Brian May + Friends: Star Fleet Project – Edição Especial do 40º Aniversário – Pré-Venda disponível

STAR FLEET

Apresentando Brian May, Edward Van Halen, Alan Gratzer, Phil Chen, Fred Mandel

2 CDs, vinil single e LP / DELUXE BOX SET – Gold Series

Lançamento em 14 de julho de 2023

Lançamento do single digital Star Fleet (versão individual editada) – disponível hoje, 1º de junho

Pré-encomende o Star Fleet Project: http://www.BrianMay.lnk.to/StarFleetProject

Ouça Star Fleet (versão single editada / mix 2023): https://BrianMay.lnk.to/StarFleetSingle

Está tudo aqui. Tudo isso. Cada nota que tocamos nesses dois dias está aqui, em exibição pela primeira vez. Vou levá-lo aos bastidores daquele estúdio conosco por dois dias inesquecivelmente emocionantes.

Como tudo começou…

Quando o Queen fez uma pausa na primeira parte de 1983, Brian May fez bom uso de seu tempo. Acordando uma manhã em Los Angeles, ele decidiu telefonar para alguns amigos e convidá-los para colaborar em algumas faixas nos famosos estúdios Record Plant da Califórnia. A colaboração resultante foi um grande sucesso, e Brian mais tarde moldaria as gravações em um mini-álbum exclusivo, Brian May + Friends: Star Fleet Project.

 

O lançamento

Este terceiro lançamento da Brian May Gold Series oferece uma edição em caixa extensivamente revisitada e expandida dessas sessões agora lendárias.

O conjunto é um documento completo dos dois dias, 21 e 22 de abril de 1983, que May passou na Record Plant, em Los Angeles, acompanhado pelos principais astros do rock Edward Van Halen (guitarra), Alan Gratzer (bateria), Phil Chen (baixo ) e Fred Mandel (teclados).

A caixa inclui um espetacular CD de 23 faixas repleto de material inédito.

Contendo 2 CDs, 1 LP de vinil e um single de vinil, além de outros itens de colecionador, Brian May + Friends: Star Fleet Sessions será lançado em uma caixa Deluxe Edition mundialmente no dia 14 de julho.

Um single duplo A-side exclusivo de 7”, também disponível em CD, chega no mesmo dia, 14 de julho, com novas versões de single mixadas de Star Fleet e Let Me Out.

Uma versão especial em vinil vermelho estará disponível exclusivamente na loja online oficial do Queen e está disponível para pré-encomenda em: https://www.queenonlinestore.com/Brian-May/Starfleet/

O lançamento do box set em 14 de julho é inaugurado com um single digital independente especial, Star Fleet (Edited Single Version), que se torna disponível para coincidir com o anúncio do box set de hoje, 1º de junho. A faixa digital única está disponível imediatamente para download e streaming digital.

Como May escreve em suas notas introdutórias na capa da caixa:

Vamos dar tudo a você. Cada tomada de cada música. As coisas que deram errado, as risadas, a descoberta de coisas novas para fazer. Mas não será apenas uma remasterização – resgatamos tudo das multifaixas originais, todos os detalhes magnificamente remixados e muito mais! Você ouvirá todas as gravações das sessões históricas de 1983, além de fragmentos de conversas, gravações e experimentação musical.

O miniálbum original de 3 faixas, lançado em 31 de outubro de 1983, apresentava uma versão completa de Star Fleet, a releitura hard rock de May da música característica da série de ficção científica infantil japonesa de mesmo nome.

O programa era uma exibição regular compulsiva para Brian e seu filho de 4 anos, Jimmy, na TV nas manhãs de sábado, inspirando o apego de Brian à música-título, escrita pelo músico inglês Paul Bliss.

O álbum também trazia Let Me Out, incluindo amplas oportunidades para May e Van Halen solo, e “Blues Breaker” uma peça de 13 minutos de improvisação completamente espontânea de todos os membros deste ‘supergrupo’ de músicos.

May diz:

Se Paul não tivesse escrito uma música muito cativante como tema da série dramática de ficção científica para crianças, as coisas teriam sido diferentes. A melodia característica começou a ficar na minha cabeça, e eu podia ouvir meu próprio arranjo da melodia se desenvolvendo em minha mente. Mas como registrar isso?

Então, uma manhã, acordei em Los Angeles, em uma pausa das atividades com o Queen, e fiz alguns telefonemas. Contei a história do que aconteceu a seguir no material que você encontrará nesta caixa. O resultado foi algo que vou guardar para sempre.

