Quadro: Maiores Não-Hits do Queen – Por Sheila Pauka

  The Prophet’s Song  –  A Canção Do Profeta

 

– Álbum – A Night At The Opera
– Data de lançamento – 1975
– Gêneros – Metal/Rock
– Compositor – Brian May

▪️Brian May sonhou com enchentes e acordou com fragmentos de palavras e melodias presas em sua mente.

▪️Eventualmente, ele as levou para o estúdio e criou uma obra-prima.

▪️A Canção do Profeta é uma história sobre um mundo desmoronando e pessoas que não sabem à quem ouvir. Alguns furiosos contra a inevitabilidade, alguns acenando para ela.

▪️A enorme quantidade de trabalho que entrou nesta peça é incrível e imediatamente audível. Não consigo imaginar alguém ouvindo toda essa magia e não ficando ansioso.

 

 

▪️Com essa música temos realmente que considerar a noção de um estúdio de música. Quando uma música era gravada, achávamos que a Banda entrava em uma sala e tocava ….. Simples ……

▪️Mas A Canção Do Profeta nos faz perceber que simplesmente não era possível, e que essas peças eram construções intensas e elaboradas. O fascínio pelo artifício musical de engenharia de som começa aqui, nesse momento.

▪️Não se tratava mais apenas do palco, mas da maneira como o Queen construía essas monstruosidades.

▪️Nossa noção era de que Freddie era multi-tracking, como em Bohemian Rhaposdy, mas na verdade, é o mesmo truque de delay de fita do solo de guitarra de Brian em Brighton Rock.

➡️ Nota 01 – Multi-tracking é um método de gravação sonora que permite o registro em separado de múltiplas fontes de som, para criar um resultado final coesivo.

➡️ Nota 02 – No âmbito musical, o delay é conhecido como um equipamento ou instrumento que produz um efeito sonoro responsável por atrasar o sinal do som original, fazendo com que a pessoa possa controlar o momento em que o áudio será transmitido e o número de repetições.

▪️Todo esse meio é efetivamente gravado ao vivo …. Freddie está cantando sobre seus próprios delays de fita, tocados em seus fones de ouvido para que ele possa harmonizar consigo mesmo ali mesmo no estúdio.

▪️O enorme ofício e talento, habilidade e beleza que é um artista maravilhoso cantando para si mesmo em um pedaço fascinante de maravilha técnica.

▪️A magia é fascinante, mas os Magos não são mágicos.

▪️O Queen é ….

▪️Normalmente, quando o Queen está nesse nível de fantasia bombástica e imponente, é Freddie no comando, mas encontrar Brian apresentando suas habilidades para isso é uma coisa maravilhosa, maravilhosa …..

▪️O Álbum A Night At The Opera é marcado por imensos dramas operísticos. The Prophet’s Song e Bohemian Rhapsody, uma para Brian, outra para Freddie. Ambas têm esses enormes tons religiosos, ao ponto de provável blasfêmia. Ambas são atos marcantes de drama. Ambas realizações intensamente técnicas. Ambas muito longas e são absolutamente maravilhosas.

 

▪️Brian diz que uma característica definidora da música do Queen é que ela raramente se repete. Mesmo onde você tem um refrão, algo será diferente na segunda vez, porque a música é uma jornada, e à medida que você à percorre, deve mudar.

▪️E em The Prophet’s Song é um dos lugares onde você perceberá isso. Veja o quão variado é o Queen, mesmo quando os motivos repetidos estão tornando uma peça cíclica o suficiente para ser emocionante.

▪️O riff central recua, e Freddie começa à se enfurecer novamente.

▪️É enorme ….

▪️Mas não demora muito para fechar novamente, com outro efeito de guitarra que lentamente mudará para o tema da próxima faixa.

▪️Esse final. Terminando uma faixa sobre o apocalipse com uma revelação mais suave, puxando a tela para trás e preparando o cenário para uma paixão delicada.

▪️É simplesmente um teatro de metal perfeito.

▪️Em sua essência, The Prophet’s Song é um drama bíblico escrito em guitarra, com uma paixão feroz e uma verdade nua. A voz de Freddie fala de desespero e de ser assombrado por versões de si mesmo.

▪️Não é uma canção que vamos tocar na maioria das festas, mas definitivamente queria estar na festa que a receberia corretamente.

▪️É impossível subestimar.

▪️É muito bom …

▪️E eu sou uma fã !

 

 

A Canção do Profeta (Live At Hyde Park 1976 – Remasterizado)

 

Fonte para base e composição de texto –
Queen An Exploded Diagram

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

B-Sides – Stealin’

Postado por - 3 de maio de 2023 0
B-SIDES – Stealin’ Autor: Queen B-side de Breakthru, 1989 – Uma sobra interessante das sessões de The Miracle, Stealin‘ evoluiu…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *