Queen – Os Primeiros Anos de Reinado 02/02

Queen – Os Primeiros Anos de Reinado – 1970 / 1973 – Parte 02/02

Uma olhada na história ao vivo do Queen nos anos 70

 

1974

O ano começa com sua primeira viagem fora da Europa e uma aparição no Sunbury Music Festival na Austrália. Embora a Banda seja a atração principal do evento no dia 27 de Janeiro, sua aparição no dia seguinte foi cancelada.

Em Março, a Banda inicia uma turnê pelo Reino Unido para promover seu novo Álbum Queen II, e então embarca em sua primeira viagem aos EUA. Mais uma vez eles tocam como Banda de apoio ao Mott The Hoople em uma turnê de quatro semanas começando em Abril.

A Banda presta mais atenção ao visual no palco e contrata os serviços de Zandra Rhodes para desenhar alguns de seus figurinos.

A turnê do Queen é interrompida abruptamente quando Brian desmaia de hepatite após o show de Nova York em 11 de Maio, e voam para casa, para Brian se recuperar.

A Banda logo está de volta à estrada e inicia sua segunda turnê como atração principal, com dezenove shows em dezoito locais diferentes em todo o Reino Unido. A Banda Hustler é a Banda de apoio, e o setlist contém grande parte do material do novo álbum Sheer Heart Attack.

Com mais dinheiro para investir em um novo show de palco, a Banda veste novos figurinos para esta turnê e adiciona um equipamento de iluminação completo com efeitos de palco de última geração.

Para encerrar a turnê do Queen do ano, eles embarcam em uma turnê européia composta por dez shows em seis países, realizados em um período de duas semanas e meia.

A turnê teria sido mais longa se não fosse o caminhão que transportava seus equipamentos se envolver em um acidente e não conseguir chegar aos locais restantes programados.

 

1975

No início de Fevereiro, o Queen voa para Nova York para uma turnê americana de 40 shows, a primeira delas como atração principal.

Infelizmente outros shows no final de Fevereiro e Abril serão cancelados quando Freddie desenvolve problemas com sua garganta.

Sua primeira turnê no Japão também começa em Abril, e todos os quatro membros estão visivelmente impressionados ao descobrir mais de 3.000 fãs gritando reunidos para recebê-los no aeroporto.

O fenômeno é batizado de ” Queen Mania ” e ocorrerá novamente em todas as turnês japonesas à seguir.

Após os ensaios no Elstree Studios, e também no local da gravação do vídeo Bohemian Rhapsody, a Banda inicia sua terceira turnê pelo Reino Unido.

Começa no território familiar do Queen com dois shows no Liverpool Empire e termina na véspera de Natal com o renomado show Hammersmith Odeon, que também é televisionado e transmitido ao vivo pela rádio à noite.

Com novos figurinos, equipamento de iluminação e efeitos de palco, o show de palco agora começa com a silhueta iluminada de Freddie atrás de uma tela para as palavras de abertura da seção de ópera do single número um Bohemian Rhapsody, e depois sobe no palco para a parte Rock da música.

O Queen é agora a Banda de topo da Grã-Bretanha, e são tão conhecidos internacionalmente em todo o mundo como em casa, e acima de tudo, um grande espetáculo de concertos ao vivo.

 

1976

Em Janeiro, o Queen voa para Nova York para os ensaios antes de sua terceira turnê americana – e sua segunda como atração principal.

A turnê de trinta e três shows – A Night At The Opera – começa em Connecticut e termina seis semanas depois com quatro shows em Los Angeles e um em San Diego, em 12 de Março.

A mesma turnê chega ao Japão em 22 de Março, quando a Banda começa sua segunda turnê lá, e então continua com sua primeira turnê na Austrália – uma visita de onze dias com oito concertos em cinco locais diferentes para tocar.

A Banda se apresentou lá apenas uma vez antes (no Sunbury Music Festival em Melbourne, dois anos antes), mas essa experiência infeliz os deixa apreensivos com essa viagem de volta. Eles não precisam se preocupar, pois todos os oito shows estão esgotados, e o Álbum e o single alcançaram o número 01 nas paradas.

Depois que as sessões de gravação para um novo Álbum do Queen começaram no verão de 1976, a Banda também começou os ensaios para alguns shows no Reino Unido.

Em Setembro eles fazem dois shows na Escócia, um show ao ar livre no País de Gales e um grande show gratuito no Hyde Park de Londres.

Devido à seca de 1976 e às más condições do parque como resultado disso, o show chega perigosamente perto de ser cancelado. Ele recebe o aval, no entanto, e estima-se que entre 150.000 e 200.000 pessoas estejam presentes em um dos melhores shows do Queen.

 

1977

O ano começa com uma turnê pelos EUA de divulgação do Álbum A Day At The Races, com Thin Lizzy como Banda de apoio, na maioria das datas. A turnê é apropriadamente apelidada de Queen Lizzy Tour. Afinal, é o ano do Jubileu de Prata da Rainha Elizabeth II.

O Queen estava tocando em auditórios muito grandes nesta turnê, incluindo multidões de até 20.000 pessoas por noite, como o Los Angeles Forum.

Eles também alcançaram uma de suas maiores ambições, em 05 de Fevereiro, ao tocar no Madison Square Garden de Nova York, para uma multidão de peso.

Uma turnê européia, a primeira em mais de dois anos, está marcada para Maio e Junho, incluindo onze datas no Reino Unido e culminando em duas noites sucessivas no Earls Court Arena de Londres.

Esses shows especiais também são filmados e uma noite está disponível em um bootleg de vídeo há anos.

Em 06 de Outubro, o Queen fez um mini-concerto único no New London Theatre Centre, para os fãs que viajaram para Londres para ajudar como parte da platéia ao vivo para gravar o vídeo promocional do novo single We Are The Champions.

Uma segunda parte da turnê pelos EUA começa em Portland em Novembro, com a Banda agora em turnê com mais de sessenta toneladas de equipamentos, incluindo um equipamento de iluminação Crown especialmente modificado que foi revelado pela primeira vez nos shows em Earls Court em Junho.

 

A grandeza da Rainha !

 

 

 

Fontes –

– Planet-rogerocks

– Fairy King

– Queen Live Archive

 

Anexo, vídeo de um compilado do Queen nos anos 70.

 

Veja a primeira parte abaixo:

Queen – Os Primeiros Anos de Reinado 01/02

 

 

 

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *