News Of the World
Data de lançamento: 28 de outubro de 1977
Músicas do álbum:
- Lado 1
- We Will Rock You
- We Are The Champions
- Sheer Heart Attack
- All Dead, All Dead
- Spread Your Wings
- Fight From The Inside
- Lado 2
- Get Down, Make Love
- Sleeping On The Sidewalk
- Who Needs You
- It’s Late
- My Melancholy Blues
– Melhor posição nas paradas: 4° lugar na parada britânica e 3° lugar na parada americana
– No fim dos anos 70, alguns estilos de música, como o punk e new age e disco começavam a dominar o cenário musical, e o Queen se adaptou à isso.
– Eles tinham se convencido de que a fase de experimentação havia acabado e estava na hora de realinhar a rota e fazer um álbum mais espontâneo.
– Essa mudança de direção fez a banda ser acusada de oportunismo por causa dos novos estilos de música emergentes, o que fez a eles justificarem a mudança na direção artística.
– Roger escreveu quatro músicas – Sheer Heart Attack, Fight From The Inside, Turn On The TV e uma versão de I Wanna Testify do The Parliaments – as duas primeiras entraram no álbum da banda e as duas últimas foram gravadas por Roger, e lançadas em um single em agosto de 1977.
– O álbum foi gravado em apenas 6 semanas (final de julho até meados de setembro) no Basing Street Studios e no Wessex Studios. Provavelmente essa redução do tempo se deu porque a banda tinha agendada uma turnê nos Estados Unidos em novembro. Com esta turnê o Queen finalmente conquistou a América.
– Neste álbum Roger cantou as músicas Fight From The Inside e Sheer Heart Attack, músicas que foram escritas durante as sessões do álbum Sheer Heart Attack em 1974.
– Em All Dead, All Dead, Brian tocou piano e cantou os vocais principais.
– Sleeping on the Sidewalk foi gravada em uma única sessão.
– Em Spread Your Wings, John, além de tocar baixo, tocou violão também.
– Quinze dias antes do lançamento do ábum, foi lançado o single de We Are The Champions em outubro de 1977 e um vídeo foi filmado no New London Theatre em 6 de outubro com uma audiência especialmente convidada de membros do fã-clube.
– O single foi um grande sucesso, garantindo que sua turnê norte-americana naquele inverno esgotasse.
– Outros singles – Spread Your Wings, lançado no Reino Unido em fevereiro de 1978, e It’s Late, lançado nos Estados Unidos em abril de 1978 – não tiveram tanto sucesso, alcançando apenas 34º e 74º lugar, respectivamente.
– Em 1991, o álbum seria relançado em CD para o mercado norte-americano, com um remix de rap de We Will Rock You (apropriadamente intitulado Ruined by Rick Rubin) aparecendo como faixa bônus. As opiniões estão divididas sobre os méritos de tal remix, e nenhum outro remix da campanha de relançamento do CD da Hollywood Records causou tanta polêmica quanto a de Rick Rubin.
Capa do álbum
– A capa do álbum foi uma adaptação de uma ilustração de Frank Kelly Freaks que tinha sido publicada em 1953.
– O desenho foi adaptado e o robô segurava Brian May e John Deacon em uma das mãos enquanto Mercury caia no vazio. Ao abrirmos a capa do álbum, percebemos que o robô perfurou o telhado de um prédio e Roger é mostrado caindo do telhado.
Publicação Original de Frank Kelly Freaks
Capa do álbum
Curiosidades:
- No show do Madison Square Garden os pais de Brian (Ruth e Harold) estavam presentes. Depois do show, Harold, pai de Brian, que não havia concordado com a carreira do filho, entendeu porque o filho havia abandonado a carreira de astrofísico pela da música.
- O álbum foi gravado no mesmo estúdio (Wessex Studios), onde os Sex Pistols estavam terminando Never Mind the Bollocks, levando a alguns encontros memoráveis entre as duas bandas.
Costumávamos esbarrar com eles nos corredores,
lembrou o guitarrista Brian May ao biógrafo do Queen Mark Blake.
Tive algumas conversas com John Lydon, que sempre foi muito respeitoso. Falamos sobre música.
– Mas Sid Vicious, o baixista do Sex Pistols foi muito pouco respeitoso com a banda. Um belo dia ele invadiu a sala de controle do Queen e falou para Freddie:
Ah, Freddie Mercury, zombou Sid. Você conseguiu trazer balé para as massas, então? Oh, sim, Simon Feroz, respondeu Mercury. Estamos tentando o nosso melhor, querido.
– Então, de acordo com o biógrafo do Queen Daniel Nester, Freddie se levantou de sua cadeira e começou a brincar com os pinos de segurança exibidos na frente da jaqueta de couro de Sid.
Diga-me, ele perguntou, “você arrumou esses pinos assim?
– Quando Sid deu um passo à frente na tentativa de intimidar Freddie, o cantor simplesmente o empurrou para trás e perguntou:
O que você vai fazer sobre isso?
Sid imediatamente recuou.
- “Durante o lockdown na pandemia do Coronavírus em 2020, a música We Are the Champions foi regravada com o título: You are the Champions com Adam Lambert nos vocais.
- Em 2013 o Queen se associou a Vonlichten para criar uma versão de We Will Rock You para a cobertura televisiva da NFL.
https://youtu.be/EDuhaL2-Zp0
- Brian May e Roger Taylor regravaram We Will Rock You com o astro australiano John Farnham em 2003.
Fontes:
Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo
Queen: Complete Works: (edição revisada e atualizada) por Georg Purvis
Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc
Agradecimentos especiais à Arnaldo Silveira pela ajuda com ideias e revisão do texto.