“A Night At The Odeon – Hammersmith”, do Queen, mais um “live” póstumo lançado na vasta discografia da Rainha

Queen – A Night At The Odeon

Queen – A Night At The Odeon

– No dia 20 de novembro de 2015, foi lançado o Show Queen – A Night At The Odeon, nas versões CD / DVD / SD Blu-Ray / CD + DVD / CD + SD Blu-Ray / 2LP, um Box Set de Luxo, e em formato digital.

 

                  

 

– Para celebrar o ano de maior sucesso em sua carreira até o momento, o Queen voltou a fazer um show extra no Hammersmith Odeon de Londres na véspera de Natal de 1975.

 

– O Hammersmith Odeon era um local de prestígio que a banda estava ansiosa para reivindicar como seu próprio tendo experimentado como grupo de apoio para Mott The Hoople em 1973. A banda já havia tocado quatro shows no local no final de novembro/início de dezembro como parte de uma turnê esgotada no Reino Unido de 25 datas.

– Ao mesmo tempo, Bohemian Rhapsody estava em um recorde de nove semanas no topo da parada de singles do Reino Unido.

– O show A Night At The Odeon forneceria ao Queen uma das maiores audiências de toda a sua história.

– Ao ser televisionado ao vivo no Old Grey Whistle Test da BBC TV do Reino Unido e transmitido simultaneamente na Rádio Nacional 1, o show levaria a banda para milhões de casas em todo o país, coroando o Queen como a maior banda de rock do Reino Unido.

– Mas apesar de todos os preparativos, havia algumas coisas além do seu controle que significavam que a banda não estava tomando como certo que era algo que eles seriam capazes de fazer.

Roger Taylor 

Foi muito difícil. Você está apenas começando a relaxar e, na verdade, você tem que voltar e fazer este show tão importante. Foi muito importante o fato de que iria ser transmitido ao vivo na véspera de Natal … Lembro-me de pensar ‘ah, vamos ter perdido nosso ímpeto e esse tipo de coisa incrível que você desenvolveu em uma turnê, e eu me lembrei de estar bastante, mais ou menos, preocupado com isso.

– Mas como o áudio raro da verificação de som prova. a banda estava em boa forma e trabalhou duro para garantir que esta seria uma noite que o público não esqueceria.

– Apesar de suas reservas, o show foi impecável, e A Night At The Odeon continua a ser considerado como uma das melhores performances do Queen – estimado porque também representa a primeira performance ao vivo filmada de Bohemian Rhapsody.

– E como pode ser visto em um momento de Brian May no show – ser capaz de terminar um ano tão agitado e significativo tão em alta, significou o mundo para a banda.

Brian May:

Você sabe que levamos nosso show ao redor do mundo, mas nunca chegamos a tantas pessoas ao mesmo tempo, e isso foi muito bom. Muito obrigado por nos dar um bom ano, gostaríamos de deixá-lo no colo dos Deuses.

 

Curiosidade: As fitas originais do show foram posteriormente acreditadas como perdidas, antes de serem recuperadas em 2009 e restauradas pelos engenheiros de som do Queen Justin Shirley-Smith, Kris Fredriksson e Joshua Macrae. O show re-mastered e restaurado foi exibido em uma exibição especial em 8 de outubro de 2015 no Olympic Studios em Londres, onde algumas das partes de A Night At The Opera haviam sido gravadas.

 

Algumas curiosidades sobre o lançamento do show em CD/DVD:

– Além de imagens de áudio e visual do show, as versões em DVD e SD Blu-Ray apresentam dois bônus especiais – Looking Back At The Odeon, um documentário de 22 minutos com uma entrevista inédita com Brian May e Roger Taylor por Bob Harris (apresentador do programa Old Grey Whistle Test).

– As versões apresentam também o Live At The Budokan – Japão 1975, gravado em 01 de maio de 1975, com três músicas: Now I’m Here, Killer Queen e In The Lap Of The Gods… Revisited, gravados durante sua famosa turnê.

Sobre aquela noite Bob Harris comenta:

A véspera de Natal de 1975 marcou um momento importante na história do Old Grey Whistle Test e do Queen. A banda estava em clima de festa no Hammersmith Odeon naquela noite e não é de admirar. Eles já haviam passado a melhor parte de um mês no topo da parada de singles do Reino Unido com o sensacional Bohemian Rhapsody, cujo vídeo redefiniu instantaneamente a apresentação de música na TV.

Eles estavam no auge de seus poderes – confiantes e afiados no final de uma turnê pelo Reino Unido. Eu vesti cartola e sobrecasaca para saudá-los e apresentá-los antes que eles tocassem um dos melhores sets que eu já tinha visto. Foi uma noite incrível, mas foi mais ainda do que isso. Foi o momento em que o Queen se tornou superstar.

  Bob Harris

O setlist de A Night At The Odeon – Hammersmith 1975 é:

Now I’m Here
Ogre Battle
White Queen (As It Began)
Bohemian Rhapsody
Killer Queen
The March Of The Black Queen
Bohemian Rhapsody (Reprise)
Bring Back That Leroy Brown
Brighton Rock
Guitar Solo
Son And Daughter
Keep Yourself Alive
Liar
In The Lap Of The Gods… Revisited
Big Spender
Jailhouse Rock Medley
Seven Seas Of Rhye
See What A Fool I’ve Been
God Save The Queen

 

Vídeo do Show

 

Trailer do lançamento do Show

 

Fontes: www.queenonline.com

www.nme.com

www.queenconcerts.com

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *