Ogre Battle – Por Helenita dos Santos Melo

OGRE BATTLE – (6ª música do 2º álbum)

 

– Sem dúvida uma das melhores músicas escritas por Freddie Mercury, Ogre Battle também tem seu lugar como a música mais heavy da banda.

– O cantor nos mergulha em um mundo fantástico, onde ogros se escondem em montanhas de espelhos de dupla face:

“The ogre-men are still inside/From the twoway mirror mountain”

(Os ogros ainda estão dentro/Da montanha de espelhos de duas faces).

– Os integrantes do Queen sempre foram apaixonados pela literatura fantástica, e o universo de J. R. R. Tolkien está muito presente nesse tema.

– Com Ogre Battle, o Queen atinge um verdadeiro nível de perfeição com seus experimentos sonoros pela primeira vez. O trabalho nas harmonias de voz é excepcional e muito bem feito.

– A voz de Roger é absolutamente afinada e se adapta perfeitamente à de seus companheiros.

– Os versos cantados por Freddie são sustentados por uma melodia infalível, e os refrões, de força milimétrica, são sustentados por um jogo de perguntas e respostas entre voz e guitarra que funciona maravilhosamente.

– Para a introdução do tema, Roger Taylor usa o gongo Paiste Symphonic de 60 polegadas disponível nos estúdios Trident. Uma vez que o som do gongo é gravado, a banda decide rodar a fita para trás para dar um efeito reverso, o que cria um som crescendo.

– Totalmente satisfeito com o resultado, Brian pede a Roy Thomas Baker que aplique o mesmo tratamento ao riff de guitarra na introdução.

Vídeo oficial de Ogre Battle

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc)

Tradução: Helenita dos Santos Melo

 

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *