Três anos se passaram desde o nascimento do Queen em 1970 até o lançamento de seu primeiro álbum autointitulado Queen, em 1973. Um período de treinamento para a banda criada por Brian May e Roger Taylor, que mudou de nome com a chegada de Freddie Mercury e depois John Deacon.
Na formação do Queen queríamos o melhor. Não teríamos ficado satisfeitos com nada menos, disse Freddie.
E ele continua…
Dissemos a nós mesmos: ok, vamos nos ocupar com o rock’n’roll, e levamos isso a sério. Todos nós tínhamos carreiras em potencial pela frente, mas as abandonamos.
A qualidade da escrita das peças, a técnica de Brian May, o poder do rock de Roger Taylor e a grandeza de Freddie no palco colocaram o Queen em outro patamar desde o primeiro show em 27 de junho de 1970 na prefeitura de Truro, na cidade de Taylor, na Cornualha (onde ainda são chamados de Smile como a primeira banda formada por Taylor e May, mas já são Queen).
O verdadeiro problema, de acordo com o que Brian May disse em um post no Instagram relembrando os primeiros shows da banda, era encontrar um baixista.
O primeiro é Mike Grose, amigo de Roger Taylor que faz três shows com a banda e depois decide voltar à Cornualha em busca de trabalho.
Roger Taylor e Mike Grose
O segundo é Barry Mitchell que estreia no dia 23 de agosto no palco do Imperial College e sai em 1970 (Achei que eles não iriam muito longe, mas Brian era um ótimo guitarrista e Freddie sabia exatamente o que queria, disse ele mais tarde).
Barry Mitchell
Então vem Doug Bogie Ewood, cuja carreira na banda estava destinada a se tornar o mais famoso da Inglaterra durando apenas três dias. Em 19 e 20 de fevereiro de 1971, o Queen teve duas datas importantes no Hornsey Town Hall e na Kingston Polytechnic como o banda de apoio do Yes, cujo álbum de estreia The Yes Album alcançou o quarto lugar nas paradas na Inglaterra. Doug lembrou que os dois shows foram muito bem, mas ele esqueceu que cometeu um erro: ele tentou roubar o show de Freddie:
Ele começou a pular no palco sem critérios, disse Brian diplomaticamente.
Freddie não aceita bem, e no dia seguinte Doug é afastado da banda.
Após três tentativas infrutíferas, a escolha do baixista começa a se tornar um problema sério. É preciso alguém que esteja no seu nível musical, mas também seja capaz de se adaptar às suas personalidades fortes e diferentes.
Dez dias depois, em uma festa de estudantes, um amigo apresenta um menino chamado John Deacon a Roger e Brian.
E então John Deacon é escolhido…. e a história do Queen começa….
Um pouco sobre John Richard Deacon
John Deacon é o membro tranquilo do Queen. Ele raramente faz entrevistas, nunca aparece realmente nas notícias, e quando no palco, começou a tocar baixo enquanto os outros eram os showmen. Na verdade, esta é a razão pela qual John foi escolhido para ser o quarto e último membro da banda. Queen tinha passado por muitos baixistas, mas nenhum tinha funcionado. Roger, Freddie e Brian estavam bastante extrovertidos no palco, e eles sentiram porque John estava quieto ele se encaixaria conosco sem muita agitação, segundo Roger Taylor.
Seu interesse pela música começou muito cedo. Ele era muito adepto de eletrônica, e modificou um velho gravador de fita de bobina para gravar música fora do rádio – de preferência os Beatles. Aos onze anos, em 1962, ele comprou uma guitarra acústica barata e aprendeu a tocá-la, e logo tocou com amigos. Aos catorze anos (1965), ele estava em sua primeira banda – The Opposition, e tocou uma guitarra rítmica emprestada. Eles tendiam a tocar pop e soul. Em dezembro eles fizeram seu primeiro grande show, e receberam duas libras. Em abril de 1966, John tornou-se o baixista quando o baixista original deixou a banda.
Tornaram-se a New Opposition em maio, para que as pessoas soubessem que não eram bem o mesmo grupo de antes. Em setembro de 1966 John começou na Beauchamp Grammar School em Leicester. Em outubro a banda entrou em um campeonato de música Midlands, e chegou às semifinais (por padrão – outra banda não apareceu).
Durante o ano de 1967 eles fizeram muitos shows. Então eles ganharam duas dançarinas go-go (Jenny e Charmain) e começaram a usar camisas de seda de cores diferentes.
Em março eles passaram por outra mudança de nome, para Art, e eles se saíram bem.
Mas em 1969 John deixou Leicester para ir para Londres para estudar eletrônica no Chelsea College (parte da Universidade de Londres), terminando assim o seu tempo com Art. John fez pouco em relação à música para o seu primeiro ano, embora tenha ido a alguns shows – incluindo um grupo chamado Queen.
Eles estavam todos vestidos de preto, e as luzes também estavam muito escuras, então tudo o que eu conseguia ver eram quatro figuras sombrias. Eles não causaram uma impressão duradoura em mim na época, lembra John.
No seu segundo ano, ele começou a trabalhar o seu caminho de volta à música, improvisando com amigos.
Mas em 1971 John foi apresentado por um amigo, a Roger Taylor e Brian May – que lhe convidaram para fazer uma audição para o Queen, pois não tinham um baixista. Eles tinham passado por vários baixistas, mas nenhum tinha impressionado a banda.
John concordou, e trouxe consigo o seu baixo confiável e o seu próprio amplificador adaptado, agora conhecido como o lendário Deacy Amp para a sala de conferências no Imperial College onde a banda estava ensaiando. Ele começou a aprender Son & Daughter e algumas outras canções que a banda estava tocando. Eles terminaram com um improviso, John impressionou os meninos. Não só por causa da sua personalidade tranquila, mas também porque ele era bom em eletrônica, e um baixista brilhante!
Poucos dias depois, em 1 de março de 1971, John Richard Deacon tornou-se o quarto membro do Queen e aos 19 anos de idade, o mais novo integrante da banda.
Queen está agora completo, um alinhamento fenomenal para os próximos 20 anos que só terminou com a morte de Freddie Mercury.
Esses quatro gênios extraordinários que escreveram a trilha sonora das nossas vidas!
Queen, o melhor dos melhores, uma das bandas mais influentes e diversificadas de sempre!
A estreia do Queen com John Deacon no baixo foi em 2 de julho de 1971 no Surrey College.
Diz-se que Freddie não gostou da blusa de John e por isso emprestou-lhe outra, mas naquele dia nascia a formação definitiva do Queen.
Fonte: www.virginradio.it
e Freddie Mercury & Queen Daily (Facebook)