História do Queen – 27 de Outubro de 1974
▪️Neste dia, Brian e Roger gravam sua versão de God Save The Queen no Trident Studios, em Londres, aparecendo mais tarde no Álbum A Night At The Opera de 1975.
▪️É a única música gravada no Trident Studios desse Álbum, devido aos problemas com os irmãos Sheffield, que levaram à separação entre eles.
▪️Durante a turnê de 1974 do Álbum Queen II, o público cantava o Hino Nacional enquanto esperava a Banda subir ao palco. Brian foi sumariamente inspirado por esta demonstração de apoio (ou impaciência pré-show) para gravar sua própria versão.
▪️Este então se tornou o número de fechamento pré-gravado para todos os shows entre Outubro de 1974 e Agosto de 1986, exceto em algumas ocasiões em Dublin (capital da Irlanda) onde não foi considerado apropriado.
▪️Talvez as imagens relacionadas ao Queen mais instantaneamente reconhecíveis dessa música sejam Freddie subindo no palco durante a Turnê Magic, ao final dos concertos, em plena glória, ostentando uma coroa e capa vermelhas reais, e Brian tocando no telhado do Palácio de Buckingham, em Londres, como parte das celebrações do Jubileu de Ouro da Rainha Elizabeth em 03 de Junho de 2002, onde ele foi o responsável pela abertura das festividades.
▪️Brian tocou God Save The Queen com seu timbre característico, no topo do Palácio de Buckingham, solando maravilhosamente bem com sua Red Special.
▪️Seu solo de guitarra para homenagear a Rainha e ” abraçar ” toda a cidade com sua música, foi acompanhado por uma orquestra bem abaixo dele nos jardins do Palácio, e este evento foi acompanhado por milhões de pessoas ao redor do mundo, transmitido pela BBC.
▪️Brian diz
Eu estava lá, com a honra de solar a magnífica canção God Save The Queen ao vivo no telhado do Palácio de Buckingham, os cabelos ao vento, tudo tornava a atmosfera magnífica, num romantismo ….. e quero pensar que de lá ou de todos os lugares, Freddie estava naquele momento assistindo e estava orgulhoso, com seu sorriso provocador e uns palavrões – ‘ ….-se Brian, só você poderia fazer isso ! …. ‘ …..
e eu – ” ei Freddie, você me viu tocá-la ? Lembra daqueles que não acreditavam em nós, amigo ? … “
▪️E Brian encerra com este lindo e emocionante relato sobre seus sentimentos durante a execução da canção –
➡️ Às 18h45 hs, subo no telhado ….. Eu não tive tempo para a alegria morrer. O medo está do lado de fora da porta agora, latindo furiosamente, mas eu me sinto sombrio e taciturno …… Focado …….
Meu técnico de guitarra – Pete Malandrone – sobe comigo para verificar se tudo está audível, após um dia de confusão técnica.
Ele desce e me entrega a guitarra ….. E esperamos ….. 19h20 – ‘ Dez minutos, Brian ’…..
Cinco minutos, Brian ….. Depois, um minuto para o link de introdução.
▪️Silêncio …. depois da faixa de cliques, a caixa de bateria e, finalmente, a poderosa fanfarra das trombetas. Estou retribuindo – um bom crescimento, nota cantante, crescendo cada vez mais em intensidade.
Estou pronto com a minha velha moeda de dez centavos com uma bela borda serrilhada. Então estou dentro …..
Eu bato no acorde D grande, e soa esmagador e massivo. Sinto alegria, esperança, história e parece uma longa estrada pela frente, embora na verdade seja apenas um minuto e 50 segundos ….. Uma grande subida na escala para um grito contido. Um momento de ar …..
Agora, a frágil tranquilidade da melodia propriamente dita. Qualquer pequeno deslize será mais aparente aqui – todo mundo sabe como God Save The Queen deve ser …..
Um pequeno toque enganadoramente complicado me leva para a segunda metade da música …… Não se apresse …… E então estou negociando as etapas para enviá-la vitoriosa …
Cada nota está gritando agora ….. A adrenalina extra realmente parece arrancar cada gota de paixão do meu corpo. Este é de alguma forma o momento com que eu sonhava desde que era criança …..
Agora, a lacuna final e três acordes permanecem. Estou em casa ? one – crash. dois – crash. e … o crash final e gigantesco parece durar para sempre….
Posso vê-lo viajando pelo meu fio, pelo amplificador, pelos alto-falantes, pelos microfones, pelo cabo até a mesa de mixagem, pelos alto-falantes no jardim, pelos enormes sistemas do Mall, em Green Park, em St James’s Park, e no ar em direção à televisores de todo o mundo.
Tiro a guitarra e a empunho no ar, e grito minha gratidão ao Grande Espírito acima da minha cabeça …..
É 03 de Junho de 2.002 – o concerto Party At The Palace celebrando o Jubileu de Ouro da Rainha Elizabeth II.
E pela primeira vez na história, como meu filho Jimmy disse …..
um cara subiu no topo do Palácio de Buckingham e fez um grande barulho com uma guitarra !
Curiosidade – Houve um pequeno incêndio nos jardins do Palácio, no dia anterior, no ensaio de Brian, mas foi controlado à tempo.
Fontes: Brian May’s Red Special – de Simon Bradley e Brian May.
www.dailymail.com.uk
My Fairy King
Fotos – www.gettyimages.com.br/
A partir de hoje Sheila Pauka é a mais nova colaboradora do Queen Net.
Vamos conhecer um pouco mais sobre ela.
Sheila Pauka por ela mesma
Olá !
Me chamo Sheila Moreira de Sá Pauka, natural de Londrina/PR e atualmente resido em Rio Verde / Goiás.
Casada, mãe de 01 casal de gêmeos, e Faculdade em Turismo e Administração em Curitiba / PR.
Apaixonada pela magnitude da Banda Queen e seus 04 gênios compositores e, antes disso, pela hombridade dos nossos 04 garotos – Brian May, Roger Taylor, Freddie Mercury e John Deacon.
Espero que gostem e apreciem a leitura de alguns fatos e curiosidades que lerão nos próximos dias.
Abraço fraterno à todos !
Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/235978984065145/?ref=share