Bohemian Rhapsody: uma música muito grande para ser tocada nas rádios

Bohemian Rhapsody

Data de lançamento: 31 de outubro de 1975

Autor: Freddie Mercury

Single: Bohemian Rhapsody / I´m In Love With My Car

Álbum: A Night At the Opera – 1975

Melhor posição nas paradas: 1° lugar na parada britânica e 9° lugar na parada americana

Falar de Bohemian Rhapsody não é uma tarefa fácil. O que se pode falar de novo de uma música que já foi exaustivamente comentada e estudada nestes 48 anos de lançamento?

Uma canção com 5 minutos e 59 segundos de duração, uma mistura de rock, ópera e balada, que foi considerada na época muito grande para ser executada nas rádios….

Mas que foi eleita a A música do Milênio em 1999. E atingiu mais de 1 bilhão de visualizações no YouYube e 1 bilhão de acessos no Spotify.

Algumas coisas se perderam nesse longo tempo…..

Em meados de 1975, Freddie começou a escrever uma peça operística chamada Real Life.

Freddie explicou.

Eu fiz um pouco de pesquisa, embora fosse irônico e fosse uma ópera simulada. Por que não? Certamente não estava dizendo que era fanático por ópera e sabia tudo sobre isso. 

Ele continuou:

Queríamos experimentar o som. Às vezes, usamos três estúdios simultaneamente. ‘Bohemian Rhapsody’ levou anos para gravar, mas tínhamos toda a liberdade que queríamos e fomos capazes de ir a extremos maiores.

Existe uma história sobre a gravação da música, que foi confirmada por Brian:

Estávamos esticando os limites da tecnologia naquela época. Como ‘Bohemian Rhapsody’ foi inteiramente feito em 16 faixas, tivemos que saltar muito à medida que avançávamos; a fita ficou muito fina. Esta história “lendária”, que as pessoas pensam que inventamos, é verdade: um dia seguramos a fita contra a luz – estávamos nos perguntando para onde estava indo toda a extremidade superior – e o que descobrimos foi praticamente uma peça transparente de fita. Todo o óxido tinha sido apagado. Era hora de fazer uma cópia apressada e continuar com ela. 

Muito tem se especulado o significado da letra da música, mas nada de concreto foi confirmado e nem nunca será, pois Freddie nunca falou sobre o significado da letra.

O produtor Roy Thomas Baker comentou certa vez que Freddie costumava chegar nas sessões de gravação com várias ideias sobre a música. Brian também sabia que toda a música estava toda na cabeça de Freddie e o resultado foi exatamente o que ele queria.

A música foi tocada nas rádios antes mesmo do single ser lançado, graças ao DJ Kenny Everett da BBC, amigo de Roger e Freddie, que recebeu uma cópia da música mas tinha dito que não ia coloca-la no ar. Mas ele gostou tanto da música que no dia seguinte ela foi tocada na rádio, fazendo enorme sucesso. Os ouvintes da rádio gostaram tanto da música que ligavam perguntando quando poderiam comprar o single. Por conta disso, a música foi diretamente ao primeiro lugar das paradas britânicas.

Bohemian Rhapsody começou a ser tocada nos shows a partir de 1975. Mas foi a partir de 1977, que a banda fez uma versão completa da música, e na parte operística é tocada a versão do álbum com efeitos de luzes no palco, hora em que a banda sai de cena e volta para a parte de rock. A plateia sempre recebeu muito bem a música desta forma.

 

Vídeo da Música

Até 1975, a única forma das bandas britânicas divulgarem seu trabalho era quando se apesentavam no “Top of The Pops” ou outro programa similar.

Como a banda estava iniciando uma turnê e não teria como se apresentar no “Top Of The Pops”, um vídeo foi produzido e divulgado em vários programas de várias Tv´s ao redor do mundo, se tornado a primeira música com videoclipe.

O vídeo foi filmado em 10 de novembro de 1975 nos Estúdios Elstree, com direção de Bruce Growers. Esse vídeo teve como base a imagem Icônica de Mick Rock, imortalizada do álbum Queen II.  O vídeo foi feito em 4 horas e custou £4.000,00 (cerca de R$ 30.000,00).

Em 1991, a música foi relançada com These Are The Days Of Our Lives, voltando ao número um das paradas e arrecadando dois milhões de libras (cerca de R$ 15 milhões) para  a Organização Higgins de combate à Aids.

 

Por ser uma música muito conhecida e amada, muitas paródias foram feitas com ela. Em uma busca rápida na internet, acharemos as mais variadas versões para a música, sendo a mais conhecida a do filme Wayne´s World.

 

Outras versões para a música:

Versão mariachi de Bohemian Rhapsody do Queen

 

Coral Irlandês

 

Coronavírus Rhapsody

 

 

Fontes:

www.queenvault.com.br

www.queenpedia.com.br

www.allmusic.com

www.reddit.com

Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo
Queen: Complete Works: (edição revisada e atualizada) por Georg Purvis
Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *