Você sabia que o lendário guitarrista e astrofísico britânico Dr. Sir Brian May compôs o emblemático riff de “Tie Yout Mother Down” no topo de um vulcão?
Todo fã do lado roqueiro do Queen certamente conhece essa faixa, que abre seu quinto álbum, A Day at the Races (1976), e foi seu segundo single. Em entrevista para a Guitar World, May relembrou que compôs aquele riff em circunstâncias no mínimo extraordinárias.
Eu compus o riff no topo de um vulcão, em Tenerife. Sério mesmo. E eu pensei: o que vou fazer com isso? Tudo que eu conseguia ouvir na minha cabeça era ‘Tie Your Mother Down’ [amarre a sua mãe] — o que não me parecia um título de música muito razoável. Eu me lembro de voltar para os caras e dizer: ‘Eu tenho esse riff’, e todos eles gostaram.
Quando perguntaram do que ela falava, eu respondi ‘Tudo que tenho é esse título — Amarre a Sua Mãe — que obviamente não podemos usar’. E Freddie disse ‘Como assim, não podemos usar? Claro que podemos!’
Aí comecei a pensar ‘Beleza, essa música é sobre crescer e ficar frustrado com os pais’. E tem um senso de humor nela. Foi bem rápido escrever essa letra, que tenho bastante orgulho. Porque naquela época eu ainda era um garoto, não exatamente um homem. E essa música é o grito de frustração de um garoto.
Conhecida pelo riff poderoso e pelo vocal contagiante de Freddie Mercury, Tie Your Mother Down não fez um grande sucesso em seu lançamento: não passou da posição #31 no Reino Unido e #49 nos Estados Unidos. Mesmo assim, ganhou mais reconhecimento com o passar do tempo, e se tornou uma das favoritas dos fãs em seus shows.
Fonte:: https://whiplash.net