Another One Bites The Dust – Por Helenita dos Santos Melo

ANOTHER ONE BITES THE DUST

(3ª música do 8º álbum)

John era como um pássaro que estava tranquilo até que ele colocou o ovo perfeito.

– Estas são as palavras que utiliza Reinhold Mack, produtor do álbum, para descrever o discreto, porém, genial baixista do Queen.

– Alguns meses antes da produção de The Game, durante o tour nos Estados Unidos, John Deacon aproveita um momento de descanso entre os dois concertos de 16 e 17 de novembro no Madison Square Garden de New York para assistir a uma sessão de gravação do grupo Chic, fundado pelo guitarrista Nile Rodgers e o baixista Bernard Edwards.

– Embora a disco music estivesse vivendo suas últimas horas, o Chic grava seu terceiro álbum Risqué, de onde seria extraído o êxito Good Times.

– A base desse futuro êxito inspirou logo em seguida ao baixista a ideia de um tema que seria uma sábia mistura de disco, funk e rock.

John Deacon estava sentado bem ao meu lado durante a gravação de Good Times –

declararia Nile Rodgers, que reconheceria também que se havia inspirado no tema Hollywood Swinging de Kool and the Gang, publicado em 1974, para compor Good Times.

– Embora seja verdade que a semelhança entre as três linhas de baixo seja assombrosa, a música que surgiria da imaginação de Deacon é completamente original.

– John Deacon recorda:

Eu escutava muita música soul quando era estudante. Sempre me interessei por este tipo de música. Queria compor uma canção como ‘Another One Bites the Dust’ há muito tempo, porém, a princípio, tudo o que havia era esse riff de baixo e a melodia.

– Os outros músicos se prestaram ao jogo apesar das reticências de Roger que, à margem do seu espírito aberto, rejeita a ideia de que o Queen possa evoluir até o funk.

– John ainda diz:

Pouco a pouco dei vida ao tema e a banda adicionou suas ideias. Eu tinha a ideia de que seria uma boa canção para dançar, porém não imaginei o êxito que alcançaria.

 

– Publicada em agosto de 1980, passaria à posteridade como um dos maiores sucessos do Queen.

– Uma vez concluído o tema, todos parecem satisfeitos com o resultado. A equipe técnica, em particular, exorta o grupo a propor Another One Bites The Dust como single.

– Porém, o conselho de um admirador seria decisivo…

– Depois de um dos quatro concertos do Queen no Forum de Inglewood em julho de 1980, Michael Jackson visita os músicos no seu camarim e os anima com veemência a lançarem a canção como single.

– Com uma produção simples, mas altamente polida, Another One Bites The Dust se tornaria um sucesso muito aclamado nas casas noturnas de todo o mundo para a alegria de seu criador.

– Depois da sua publicação nos Estados Unidos, um rumor, mais tarde desmentido, anunciava a presença de uma mensagem oculta em Another One Bites The Dust se a música fosse tocada ao contrário.

– As duas palavras que supostamente se escutavam eram Smoke marijuana (Fume marijuana).

– A linha do baixo de Another One Bites The Dust parece transmitir-se de geração em geração. Assim, Christopher Wolstenholme, o baixista do grupo inglês Muse, não duvidaria em inspirar-se nela para as estrofes da canção Panic Station, que aparece no álbum The 2nd Law, em 2012.

John imortalizado pela câmera fotográfica do chefe técnico do grupo, Peter “Ratty” Hince, durante alguns ensaios em 1980.

 

Vídeo oficial de Another One Bites the Dust, do grupo Queen:

 

Vídeo de Good Times, do grupo Chic

https://youtu.be/3GehPDnh1jo

 

Vídeo de Hollywood Swinging, do grupo Kool and the Gang

 

Vídeo oficial de Panic Station, do grupo inglês Muse

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *