Seaside Rendezvous – Por Helenita dos Santos Melo

SEASIDE RENDEZVOUS

(7ª música do 4º álbum)

 

– Freddie Mercury, grande admirador do jazz da década de 1920, homenageia nesta ocasião as canções inglesas que exaltavam os prazeres do litoral.

– O ambiente da música faz referência a clássicos do music-hall, como You Can Do A Lot Of Things At The Seaside, de Stanley Kirkby, cuja letra descreve adequadamente a leveza que reinou nesses anos.

Seaside Rendezvous trata da mesma despreocupação, onde o narrador elogia as iguarias do Mediterrâneo, incluindo aqui e ali algumas palavras em francês:

Cést la vie Mesdames et Messieurs (Assim é a vida, senhoras e senhores).

 

– Os artistas das décadas de 1970 e 1980 costumam citar esse universo em preto e branco, nostálgicos do período entre guerras da juventude de seus pais.

– Após 52 segundos, a banda desembarca no estúdio. Roger Taylor e Freddie Mercury simulam todos os instrumentos com suas vozes, dividindo o trabalho: o solo de kazoo é tocado pelo baterista (aos 52 segundos), assim como os metais (trompetes, trombones e tuba, aos 59 segundos).

– Além dos vários sinos usados ​​por Roger, destacamos sua excelente performance de sapateado com dedos cobertos de dedal batendo no console do estúdio.

– Freddie se diverte com o envolvimento de Roger na música:

Eu o fiz sapatear! Fui forçado a comprar para ele os mesmos sapatos de Ginger Rogers!”

– Na lista de instrumentos menos roqueiros usados ​​nesta ocasião, o grande vencedor é a flauta de pistão, cuja breve aparição em 1:18 sublinha o clima de diversão que deve ter reinado entre Roy Thomas Baker e os músicos naquele verão de 1975.

?  Ridge Farm, 1975

–  Vídeo oficial de Seaside Rendezvous
You Can Do A Lot Of Things At The Seaside, de Stanley Kirkby

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *