Entrevista de Roger Taylor ao “Jornal O Globo”

A se tomar somente por “Bohemian Rhapsody”, o filme, a ideia de que o baterista do Queen, Roger Taylor, tinha uma carreira solo antes mesmo da morte de Freddie Mercury — e com dois álbuns lançados, “Fun in space” (1981) e “Strange frontier” (1984) — se torna verdadeiramente inconcebível.

Mas esta é a vida real, e esta sexta-feira, dia 01 de outubro, o músico inglês de 72 anos lançou nas plataformas o seu sexto solo, Outsider — que vem a ser sua atividade extracurricular enquanto o Queen não volta aos palcos com o cantor Adam Lambert. Uma turnê europeia da lendária banda (que hoje mantém Taylor e o guitarrista Brian May como integrantes originais) está marcada para os meses de maio, junho e julho de 2022. E outros shows devem rolar.

— Adoraríamos voltar ao Brasil. E ao Rio. Temos uma grande história aí, lotamos duas noites seguidas de Morumbi em 1981, depois teve o Rock in Rio em 1985. Aliás, ouvi, sim, que vai ter um Rock in Rio ano que vem (em setembro)… quem sabe? Eu não sei (risos)! — tenta despistar um simpático Taylor, em entrevista por Zoom, em meio a “um dia inglês deprimente… o que é normal”.

Sua carreira solo, diz o baterista, sempre foi algo estimulado pelos colegas de Queen. E vice-versa.

— Eu, por exemplo, tinha uma música, “Heaven is for everyone”, e Freddie dizia que queria cantá-la. E um dia ele acabou cantando (a gravação com Mercury foi lançada em 1988 na versão inglesa do disco da banda paralela de Taylor, The Cross, e, em 1995, os vocais foram usados em regravação para o disco póstumo do Queen “Made in Heaven”). Foi ótimo, porque Freddie canta bem melhor que eu! Todos nós apoiávamos uns aos outros — ele conta.

 

RogerTaylor (à esquerda) com o Queen, em 1985, no Rio de Janeiro / Foto: Agência O Globo

Autor de canções de sucesso gravadas pelo Queen, como I’m in love with my car e Radio ga ga, Roger Taylor admite que nunca foi fácil emplacar uma canção nos discos do grupo.

— Algumas vezes, Freddie passou por períodos de muita criatividade e vinha com umas canções muito boas, que não dava para deixar de fora. Da mesma forma, nos anos 80, eu e John (Deacon, o baixista, que deixou a carreira com a morte de Mercury) começamos a compor mais. Funcionava bem. No fim das contas, foi ideia de Freddie que depois de um tempo todas as canções, não importava quem compusesse, deveriam ser registradas como do Queen, para não termos discussões sobre a grana dos direitos — diz o baterista, tido como o compositor principal de “One vision”, hit do grupo assinado coletivamente.

Primeiro single de Outsider, o rock agridoce We’re all trying to get by (que Taylor canta com a estrela escocesa KT Tunstall) foi uma canção surgida no isolamento da pandemia de Covid-19.

— Estávamos trancados em casa, tentando nos virar, nos perguntando se a comida ia chegar e quando tudo isso ia terminar. E aí me dei conta de que todo mundo estava na mesma situação. E também os animais, plantas e vírus, todos estavam tentado se virar, sobreviver. É uma dessas verdades universais, bem óbvia — discorre

Do lado oposto a músicos anti-vacina como Eric Clapton e Van Morrison, Roger Taylor — um ex-biólogo, por sinal — diz que

“a vacina é um presente do céu”.

— Há tantos anos temos tomado vacinas, seja para pólio, seja para gripe. Por que alguém iria se recusar a tomar uma vacina para a Covid-19? Não dá para acreditar que isso seja fruto da ignorância — indigna-se. — Não sei o que fizemos da ciência, tem tantas pessoas hoje em dia querendo acreditar em ridículas teorias da conspiração…

Sobre o que esperar do álbum “Outsider” — termo que pode ser traduzido como forasteiro, intruso ou alguém visto como estranho no meio em que vive —, Roger Taylor dá algumas pistas:

— O disco reflete o fato de que estou mais velho, reflexivo e emotivo. Eu me sentia um outsider, especialmente no colégio, eu não queria jogar bola… E, quando o Queen começou, nós éramos muito diferentes do que estava rolando no rock.

Brian May (à esquerda), Adam Lambert e Roger Taylor: o Queen que se apresentou no Rock in Rio de 2015 Foto: Fernando Lemos / Agência O Globo

No sábado, Roger Taylor começa uma pequena turnê britânica com sua banda solo para mostrar o repertório de Outsider  (“será muito bom ver um público de verdade novamente depois de todo esse tempo em casa!”). E, nas horas vagas, prepara o espírito para a volta do Queen aos palcos, com Adam Lambert — americano revelado pelo programa “American Idol”, que começou a excursionar com ele e Brian May em 2014 (e no ano seguinte chegou com eles ao Brasil, no Rock in Rio).

— Ele não é Freddie Mercury mas é Adam Lambert, e serve muito bem ao Queen. Ficamos muito fortes nesses últimos anos, e Adam também cresceu como performer — diz o baterista que, nesses últimos anos, também viu crescer uma indústria Queen, com musicais e covers (até mesmo um chancelado por eles, o Queen Estravaganza, que tem o brasileiro Alírio Netto nos vocais). — Não posso fazer nada em relação aos covers, eles estão em todo canto… Mas, creia, nós fazemos melhor!

 

Fonte: Baterista do Queen defende a ciência e diz que álbum solo reflete seu momento: ‘Estou mais velho, reflexivo e emotivo’ – Jornal O Globo

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

We Will Rock You no Japão Vídeos

Postado por - 1 de setembro de 2005 0
Ainda que lamentavelmente We Will Rock You no Japão chegue ao fim, você pode ver os videos:Report 001 – Highlight…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *