Freddie Mercury: The Final Act

Em novembro, a BBC Two transmitirá Freddie Mercury: The Final Act – a história do extraordinário capítulo final da vida de Freddie Mercury, bem como a jornada que antecedeu o concerto em homenagem a Freddie Mercury no estádio de Wembley que se seguiu.

Trinta anos depois que Freddie morreu (em novembro de 1991) de complicações da AIDS, Freddie Mercury: The Final Act capta comoventemente os últimos anos da vida de Freddie. O filme segue a história do último show de Freddie até o show do tributo em si, que aconteceu em 20 de abril de 1992. O documentário apresenta novas entrevistas com muitos daqueles que eram mais próximos de Freddie, incluindo os membros do Queen Brian May e Roger Taylor, irmã de Freddie Kashmira Bulsara , seus amigos Anita Dobson e David Wigg e Peter Freestone.

Também ouvimos aqueles que se apresentaram no show épico, incluindo Gary Cherone (Extreme), Roger Daltrey (The Who), Joe Elliott (Def Leppard), Lisa Stansfield e Paul Young, bem como o promotor do show, Harvey Goldsmith.

O filme também ouve aqueles que viram o impacto do HIV / AIDS em primeira mão, seja como médicos, sobreviventes ou defensores dos direitos humanos, incluindo Peter Tatchell.

O filme começa em 1986, quando a turnê ‘Magic’ do Queen atinge seu clímax incrível no Knebworth Stadium em Hertfordshire e Freddie Mercury prova ser um dos maiores artistas de rock que o mundo já conheceu.

Falando no programa, Brian May diz:

“Freddie abriu seu coração e deu tudo o que tinha. Ele era um músico por completo. Ele viveu para sua música. Ele amava sua música e tinha orgulho de si mesmo como músico acima de tudo ”.

Nos anos seguintes, entretanto, ele lutaria secretamente contra o HIV / AIDS – uma doença que estava matando milhões e intensificando a homofobia. No trágico rescaldo da morte de Freddie, Roger Taylor começou a abordar uma série de artistas estelares, incluindo Elton John, David Bowie e Annie Lennox, e então junto com o colega de banda Brian May e o empresário do Queen, Jim Beach, os três elaboraram um plano para comemorar a vida do amigo com o que se tornaria um dos maiores shows da história.

O Freddie Mercury Tribute Concert foi assistido por mais de 70.000 pessoas, com mais de um bilhão de telespectadores. Com uma voz coletiva, por quatro horas gloriosas, o concerto não só celebrou Freddie, mas também colocou o HIV / AIDS claramente no centro das atenções e aumentou a conscientização sobre a doença. Sobre o estigma em torno do HIV / AIDS na época, Roger Taylor diz:

“Estávamos com muita raiva e tínhamos que defender nosso amigo – nosso melhor amigo. Fiquei obcecado com a ideia de dar a ele uma bela despedida.”

Freddie Mercury: The Final Act é uma história sobre amizade, amor e uma luta contra o preconceito – mostrado pela maneira como os amigos de Freddie criaram uma alegre celebração de sua vida, que não só poliu sua reputação como um dos maiores músicos do mundo, mas que também ajudou a mudar as atitudes sociais.

Jan Younghusband, Chefe de Comissionamento, BBC Music TV diz:

“O filme de James Rogan: Freddie Mercury: The Final Act, é uma história comovente de um dos músicos mais populares e talentosos e do legado que ele deixou. Não apenas ilumina a corajosa jornada de Freddie Mercury pelos últimos cinco anos de sua vida, mas também conta uma história mais ampla – e extremamente importante – do surgimento da AIDS na época e como o incrível concerto de tributo após sua morte, ajudou a mudar para melhor a opinião pública sobre a crise. Os artistas do Queen e outros que estiveram lá falam com franqueza pela primeira vez. ”

James Rogan, Diretor, disse:

“Fazendo Freddie Mercury: The Final Act foi uma jornada extraordinária para o capítulo final de um dos maiores ícones da música rock. Trabalhar com o Queen e ver os bastidores de algumas de suas maiores performances e o lendário Freddie Mercury Tribute Concert foi um raro privilégio. Igualmente importante foi falar às pessoas que viveram no olho da tempestade da pandemia global de HIV / AIDS, com todas as suas ressonâncias com a COVID hoje. A morte de Freddie e o tributo que o Queen organizou para ele ajudaram a mudar a consciência global desta terrível doença em um momento crítico. ”

Para acompanhar Freddie: The Final Act, a BBC Two também apresentará Queen na BBC em novembro.

Queen at the BBC é um especial de uma hora, apresentando alguns dos maiores momentos musicais de Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon que foram exibidos na BBC ao longo dos anos. O enorme status internacional da banda lendária e agendas de turnê punitivas significava que eles fizeram surpreendentemente poucas aparições em programas como Top of the Pops e, frustrantemente para os fãs, várias dessas apresentações foram perdidas ou nunca gravadas.

Esta coleção celebra o melhor do que sobreviveu de um dos artistas mais duradouros e mais amados do rock britânico – e talvez o vocalista mais carismático e mais amado de todos os tempos. Entre as joias estão momentos do celebrado show da banda em 1975 no Hammersmith Odeon, Londres e destaques do prestigioso Montreux Pop Festival, onde Freddie e os meninos mostraram ao resto como a performance ao vivo era feita. As músicas neste programa incluem o primeiro sucesso da banda no Reino Unido, Seven Seas of Rye, These Are The Days of Our Lives e Bohemian Rhapsody – frequentemente eleita a música favorita do país.

Freddie Mercury: The Final Act é produzido pela Rogan Productions. Dirigido por James Rogan, os produtores executivos são Soleta Rogan, Mark Hedgecoe e Simon Lupton. O produtor é Dan Hall. Foi encomendado por Owen Courtney, Executivo de Comissionamento, BBC Music.

A data ainda não foi confirmada, mas provavelmente é 24 de novembro. 

 

Fonte: www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *