Thank God It’s Christmas – A canção de Natal do Queen

Thank God It’s Christmas    

Data de lançamento: 26 de novembro de 1984

Melhor posição nas paradas: 21° lugar na parada britânica e não chegou nas paradas americanas

Lado A: Thank God It’s Christmas (Brian May e Roger Taylor)

Lado B: Keep Passing The Open Windows (Freddie Mercury)

Man on the prowl (Freddie Mercury)

 

Em meados de 1984, Brian e Roger resolveram escrever uma canção de Natal e cada um propôs uma música, como ele mesmo explicou:

Roger e eu tivemos a ideia de uma canção de Natal em julho de 1984. Cada um de nós apareceu com uma fita demo e nos decidimos que a de Roger era a melhor

I Dream of Christmas, música de Brian, não foi a escolhida e terminou fazendo parte do álbum de Anita Dobson chamado Talking of Love.

A música de Roger tinha uma melodia mais apropriada para o Natal.

 

Thank God It’s Christmas não foi bem recebida e acabou completamente esquecida pelo sucesso Do They Know It’s Christmas do Band Aid (músicos liderados por Bob Geldolf para arrecadar fundos para a Etiópia).

O Queen não participou do projeto por ter tocado em Sun City, na África do Sul, em pleno apartheid.

A música foi produzida em julho de 1984, antes da turnê Works, com vocais de Freddie em overdub.

Sobre ter gravado a música no verão, Brian explicou:

Bem, a parte engraçada é que você tem que gravar músicas de Natal no verão (meio do ano), porque se você começar a fazer a música no Natal, claro que o Natal já terá acabado antes que você termine a música.

 

Produção

A bateria eletrônica  LinnDrum de Taylor lidera o ritmo com a voz perfeita de Mercury se encaixando perfeitamente.

As camadas de sintetizadores são muito mais fortes que as guitarras, conferindo a faixa um aspecto frio, mas que é compensado por uma adaptação ao período natalino, incluindo os sinos característicos de Natal.

 

Keep Passing The Open Windows

É uma composição de Freddie e foi inspirada no texto do romancista canadense John Irving chamado The Hotel New Hampshire.

A banda foi sondada para fazer a trilha sonora da adaptação do romance para o cinema, mas o projeto acabou não se concretizando.

No romance, uma das personagens repete o termo Keep passing the open windows (Continue passando pelas janelas abertas ) como um mantra.

Em uma entrevista, Irving disse o que a expressão significava que Você tem que continuar passando pelas janelas abertas, ou seja, não se mate, continue. É uma frase anti-suicida.

A música composta por Mercury é também uma música de esperança:

– You keep telling yourself it’s gonna be the end (Você fica dizendo a si mesmo que vai ser o fim)

– Get yourself together (Prepare-se)

– Things are looking better everyday. (As coisas estão melhorando a cada dia).

 

Man on the Prowl

Em mais uma incursão no estilo rockabilly, Man on The Prowl não obteve o mesmo sucesso que Crazy Little Thing Called love de 1980 devido a um forte sentimento de déjà vi.

A música foi percebida como o estilo eternizado pelos Stray Cats, muito comum na época, mas o próprio Queen já havia se utilizado do gênero muito antes da banda americana.

 

Fontes:

Queen: Complete Works: (edição revisada e atualizada) por Georg Purvis

Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc

www.queenvault.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *