Concerts For The People Of Kampuchea

– Julho de 1979, o Queen estava terminando as sessões de gravação em Munique, e eles foram abordados por Paul McCartney, que perguntou se eles teriam interesse ​​em participar de uma série de shows para arrecadar dinheiro para o povo de Kampuchea (atual Camboja), que estava sofrendo as consequências de uma guerra.

 

– O evento foi organizado por Paul McCartney e Kurt Waldheim (Secretário Geral da ONU – Organização das Nações Unidas).

 

Kurt Waldheim

 

– O concerto de encerramento marcou a última apresentação do grupo The Wings (formado por Paul McCartney e sua esposa Linda McCartney).

Paul McCartney

 

– O Queen concordou em participar do concerto e se apresentou como banda única na primeira noite, 26 de dezembro de 1979.

–  Além do Queen, The Clash, Ian Dury and The Blockheads, The Pretenders, Rockpile, The Specials e Elvis Costello and The Attractions, Paul McCartney e Wing e The Who.  foram todos convidados para se apresentar.

– Além dessas bandas, havia também um supergrupo especialmente formado para a ocasião chamado Rockestra.

– O Queen não fez nenhuma mudança em seu repertório padrão, executando seu set bem ensaiado adicionado Save Me e Crazy Little Thing Called Love que haviam sido lançadas.

– O público começou a cantar a última música por conta própria, fazendo com que a banda voltasse com uma reprise.

–  Musicalmente, a banda estava unida, entregando um ótimo set que espelhava de perto o álbum Live Killers, mas com material adicional suficiente – especialmente uma crescente Somebody To Love e a soberba If You Can’t Beat Them, ambas ausentes de  aquele álbum – para tornar a experiência única.

– Apesar de ser a última noite da turnê, a voz de Freddie ainda é muito boa, mas ele não consegue atingir as notas altas tão facilmente quanto no início da turnê.

– Save Me ainda não havia alcançado seu status de clássico do Queen – seu single seria lançado no mês seguinte, graças à resposta positiva do público na Crazy Tour – mas Now I’m Here sempre foi uma faixa poderosa.

– Todo o show do Queen foi filmado, mas ainda não apareceu em nenhum lugar oficialmente, exceto algumas filmagens lançadas nos documentários The Magic Years e Champions Of The World, geralmente visto com Peter Ustinov apresentando a banda, o que ele fez para a retransmissão de 1980.

– Vamos torcer para que ele seja lançado oficialmente algum dia…

 

 

Set list

Jailhouse Rock

We Will Rock You (rápido)

Let Me Entertain You

Somebody To Love

If You Can’t Beat Them

Mustapha/’Death On Two Legs (Dedicado a……/Killer Queen/T’m In Love With My Car/Get Down, Make Love/You’re My Best Friend

Save Me

Now I  ‘M Here

Don’t Stop Me Now

Spread Your Wings

Love Of My Life

´39

Keep Yourself Alive

Brighton Rock

Crazy Little Thing Called Love

Bohemian Rhapsody

Tie Your Mother Down

Sheer Heart Attack

We Will Rock You

We Are The Champions

God Save The Queen

 

Vídeo do show completo

 

Fontes: Queen: Complete Works: (edição revisada e atualizada) por Georg Purvis
www.queenconcerts.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *