Fatos sobre o 45º aniversário de Bohemian Rhapsody: Elton John ficou Horrorizado quando soube

A legendária música do Queen ‘Bohemian Rhapsody’ foi lançado há 45 anos atrás, em 31 de outubro de 1975, porém não é o único maior single do Reino Unido de todos os tempos, e, até mesmo Elton John ficou chocado ao ouvi-la. Você sabe o que BiSmillah e Scaramouche significam, ou quem cantou aquelas notas realmente altas?

Notoriamente, muitos executivos de gravadoras e até outras estrelas pop ficaram chocados quando a banda anunciou o single principal de seu novo álbum, A Night At The Opera. Parte da preocupação era a duração da música, marcando 5,55 minutos, quando a reprodução de rádio normalmente exigia um tempo máximo de execução de três minutos. O próprio Elton John previu que nunca seria um sucesso, e não apenas pela duração, mas o Queen manteve-se firme e lançou Bohemian Rhapsody em 31 de outubro de 1975.

Elton recebeu uma prévia exclusiva da música de seu empresário (e ex-namorado) John Reid, que acabara de contratar o Queen. Em sua autobiografia Me, Elton revela sua primeira reação: “Ouvimos a música e balancei a cabeça, incrédulo”. Ele descreve como disse a John: “Você não vai realmente lançar isso, vai? Por um lado, tem cerca de três horas. Por outro, é a coisa mais animada que já ouvi na minha vida. E o título é absolutamente ridículo também.” A estrela estava completamente errada sobre as chances da música nas paradas, mas ainda riu por último, levando Bohemian Rhapsody ao topo dos singles mais vendidos do Reino Unido junto com seu relançamento de Candle in the Wind, com Do They Know It’s Christmas do Band Aid.

A gravadora queria lançar ‘You’re My Best Friend’, de John Deacon, como o single principal e inicialmente provou que estava certo quando o rádio não estava disponível no momento. A bola de neve começou a crescer quando Kenny Everett entrevistou seu amigo Freddie ao vivo durante seu programa na ‘Capital Radio’ e tocou a faixa inteira. Na verdade, ele amou tanto que tocou a música 14 vezes no último fim de semana de outubro de 1975. Na manhã de segunda-feira, lojas de discos e estações de rádio em todo o país foram bombardeadas com pedidos e a história estava prestes a ser feita.

O nervosismo da gravadora era compreensível, já que ‘A Night at the Opera’ foi o álbum mais caro já feito na época. O Queen usou seis estúdios diferentes para gravá-lo. Em contraste, o vídeo de ‘Bohemian Rhapsody’ foi filmado em três horas, no espaço de ensaio da banda, por uma soma muito mais razoável de £ 3.500. Quanto àquelas notas agudas ensurdecedoras, foi o outro vocalista multi-oitava residente da banda que as forneceu, com o falsete fenomenal de Roger Taylor. Freddie, é claro, forneceu a música e aquelas letras infames e obscuras.

A canção está repleta de referências a figuras bíblicas e outras religiosidades, bem como uma astronômica para Brian May. Scaramouche é um personagem comum da ‘commedia dell’arte’ (drama improvisado do século 16 italiano), um bufão que sempre consegue se esquivar das situações complicadas, enquanto Bismillah é a frase islâmica que significa “Em nome de Deus, o mais gracioso, o mais misericordioso.” Belzebu é outro nome para o Diabo. Galileu, é claro, é o famoso astrônomo conhecido por ser o primeiro a usar um telescópio refrator. Você pode ter que perguntar a Brian May o que isso significa. Um último jogo de palavras estava realmente além do controle da banda, mas sem dúvida os teria divertido. Com todas as mamma mias na letra, é irônico que a música que encerrou a corrida de nove semanas do Queen no número um fosse na verdade ‘Mamma Mia’, do ABBA.

 

Fonte: www.express.co.uk

 

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *