Brian May E a Ascensão da Inteligência Artificial Na Música

Brian May acredita que este será o último ano em que uma música será escrita por uma pessoa …

 

Brian reflete sobre o impacto atual e futuro da inteligência artificial na indústria musical, em entrevista à Rosie Bennet para o podcast Fret Not.

 

 A ascensão explosiva da Inteligência Artificial (IA) na produção musical este ano é apenas o começo de uma mudança sísmica na indústria ‘ – disse Brian May – que afirmou que a partir de agora tudo “ vai ser muito estranho.

A IA terá a capacidade de aproveitar o talento de todos os outros, e criar algo à partir dele, o que é um pouco assustador, porque acho que 2023 será o último ano em que você terá certeza de que algo foi escrito por um humano… 

 

A música gerada por IA Heart On My Sleeve, criada por um usuário do TikTok chamado Ghostwriter, foi o exemplo. A faixa viral usou IA generativa para recriar o estilo vocal de Drake e The Weeknd. A música era tão atraente que as pessoas se perguntaram se ela poderia ser considerada para um Grammy.

 

Isso desencadeou recentes greves de escritores e atores de Hollywood.

 

Muitos escritores chamaram a IA de máquina de plágio, devido ao uso controverso de trabalhos publicados para treinar modelos de IA.

Brian reconheceu o receio entre escritores e artistas de que a IA pudesse ser usada para fabricar trabalhos semelhantes, mas também disse que o processo criativo não ocorre sem inspiração de fontes externas.

 De alguma forma, somos todos plagiadores … nenhum de nós acredita mais no vácuo. Está afetando à todos nós. Toda vez que estou criando algo agora, penso – ‘ De onde vem isso ? Isso é algo que ouvi ? É algo que senti espontaneamente ? De onde vem isso ?

 

Olhando para o futuro, Brian May vê um momento em que a IA deixa de ser usada para criar música e passa a criar e executar sua própria música.

 

E então você se esquece dos humanos, os humanos não importam mais … Vai ser estranho, mais rápido do que as pessoas imaginam. Vai ficar muito, muito estranho. 

 

Em Junho deste ano, a Recording Academy atualizou suas regras para o Grammy Awards de 2024 para incluir músicas criadas com a ajuda de ferramentas de IA. No entanto, ela enfatizou que a IA só pode desempenhar um papel no processo – músicas criadas principalmente ou inteiramente por IA, como Heart On My Sleeve, não serão elegíveis para indicação de prêmios.

Pensamos entao que é mais rápido e fácil … Estamos participando da erosão da alma do mundo e do espírito humano..

 

Será o fim do compositor?

 

Via

A Queen Of Magic – 15/12/2023

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *