Como Brian May acabou gravando música com os Paralamas do Sucesso

Vários encontros na estrada levaram a uma sessão de gravação regada a vinho e, curiosamente, patoladas

“Severino” é o último álbum do período considerado “experimental” dos Paralamas do Sucesso, durante qual o grupo passou por uma queda de popularidade no Brasil. Mesmo assim, tem a distinção de contar com a produção de Phil Manzanera, do Roxy Music, e a participação especial de ninguém menos que Brian May, guitarrista do Queen, em “El Vampiro Bajo El Sol”.

Durante um artigo workshop da IG&T (transcrição via Whiplash), o vocalista e guitarrista Herbert Vianna falou sobre as origens dessa colaboração. Segundo ele, May conhece sua banda desde a primeira edição do Rock in Rio.

“A primeira vez que estive com o Brian May foi em 1985 no Rock in Rio. Éramos da mesma companhia, então rolou uma conferência de imprensa e ele estava lá. Ele é um cara atencioso, humilde e educado. Em 1993, eu estava tocando no Uruguai junto com ele, que estava cantando um disco solo não muito bem sucedido. Era nosso momento máximo no universo latino-americano. Nosso maior show até hoje foi na Argentina, para 90 mil pagantes. Naquela noite, a plateia era completamente nossa. Ele estava tocando coisas solo que ninguém conhecia. Ele ficou do lado do palco e assistiu. Ficou admirado com a reação da plateia.”

Surgiu, então, a ideia de convidar os Paralamas do Sucesso para uma turnê pela Europa. A evolução até a parceria em estúdio acabou sendo natural.

“Voamos juntos para Buenos Aires. Ele sentou do lado do Bi Ribeiro e do meu. Conversamos muito. Ele disse que ia fazer uma excursão pela Europa e queria que nós abríssemos. Nós não acreditamos, mas uma semana depois vieram as datas. Fizemos 17 shows com ele. Quando estávamos gravando o ‘Severino’, na Inglaterra, pensamos em chamar ele para tocar um solo numa música. Nunca achei que fosse se concretizar. Um dia de manhã, chego no estúdio e quando entro vejo a guitarra dele. Ele estava lá! Achei que ele fosse levar 1 ou 2 horas no máximo. Ele tocou 13 horas! Sempre achando que podia fazer melhor. Com a maior humildade, quis fazer um vocal também. No final, bebemos três garrafas de vinho, passávamos a mão na bunda dele e tudo! [risos]. Um dos sujeitos mais impressionantes que conheci!”

Os Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna e Brian May

Brian May teve uma influência enorme em Herbert Vianna, a ponto do líder dos Paralamas do Sucesso ter mudado seu equipamento ao vivo e adquirido até uma réplica da Red Special, instrumento do guitarrista do Queen.

Quando o brasileiro sofreu um acidente grave de ultraleve, que o deixou paraplégico e matou sua esposa, Lucy, o inglês mandou uma mensagem desejando uma boa recuperação.

Fonte: https://igormiranda.com.br

 

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *