Brian May relembra parceria com Eddie Van Halen no EP solo “Star Fleet”, de 1983

O Queen surgiu em 1973 com seu álbum de estreia, autointitulado, e chegou ao final da década como uma das maiores bandas do mundo. No entanto, a relação entre os integrantes foi se desgastando com a fama, as drogas e desejos artísticos conflitantes. E com a chegada dos anos 80 a coisa só se agravou.

Em “Hotspace” (1981), a guitarra deu lugar aos sintetizadores e o rock pesado deu lugar ao tipo de música que na época embalava as pistas de dança. Em 83, a situação chegou ao ponto em que eles começaram a buscar em carreira solo uma válvula de escape criativa.

Enquanto Freddie Mercury deu início à produção de “Mr. Bad Guy” (1985), Brian May lançou o EP “Star Fleet Project” como Brian May + Friends. Uma das grandes atrações daquele trabalho foi a participação de Eddie Van Halen numa das faixas, Blues Breaker, um blues improvisado que foi dedicado a Eric Clapton, mas ele odiou. Confira abaixo:

Conforme publicado pela NME, em entrevista para a Total Guitar, Brian May recordou como foi sua parceria com Eddie Van Halen: “Assim que eu soube da notícia [da morte] de Eddie, eu retornei a ‘Star Fleet’. Eu comecei a revisitar todos aqueles sentimentos que experimentei quando entramos em estúdio para fazer aquilo, o que ajudou a curar minha alma um pouco.”

“Aquele foi um dos grandes momentos da minha vida”, prosseguiu, “porque tocamos uma vez e acertamos. Foi um breve momento, mas um momento de grande alegria tocar com aquele cara. Eu fiquei estupefato com ele tocando! Basicamente, aquilo estava tudo nos dedos dele. Não importa que guitarra pegasse, soava como ele.”

Brian May viu Eddie em ação pela primeira vez em 1978, quando ele abriu para o Black Sabbath — e comparou o impacto com o de Hendrix uma década antes.

“[Eu o conheci] no camarim em Munique quando Van Halen estava abrindo show para o Black Sabbath. Eu já tinha ouvido falar do Van Halen e felizmente tive a oportunidade de assistir eles, porque eu fui por Tony [Iommi]. Mas eu cheguei a tempo de ver Van Halen, e eu fiquei extremamente impressionado com Eddie.”

“Eu fiquei pensando: ‘Nunca vi nada parecido com isso em toda minha vida! Não consigo acreditar!’ foi parecido com ver Jimi Hendrix pela primeira vez. Ele foi o maior. Não havia ninguém que se comparasse a ele, ninguém chegava nem perto. Jamais haverá outro como ele”, concluiu.

 

Fonte: https://whiplash.net/

 

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Brian May no show do Velvet Revolver

Postado por - 9 de setembro de 2004 0
Na sexta-feira (3 de setembro), o guitarrista Brian May (QUEEN) publicou no site BrianMay.com alguns comentários sobre o show do…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *