A carreira de Roger Taylor está chegando ao fim?

No meio de uma entrevista para a Revista Billboard, para discutir seu novo álbum The Outsider Tour Live e outros assuntos, Roger Taylor, casualmente comenta:

Estou chegando ao fim da minha carreira agora – mas ainda estou no trabalho e amando, realmente gostando.

Há muitas evidências para apoiar essa afirmação.

Há um ano, Taylor lançou Outsider, seu primeiro álbum solo em oito anos, e fez uma caminhada de 14 datas no Reino Unido para apoiá-lo. No início deste ano, ele tocou na Europa com o Queen + Adam Lambert. Em março, ele recebeu uma comenda da Ordem do Império Britânico (OBE) no Castelo de Windsor do então príncipe, agora rei Carlos. E enquanto falamos, Taylor está a poucas horas do segundo Show Tributo a Taylor Hawkins, realizado em Los Angeles, onde ele e Brian May tocarão músicas do Queen com Foo Fighters, P!nk, Justin Hawkins das Trevas e o filho de Taylor, Rufus.

The Outsider Tour Live, lançado em 30 de setembro, apresenta 22 faixas de vários locais da turnê de 2021, incluindo material outsider, bem como favoritos do Queen e outras coisas, como Rock and Roll, do Led Zeppelin, Heroes de David Bowie e Tutti Frutti, de Little Richard, com May fazendo uma aparição, bem como A Kind of Magic, do Queen.

Certamente parece que Taylor está se divertindo com isso, o que – idade à parte – nos faz tomar qualquer comentário sobre o fim estar próximo.

Você se divertiu tanto na turnê solo quanto no álbum ao vivo?

Roger: Espero que seja divertido ouvir o álbum. Obviamente eu não sou o melhor juiz, mas toda a turnê foi realmente concebida para ser divertida. Não é uma coisa grande e ambiciosa do estádio ou algo assim. Era uma turnê menor e íntima, e eu só gostava de estar lá, na frente novamente, o que eu não fazia há muito tempo. E eu tenho uma banda tão grande, foi uma alegria. Gostei de todos os shows. Eu estava ansioso por todos os shows, e espero que isso venha nesta gravação.

Você está naturalmente confortável como um frontman?

Roger: Eu certamente estava nesta turnê, eu acho que principalmente porque os locais não eram enormes como a nave-mãe (Queen) estaria tocando. Eu não acho que eu sou um ato de estádio, mas eu realmente gostei desse tamanho de local.

Adam lhe ofereceu algum guarda-roupa quando soube que você faria sua própria turnê?

Roger: (risos) Não! Eu não… As roupas do Adam não me serviriam nem um pouco. Eu sempre gosto de me vestir um pouco, mas não até esse ponto. Ou como Freddie , você nunca soube o que ele ia aparecer de um dia para o outro.

Como você escolheu quais músicas do Queen eram apropriadas para você se apresentar?

Roger: Eu tenho Radio Ga Ga, These are The Days Of Our Lives. São canções que foram sucessos, então as pessoas os conheciam. Acho que as pessoas gostam de ouvir músicas que conhecem – o velho ditado, Toque os hits! Então é bom ter os hits para polvilhar entre algumas canções não tão conhecidas. Não foi difícil, na verdade. Eu nunca pensaria em cantar Bohemian Rhapsody ou mesmo We Are the Champions. Você precisa de um cantor mais diva para cantar essas músicas. Já cantei The Show Must Go de vez em quando, mas é difícil.

Você faz uma rachadura antes de I’m in Love With My Car, que você escreveu, sobre sua interpretação no filme Bohemian Rhapsody. Ficou mesmo irritado com isso?

Roger: Não, de jeito nenhum. Você tem que ter senso de humor. E eu me lembro – Eu não acho que Brian levou a música a sério; ele sentiu como, realmente, como alguém pode estar apaixonado por um carro? Mas ele não é muito ligado em carros. Então, não, não me incomodou. Eu achei muito engraçado, e havia um elemento de verdade lá também.

Como Brian acabou tocando no seu show em Londres e aparecendo no álbum?

Roger: Obviamente, Brian e eu estamos em contato o tempo todo. Já estamos há mais de 50 anos. Gostamos muito um do outro. Ele obviamente espera, e ele deve esperar, ser convidado para ser um convidado no show de Londres. É sempre bom ter Brian no palco. Eu acho que ele é um dos melhores guitarristas do mundo e um grande músico. Era obrigatório que ele estivesse em um show, pelo menos.

Em março, você recebeu na OBE. O que acha da morte da Rainha Elizabeth?

Roger: Bem, era obviamente inevitável. Foi um evento gigantesco, na verdade, no Reino Unido. Ela tinha sido uma espécie de pivô da nossa vida. Ela sempre esteve lá. Ela está no dinheiro. Ela está nos selos e tem sido a grande constante na sociedade britânica em toda a minha longa vida. A rainha era uma espécie de mãe imaginária de todos de certa forma, então era um grande negócio. Ela era a profissional perfeita, quer você apoie a ideia de monarca ou não. É um conceito bem estranho, na verdade, mas ela era muito boa nisso, em seu trabalho.

Ela sabia e assim havia uma banda chamada Queen?

Roger: (risos) Ela certamente sabia, porque Brian tocou no telhado dela para o seu 50º aniversário e então fizemos o Jubileu de Platina recentemente. E ela fez um pequeno filme com Urso Paddington Bear e ela bateu We Will Rock You em uma xícara de chá e pires. Ela definitivamente estava ciente de nós, sim.

Você gentilmente dedicou seu OBE a Taylor Hawkins…

Roger: Se isso o trouxesse de volta, eu deixaria que eles o tivessem de volta.

O show de Los Angeles parecia diferente de Londres algumas semanas antes?

Roger: Era diferente, na verdade, porque o de Londres era mais um show perfeito com um monte de sequência pouco filmada no meio e tantos atos. (Los Angeles) era mais como um desfile de rock de verdade. Foi uma ênfase no rock duro, pesado, e apenas um ato após o outro e um desfile de bateristas como você nunca viu, todos os melhores bateristas de rock n’ roll do mundo. Foi uma noite fantástica, apenas uma noite maravilhosa para minha grande amiga Taylor.

Isso te lembrou de tudo o Concerto Tributo ao Freddie Mercury em 1992?

Roger: Bem, na verdade, Pat (Smear) e Dave (Grohl) estavam me dizendo que era o modelo que eles usaram, o Show Tributo a Freddie. Eu estava muito envolvido nisso, então esse foi o modelo em que eles construíram esses shows – o que é bom porque sempre fomos próximos dos Foo Fighters. Nós adoramos essa banda, como a família.

Diz algo sobre a música do Queen que pode ser feito tão bem em tais circunstâncias, com uma variedade de pessoas diferentes executando-a?

Roger: Acho que deve. Acho que um dos nossos pontos fortes é nosso trabalho. Eu acho que as músicas são muito fortes – obviamente há um monte de músicas muito conhecidas, mas também alguns dos cortes mais profundos. Acho que nossa composição é boa e sólida e tem qualidade. Parece ter muito poder de permanência. Acho que isso é a prova do pudim, de certa forma. Era tudo o que queríamos fazer. queríamos entreter a quantidade máxima de pessoas.

O que vem depois?

Roger: Não tenho nenhuma ideia solo no momento. Acho que o Queen fará uma turnê novamente, e espero que possamos fazer uma turnê pela América do Norte – mas acho que não por um ano. Acho que merecemos um tempo livre agora. Brian e eu gostamos muito do que estamos fazendo hoje em dia. Não fazemos nada que não tenhamos vontade de fazer, mas felizmente ainda somos capazes de fazê-lo – quando queremos.

 

Fontes: www.queenonline.com e www.billboard.com/

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *