A primeira aparição do Queen na televisão aconteceu inteiramente por acaso.
Era 21 de fevereiro de 1974 e os produtores do programa musical de sucesso da TV britânica, Top Of The Pops, têm um grande problema.
Um vídeo com uma performance pré-gravada de David Bowie cantando seu último hit Rebel Rebel não havia chegado aos estúdios e o show estava em pânico.
Sem gravação à vista, o vídeo teria que ser descartado e uma nova banda encontrada no último minuto para se apresentar no lugar de David Bowie.
Uma banda jovem e desconhecida chamada Queen, formada por quatro jovens de Londres, foi sugerida como alternativa.
Os companheiros de banda, Freddie Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor, que ainda eram estudantes e nem se apresentavam com a banda em tempo integral, aproveitaram seu momento.
A música que o Queen tocou foi Seven Seas Of Rhye’ o terceiro single lançado pela banda assinada pela EMI.
Desde seu álbum de estreia de 1973, o Queen atraiu pouca atenção do público.
Temia-se que a rara filmagem da importante performance tivesse sido perdida em 1975, mas foi encontrada e restaurada nos anos noventa.
O vídeo oscila entre preto e branco e colorido enquanto Freddie Mercury e seus companheiros de banda dominam o palco e dão tudo de si para o que foi, na época, a maior performance de suas jovens carreiras.
A aparição foi um sucesso entre os fãs do Top Of The Pops e depois que o show foi ao ar, o Seven Seas Of Rhye ganhou popularidade.
O single foi lançado em vinil apenas dois dias após a apresentação e os emocionados membros do Queen conseguiram sua primeira música na parada de singles do Reino Unido, chegando ao número 10.
A jovem banda conseguiu, e o aumento da fama da noite para o dia com sua aparição no Top Of The Tops os levou a lançar seu segundo álbum, Queen II, apenas três semanas após a apresentação.
Nos anos após sua aparição na TV, a fama crescente do Queen muitas vezes significava que eles estavam viajando pelo mundo quando seus singles estavam no topo das paradas do Reino Unido, e fizeram apenas algumas apresentações no Top Of The Pops.
Brian May mais tarde relembrou o momento emocionante em que a banda fez sua estreia no programa de TV.
Falando em 2011 no documentário do Queen, Days of our Lives, Brian May relembrou:
Foi uma experiência emocionante, porque ei, aqui você está no Top of the Pops e tudo está acontecendo.
No entanto, Roger Taylor tinha lembranças menos positivas da apresentação:
Houve uma greve na BBC, então gravamos no estúdio meteorológico
Era uma porcaria, ninguém realmente tocava, apenas alguns disc jockeys envelhecidos. E a bateria era de plástico, então eles faziam um barulho de ‘dook’ quando você batia neles.
O fato de o Queen nem ter tocado seus próprios instrumentos para a performance que os tornou famosos, apenas mostra quanto carisma e presença de palco os quatro estudantes de Londres naturalmente possuíam.
O resto, como dizem, é história da música.
Fonte: www.smoothradio.com