Fizemos uma pequena preparação, ao telefone e em casa com minúsculos amplificadores Rockman e fones de ouvido. Então entramos. As fitas rolaram. Meu vizinho de Los Angeles, Alan Gratzer, deu uma surra em seu kit com as baquetas mais gordas e pesadas que eu já vi. Phil Chen, um amigo que conheci quando ele tocou com Rod Stewart, trouxe seu estilo incomum de tocar rock funk para a festa, junto com sua ensolarada energia caribenha e humor. E Fred Mandel, um dos tecladistas mais elegantes que já conheci, fez cócegas nos marfins e em alguns patches de sintetizador muito técnicos para dar vida aos riffs espaciais. Ed (ainda não posso chamá-lo de Eddie Van Halen porque ele mais de uma vez me disse que achava chato!) tocava guitarra como se fosse um piano… batendo e estalando, e deslizando e pulando pelo braço como um elétrico sprite – sempre com um sorriso atrevido. Se alguma coisa que ele fez foi difícil para ele, ele nunca demonstrou. Um original total. Pura diversão. Que privilégio eterno tocar com ele.

Uma demonstração superlativa de paixão e propósito de volta ao básico, Star Fleet transborda com a liberdade de uma pausa improvisada dos trabalhos diários para todos os envolvidos.

O disco surgiu em 20 de outubro de 1983 como um conjunto de trabalho de guitarra empolgante, espontâneo rock’n’roll e melodia vibrante, infundida com química palpável e respeito entre os músicos. Gerando um single na faixa-título, o miniálbum alcançou o primeiro lugar nas paradas de rock britânicas.

Agora, é claro, o recorde é em parte uma celebração daqueles que perdemos: uma chance de nos reunirmos com grandes talentos perdidos.

Como diz Brian, Tem sido muito emocionante abrir o cofre para encontrar essas fitas onde, em um piscar de olhos, estou trocando licks com meus amigos, incluindo o fantástico Ed Van Halen. É altamente emocionante, especialmente porque Ed infelizmente não está mais por perto. Desde então, também perdemos Phil – então o resto de nós apreciamos esses momentos fugazes juntos.

A trupe também trabalhou em uma música anterior de May, o blues Let Me Out, enquanto o set fecha com a titânica Blues Breaker, quase 13 minutos de uma escaldante interação de guitarra entre Brian e Edward: não tanto um duelo, mas uma troca de ideias e paixões.

Como Brian explica,

foi inspirado em Blues Breakers de John Mayall, o álbum com Eric Clapton lendo The Beano na capa. Edward disse: ‘Isso é ótimo para mim, não toco assim há anos. É daqui que eu venho! Eu não vim fazendo escutas e todos os fogos de artifício. Eu cresci fazendo blues, querendo ser como Eric Clapton e fazer algo melódico.

Se essa sensação de libertação ressoa, o mesmo acontece com o espírito de aventura compartilhada.

Houve muito entusiasmo, muita exploração, descoberta e espanto. E alguns momentos verdadeiramente mágicos quando tudo se juntou – uma fusão de energias!, diz Brian

Em dois CDs, um LP de vinil de 12″ e um single de vinil de 7″, a caixa ‘Star Fleet Sessions‘ abriga a prova.

Apresentado em vinil vermelho transparente de 180g, a edição original do LP foi tratada com uma nova mixagem completa, executada pelos engenheiros de som do Queen, Justin Shirley-Smith e Kris Fredriksson, sob a direção de Brian em seu estúdio em Surrey a partir das fitas multipista originais e, diz Brian, corte na metade da velocidade para máxima fidelidade. O single traz duas faixas.

O lado A é uma versão editada de Star Fleet, com novas harmonias de guitarra de introdução de Brian. O lado B espelha o lado B original Son of Star Fleet que Brian explica foi uma forma de incluir o resto da versão longa original da gravação em um disco de 7”; efetivamente toda a gravação é dividida entre os dois lados.

O CD1 Star Fleet Project + Beyond apresenta a versão única da faixa-título ao lado das versões completas do álbum Let Me Out e Blues Breaker. Também está incluída uma entrevista com Cynthia Fox conduzida na estação de rádio KMET de Los Angeles em outubro de 1983, no dia do lançamento do single, e uma entrevista da Rockline com Bob Coburn. Uma versão ao vivo de Let Me Out do Palace Theatre em LA segue, seguindo para We Will Rock You e uma reformulação da adorada versão rápida da mesma música. A formação de May, o poderoso baterista Cozy Powell, o baixista Neil Murray, o guitarrista Jamie Moses, o tecladista Spike Edney e as backing vocals Cathy Porter e Shelley Preston encontram a The Brian May Band em chamas. Por fim, o CD1 fecha com a versão LP completa de Star Fleet, exatamente como no dia em que aconteceu, diz Brian, como se estivéssemos na sala.

CD2 Star Fleet – The Complete Sessions apresenta 23 faixas que vão mais fundo nessa sala. O disco apresenta uma mixagem recém-criada a partir de todas as fitas analógicas originais, apresentando canções em processo de evolução (algumas com vocais guia), além de discussões, brincadeiras, risadas e, diz Brian, “alguns ‘erros‘, se é que existem coisas“. Amplificadores estouram, microfones quebram, cordas estalam – os resultados levam você o mais próximo possível da Record Plant em abril de 1983.

E os fãs do Van Halen, tomem nota: o Star Fleet apresenta oito solos de guitarra de Edward, nunca trilhando o mesmo caminho duas vezes, diz Brian. Ed era uma alma maravilhosa. Ouvindo ele e eu, me sinto completamente superado por ele no estúdio. Mas de uma forma muito agradável – que alegria para mim estar perto de um cara que podia fazer tudo isso. Tal privilégio.

Então, você vai nos ouvir no estúdio trocando licks, acrescenta May.

Nós limpamos a mixagem e agora o som do EVH é maior que a vida. Você ouvirá o desenvolvimento de seu solo, que sempre considerei uma das melhores coisas que ele fez… um verdadeiro clássico imortal das peças de Ed Van Halen.

Um crachá e um livreto com extensas notas completam o conjunto de caixas. Um pôster será exclusivo para os pedidos de box set feitos através do site QueenOnline.com, onde também estarão disponíveis álbuns de vinil preto de 180g, cassete e discos de imagem.

Completo com uma recriação digital da arte do material original de 1983, Star Fleet Sessions não apenas brilha de novo. Ao longo de 136 minutos de áudio, o box leva você para trás da cortina, destacando a eletricidade que tornou o projeto um capítulo tão especial na vida e na carreira de Brian.

Está tudo aqui. Tudo isso ! Cada nota que tocamos nesses dois dias inesquecíveis e emocionantes está aqui, em exibição pela primeira vez. Ouvir essas sessões, especialmente por meio da nova restauração e mixagens que já produzimos, ainda me dá arrepios, diz ele. Uma cápsula do tempo de um momento irrepetível, esta caixa tão esperada e cuidadosamente selecionada prova o porquê.

 

BRIAN MAY + FRIENDS: STAR FLEET PROJECT – 40th Anniversary Edition

TRACKLISTINGS

Star Fleet Sessions Box Set  

Format: 2CD + LP (Vinil vermelho) + 7” (Vinil Preto)

CD1: Star Fleet Project + Beyond

  1. Star Fleet (Edited Single Version / 2023 Mix)
  2. Let Me Out (2023 Mix)
  3. Blues Breaker (2023 Mix)
  4. Cynthia Fox Release Day Interview 1983
  5. Bob Coburn Rockline Interview 1984
  6. Let Me Out (Live at The Palace Theater, LA / 1993)
  7. We Will Rock You (Live at The Palace Theater, LA / 1993)
  8. We Will Rock You – Fast (Live at The Palace Theater, LA / 1993)
  9. Star Fleet (Complete Version / 2023 Mix)

CD2: Star Fleet The Complete Sessions

  1. Star Fleet (Take 1)
  2. Star Fleet (Take 2)
  3. Star Fleet (Take 3)
  4. Star Fleet (Take 4)
  5. Star Fleet (Take 5)
  6. Solo Jam
  7. Star Fleet (Take 7)
  8. Star Fleet (Take 8)
  9. Star Fleet (Take 10)
  10. Star Fleet (Take 11)
  11. Star Fleet (Alternative Overdub EVH Solo)
  12. Jam
  13. Let Me Out (Rehearsal 1)
  14. Let Me Out (Rehearsal 2)
  15. Boogie Woogie Jam
  16. Let Me Out (Take 1)
  17. Jazz Police
  18. Let Me Out (Take 3)
  19. Let Me Out (Take 4)
  20. Jam (Let’s Do The Show Right Here)
  21. Let Me Out (Take 6)
  22. Funky Jam
  23. Let Me Out (Take 7 False Start)

LP: Star Fleet Project (180g Red Vinyl)

1.    Star Fleet (2023 Mix)

2.   Let Me Out (2023 Mix)

3.    Blues Breaker (2023 Mix)

7” Single Star Fleet 

  1. Star Fleet (Edited Single Version / 2023 Mix)
  2. Son Of Star Fleet (2023 Mix) – Exclusive to the box set 7”

Star Fleet Project + Beyond

Format: 1CD

  1. Star Fleet (Edited Single Version / 2023 Mix)
  2. Let Me Out (2023 Mix)
  3. Blues Breaker (2023 Mix)
  4. Cynthia Fox Release Day Interview 1983
  5. Bob Coburn Rockline Interview 1984
  6. Let Me Out (Live at The Palace Theater, LA / 1993)
  7. We Will Rock You (Live at The Palace Theater, LA / 1993)
  8. We Will Rock You – Fast (Live at The Palace Theater, LA / 1993)
  9. Star Fleet (Complete Version / 2023 Mix)

Star Fleet Project

Format: 1LP 180g black vinyl / 1LP picture disc / Cassette

  1. Star Fleet (2023 Mix)
  2. Let Me Out (2023 Mix)
  3. Blues Breaker (2023 Mix)

Star Fleet / Let Me Out – Double A Side Single

Format: 7” Vinyl (Red Vinyl) / CD Single

 

Fonte: www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *