sabemos que a banda estava enfrentando, provou ser extremamente produtiva, e o Innuendo marcou o 20º aniversário da banda em grande estilo, entregando uma potência de composição e gravação de músicas na melhor tradição do Queen.

Crédito: Design Richard Gray. © Queen Productions Ltd.

Próxima semana: The Guitar Solo

 

Fonte: www. queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *