Nowruz – O Ano Novo Parsi

. O Ano Novo Parsi -Nowruz ou Navroz!

▪️Nowruz (pronuncia-se no-rooz) é uma combinação de duas palavras persas. A primeira palavra now  significa novo e a segunda palavra ruz significa dia – juntos, eles significam Novo dia.

▪️Nowruz é o nome dado às celebrações do Ano Novo para muitas comunidades persas e da Ásia Central. O início exato do ano novo ocorre quando a estação muda do inverno para a primavera, o que geralmente acontece em 20 ou 21 de Março de cada ano.

▪️As festividades de Nowruz refletem a renovação da Terra que ocorre com a chegada da primavera. As atividades que celebram a chegada de Nowruz compartilham muitas semelhanças com outros festivais de primavera, como a Páscoa, celebrada pelos cristãos.

▪️Nowruz é um momento de família e amigos se reunirem e celebrarem o final de um ano e o início do próximo. As crianças têm catorze dias de férias da escola e a maioria dos adultos não trabalha durante as festividades do Nowruz.

▪️Durante o período de férias, amigos e familiares se reúnem na casa uns dos outros para refeições e conversas. A preparação para o Nowruz começa algumas semanas antes do Ano Novo, com uma tradicional limpeza da casa na primavera. Nessa época também é comum comprar roupas novas para a família e móveis novos para a casa.

▪️Existem muitos rituais para Nowruz, mas vou apenas citar os itens principais de Haft-Seen (persa: هفت‌سین‎‎, os sete vistos) presentes na 2a foto abaixo, que consiste em um arranjo de mesa com sete itens simbólicos tradicionalmente exibidos em Nowruz.

▪️A tabela Haft-Seen inclui sete itens, todos começando com a letra Seen (letra S: س) no alfabeto persa.

1)  Sabzeh (سبزه) brotos de trigo, cevada, feijão mungo ou lentilha crescendo em um prato – simbolizando o renascimento.
2) Samanu (سمنو) pudim doce feito de gérmen de trigo, simbolizando riqueza.
3) Senjed (سنجد) simbolizando o amor.
4) Seer (سیر) alho simbolizando a medicina e a saúde.
5) Seeb (سیب) maçã simbolizando a beleza.

6) Somāq (سماق) fruta sumagre simbolizando (a cor do) nascer do sol.
7) Serkeh (سرکه) vinagre simbolizando velhice ( experiência ) e paciência.

▪️Segundo Peter Freestone, Freddie comemorava em grande estilo as crenças do Nowruz, e costumava sempre afirmar.

 Isso é algo consanguíneo, é uma parte de mim. Sempre vou andar por aí como um papagaio persa.

▪️Tenham todos um Feliz Nowruz !

▪️E um 2023 com muito Queen para todos nós !

Fontes para base e composição de texto
– www.tirgan.ca
– Festival Nowruz
– Freddie Mercury Club

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Banda Muse comparado ao Queen

Postado por - 22 de julho de 2009 6
Para divulgar a música, o grupo britânico lançou mão de estratégia peculiar: numa espécie de “caça ao tesouro” mundial, os…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *