Queen The Greatest – Episódio 29 – Rock In Rio

Queen The Greatest: uma celebração de 50 dos melhores momentos da história do Queen até agora.

Uma série de 50 semanas no YouTube celebrando momentos-chave na história do Queen nos lembrando por que o Queen e sua música continuam a ser amados em todo o mundo

Nenhuma celebração dos melhores momentos do Queen estaria completa sem relembrar sua apresentação recorde no festival inaugural do Rock In Rio. Com algumas raras entrevistas da festa pós-show.

Revisitando um dos momentos mais icônicos e grandes conquistas do Queen, a estreia do Queen no Rock in Rio é o foco do Queen The Greatest desta semana.

Em janeiro de 1985, o Queen voou para o Rio de Janeiro, no Brasil, para protagonizar o que seria o maior festival de rock já realizado. Queen seria a atração principal do festival de 10 dias que se apresentaria na noite de abertura em 11 de janeiro, e o show de encerramento em 18 de janeiro.

Ao longo das duas noites, a banda se apresentou para mais de 600 mil fãs brasileiros ansiosos e famintos por rock. Destaques editados exibidos no canal de televisão nacional Rede Globo em toda a América do Sul foram assistidos por quase 200 milhões de pessoas.

Foi o início de um caso de amor de décadas entre a banda e a América do Sul.

As experiências anteriores do Queen na América do Sul eram um prenúncio do que estava por vir, mas dificilmente poderiam tê-los preparado para uma recepção avassaladora que receberiam em seu retorno ao Brasil.

Entrevistador: “Freddie, posso parar você por um minuto e perguntar como tudo está indo?”

 

Freddie: “Eu acho que tudo vai ficar bem. Eu tenho nervosismo na primeira noite, eu acho, esta é a primeira grande noite. Vamos ver as outras bandas e ver como está indo tudo. Eu só quero ter uma noção de tudo isso.

 

Em um local especialmente construído para abrigar impressionantes 250.000 pessoas, o Queen subiu ao palco às 2 horas da manhã do dia 12 de janeiro. No entanto, apesar da hora final, eles foram recebidos por uma multidão extremamente excitante, estendendo-se até onde os olhos podiam ver.

Sua primeira noite entregou outro show espetacular, e como uma rara reportagem da BBC TV da festa pós-show no famoso Hotel Copacabana Palace, no Rio, a banda claramente não queria que essa noite especial terminasse.

Entrevistador: “Como é olhar para toda essa quantidade enorme de pessoas?”

Freddie Mercury: “Bem, é incompreensível, sabe, e para mim eu só… é como uma dona de casa, para ser honesto, apenas vá lá e faça meu trabalho e depois volte para casa.

 

Entrevistador: “Certamente, não pode ser como ser uma dona de casa?”

Freddie Mercury: “Oh, você sabe o que quero dizer. É só um trabalho para mim de qualquer maneira, mas é incompreensível, o que posso te dizer, é incrível. Quero dizer, você viu aquelas pessoas lá.

 

Entrevistador: “Então pessoal, como vocês sentiram tudo isso hoje à noite?”

Roger Taylor: “Muito bem. Fantástico. Nossa maior audiência até agora, eu acho.

 

Freddie Mercury: “Quando você tem uma multidão tão grande como esta, e o evento, a adrenalina só toma conta de você, e então eu acho que eu estava meio que saltitando mais do que o habitual, eu não sei.”

Roger Taylor: “A única coisa era que era muito tarde quando nós continuamos, mas todo mundo ficou assim, quero dizer, foi realmente ótimo.”

 

Entrevistador: “Para muitas bandas esta foi uma primeira visita à América do Sul, foi o Queen que abriu a trilha em duas turnês anteriores, sendo a primeira banda de big rock a vir aqui.”

Freddie Mercury: O governo realmente queria que estivéssemos aqui, e eu acho. Muitos dos grupos ficaram com medo de vir aqui nos primeiros dias, por assim dizer, e decidimos acreditar. E olhe o que aconteceu! ”

 

Entrevistador: “O Queen ganhou muitos fãs no Brasil, alguns dos quais conseguiram convencer Brian May a vir brincar na praia”.

Os fãs do Queen colocaram quinhentas velas acesas na areia soletrando o nome da banda. Observando isso, Brian e sua filha deixaram a festa por um tempo para se juntar aos fãs na praia, um gesto que os fãs ainda lembram até hoje.

O Queen voltaria ao Rock in Rio em 2015 com Adam Lambert, para o aniversário de 30 anos do Festival – mais uma vez recebendo uma reação arrebatadora.

Olhando para o Rock in Rio de 1985, tinha sido uma forma extraordinária de começar o ano, e como a banda deixou o Brasil, eles devem ter se perguntado se haveria um evento tão notável como aquele que tinha sido.

Mal sabiam eles que a resposta para essa pergunta estava a apenas alguns meses de distância… como vamos descobrir no próximo episódio de Queen The Greatest.

Crédito da foto: Foto Richard Young

Semana que vem – Live Aid.

 

Fonte: www.queenonline.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *