Queen recebe o Polar Music Prize 2025

Estocolmo, Suécia – Terça-feira, 27 de maio de 2025: Três ícones da música foram homenageados com o Polar Music Prize 2025 hoje à noite em uma cerimônia de gala realizada em Estocolmo, Suécia. Queen, Herbie Hancock e Barbara Hannigan receberam o prêmio do Rei Carlos XVI Gustavo da Suécia. Os laureados recebem um prêmio em dinheiro de um milhão de coroas suecas (aproximadamente £ 77 mil libras esterlinas e US$ 102 mil).

A cerimônia e o banquete aconteceram no The Grand Hotel em Estocolmo, Suécia, e foram apresentados pela mezzo-soprano e jornalista Boel Adler. A noite contou com música ao vivo de um elenco espetacular de artistas, incluindo o cantor/compositor indicado ao GRAMMY® e vocalista do Queen, Adam Lambert, com uma apresentação arrasadora dos sucessos do Queen Who Wants to Live Forever e Another One Bites the Dust. O Ghost, número 1 na parada de álbuns da Billboard 200, também subiu ao palco com o guitarrista do Opeth, Fredrik Åkesson, para uma versão eletrizante de Bohemian Rhapsody.

Outras apresentações foram de dois artistas cinco vezes vencedores do GRAMMY® – a contrabaixista e cantora de jazz Esperanza Spalding e o pianista e produtor Robert Glasper – que se uniram em Trust Me e Watermelon Man, de Herbie Hancock. O pianista francês Bertrand Chamayou fez uma apresentação surpresa impressionante de Stars (do Pentagram No. 3, Rudhyar) e Trois Beaux Oiseaux De Paradis (Ravel), com um discurso comovente dedicado a Barbara Hannigan.

O pianista argentino premiado com o GRAMMY® Leo Genovese, além de duas das vozes mais eminentes da Suécia, Miriam Bryant e Erik Grönwall (do H.E.A.T e do Skid Row), músicos do Musikhögskolan Ingesund e o renomado Coro de Câmara Eric Ericson também cativaram o público, que incluía os laureados anteriores do Polar Music Prize, Nile Rodgers (2024), Max Martin (2016), Anne-Sophie Mutter (2019) e Michael Pärt (filho de Arvo Pärt – 2023).

Ao receber o Polar Music Prize, Roger Taylor, do Queen, disse:

Quando começamos nossa banda… tínhamos ambições, mas nunca sonhamos com a jornada que nos viria. Tivemos a sorte de nossas quatro personalidades extremamente diferentes se unirem para criar uma química maravilhosa.

O Polar Music Prize é excepcional porque, ao contrário de outros prêmios, reconhece a totalidade da carreira de um artista. Que honra ser incluído na brilhante cavalgada de laureados anteriores. Uma verdadeira companhia olímpica, de fato. Estamos muito orgulhosos de sermos os ganhadores deste prêmio incrivelmente prestigiado.

Brian May agradeceu à Suécia em nome do Queen e acrescentou:

Neste momento especial, penso em como aquele jovem Brian May, em 1974, se sentiria se soubesse que estaríamos vivendo esse tipo de sonho 50 anos no futuro.

Herbie Hancock disse:

Que honra incrível estar com vocês aqui esta noite, para receber o prestigioso Prêmio Polar de Música. Sinto-me profundamente honrado. Aceito este prêmio não apenas por mim, mas em nome de todos os músicos e sonhadores que ousam acreditar que a criatividade e a conexão humana podem mudar o mundo.

“Eu realmente acredito que a música e as artes podem iluminar o caminho para um mundo mais pacífico e compassivo, e é vital que nós, os artistas, retribuamos e compartilhemos nosso conhecimento e experiências com as gerações mais jovens, nossos líderes de amanhã.

Barbara Hannigan disse estar profundamente grata por todas as colaborações que me nutriram”, acrescentando: “Sinto-me honrada por estar entre esses laureados da “realeza musical” e por compartilhar as honras esta noite com as lendas que são Herbie Hancock e Queen.

O Polar Music Prize foi fundado em 1989 pelo falecido Stig Stikkan Anderson, uma lenda na história da música sueca e editor, letrista e empresário do ABBA, para celebrar a excelência musical. Stig Anderson acreditava que a música era tão importante para a sociedade quanto, por exemplo, a ciência, a medicina e a literatura, e deveria ter um prêmio que refletisse isso.

Entre os vencedores anteriores do Polar Music Prize estão Paul McCartney, Bruce Springsteen, Peter Gabriel, Chuck Berry, Ennio Morricone, Led Zeppelin, Patti Smith, Stevie Wonder, Nile Rogers, Paul Simon, Kronos Quartet, Joni Mitchell, Elton John, Metallica, Iggy Pop, Ravi Shankar, Renée Fleming, Miriam Makeba, Wayne Shorter, Sofia Gubaidulina e muitos outros.

O evento de 2025 foi transmitido ao vivo na Suécia pela TV4 Play e TV4.

www.polarmusicprize.org.

Foto: Annika Berglund/Polar Music Prize

 

Fonte: queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *