Como o Queen se inspira para compor suas músicas?’ – Por Sheila Pauka

Sim, o Queen raramente falava de suas inspirações para as suas músicas

A música tem a ver com uma série de experiências pessoais dos últimos anos. Prefiro não falar sobre o que em detalhes, porque não gosto de explicar músicas. As pessoas deveriam descobrir por si mesmas, eu acho ! 

– John, em 1978, sobre Spread Your Wings.

 

 Nós não fazíamos muitas perguntas sobre o significado das músicas. 

– Brian.

Meu processo de composição não envolve muito planejamento. Eu não acordo de manhã e penso – ‘ vou escrever uma música pro Queen hoje’ , ou ‘ vou escrever uma música para o novo Álbum solo ‘.

Eu não costumo pensar sobre onde uma música vai acabar. 

– Roger.

 

 Se você vê, então está lá, querida !

– Freddie

Alegorias, analogias, citações eruditas, símbolos, fantasia, metáforas …

– As canções do Queen, aparentemente simples, revelam uma certa complexidade. Basta pensar no texto de Bohemian Rhapsody, que também tem referências místicas, e 39 que fala sobre viagens interestelares e remete às teorias de Einstein.

– Por outro lado, os 4 magníficos também eram graduados e muito inteligentes. Muitas vezes a imprensa pedia explicações sobre seus textos enigmáticos, mas eles diziam o mínimo e davam de ombros.

– Ainda hoje, os jornalistas tentam roubar de Brian e Roger os segredos por trás de suas músicas.

– Mas, como eram todos compositores e se conheciam bem, pergunta-se – conversavam sobre isso entre si ?

Estávamos muito, muito próximos “, revela Brian em uma entrevista, ” mas haviam tópicos que não abordávamos … Uma coisa sobre a qual geralmente não conversávamos é o significado das músicas.

Nós nunca dissemos – ‘ eu escrevi essa música sobre isso ou aquilo ‘. Mas sim – ‘ aqui está a música, aqui estão as palavras, aqui está a melodia. Ouçam e vamos tentar fazer ‘.

Nós não nos perguntávamos – ‘o que é isso ? O que estamos tentando dizer aqui ?’

Era tudo escondido, não dito … Era como se a arte ficasse por conta própria e não quisesse ser discutida – ela só queria ser feita.

Tínhamos pincéis na mão, estávamos pintando a tela …”

 

Fontes –

Revista Classic Rock, em 27/11/21.

Queen Universe

Foto da Internet.

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *