A Origem do Nome Queen

Qual o conceito do nome Queen para a Banda ?

 

O mundo conhece o Queen por seu dinamismo e capacidade de abraçar o heavy metal, o glam rock e a teatralidade.

 

Mas, como essa Banda duradoura e influente ganhou seu nome?

Por que é simples e ao mesmo tempo tão complexo?

 

Seja você fã ou não do Queen, todos estão cientes da personalidade sedutora e da presença de palco de Freddie Mercury. A sua aparência grandiosa se traduziu em ele escolher o nome da Banda – Queen.

Embora os outros membros não tivessem certeza de seu nome, Mercury insistiu no título maior que a vida.

 

Freddie observou em uma entrevista que escolheu o nome porque é muito real, obviamente, e soa esplêndido. É um nome forte, muito universal e imediato. Eu certamente estava ciente das conotações gays, mas essa era apenas uma faceta disso.

 

E Freddie tinha uma idéia muito específica para a Banda …

O nome multifacetado reflete o próprio Mercury, pois era provocativo e pomposo, além de fornecer especulações, bem como seu estilo andrógino e sua sexualidade.

 

Em suma, o nome é grandioso, grande e complicado como o seu eu interior, a habilidade musical e a aparência de Mercury.

 

Contudo, supõe-se (através de diversas pistas deixadas por eles mesmos) que os motivos sejam os seguintes –

 

– Muitas Bandas tinham um nome relativo à palavra  King ( Rei ) e talvez, por motivos de inovação, eles tenham resolvido se denominar Queen ( Rainha ).

 

– Também é fato comprovado que Freddie tinha um respeito e uma admiração muito grande pela realeza e, em algumas canções e entrevistas, ele chegou à se denominar uma Rainha.

 

– Queen é um nome de fácil pronúncia, soa bem e seu significado é conhecido em diversos países, como o próprio Roger Taylor afirmou.

 

Alguns afirmam que o nome Queen se deve à homossexualidade de Freddie Mercury (algo como Drag Queen), contudo nem os próprios membros da Banda se dispuseram a comentar este boato.

 

Como Brian explicou – Mudar de nome fazia parte dele assumir essa pele diferente. O jovem Bulsara ainda estava lá, mas para o público, ele seria esse Deus.

“ Foi uma reação química completamente nova e por isso tinha que ter um novo significado e um novo título, para que nos sentíssemos frescos ”.

– John Deacon.

 

Freddie disse que a Banda queria que o público tivesse uma opinião imediata sobre eles e determinasse se eles gostaram ou não.

 

E ele preferiu não ver o nome ‘ Queen ‘ como referência à sua sexualidade. Freddie afirma que a implicação gay era outra faceta, mas que a Banda “ preferiu pensar no Queen no sentido real, em vez de no sentido queer ”.

 

Ele pensou no nome “ Rainha ” por uma razão muito específica – ‘ Eu pensei no nome Queen desde cedo. Não poderia ser Rei, não tem o mesmo anel ou aura da Rainha. Era um nome muito real e soava esplêndido. É forte, muito universal e imediato. Tinha muito potencial visual e estava aberto à todos os tipos de interpretações. ‘

 

Ele acrescentou – ‘ Sinto que o nome Queen realmente se encaixava naquela época. Ele se prestava à muitas coisas, como o teatro, e era grandioso. Foi muito pomposo, com todos os tipos de conotações. ‘

 

A Banda estava confiante de que sua música e a reação do público à eles funcionaria.

 

▪️O Queen estava levando o mundo para outro nível !

 

Fontes –

– Whiplash

– Americansongwriter

 

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *