Bohemian Rhapsody poderia ter se chamado Mongolian Rhapsody

O rascunho da letra de Freddie Mercury, a ser leiloado na Sotheby’s, também revela uma versão inicial do verso Mama, just kill a man

Um rascunho inicial da música Bohemian Rhapsody a ser leiloado na Sotheby’s revela um título provisório diferente para o hit de 1975, até então desconhecido pelos fãs e estudiosos da banda.

Em uma das 15 páginas dos primeiros rascunhos da ópera rock, o compositor Freddie Mercury escreveu as palavras Mongolian Rhapsody perto do topo – mas riscou a primeira palavra e escreveu Bohemian acima dela, relata o New York Times.

O rascunho está entre os pertences de Mercury – incluindo seus móveis, figurinos e rascunhos de outros sucessos do Queen, como Somebody to Love, We Are the Champions e Killer Queen – sendo vendidos por sua amiga e herdeira Mary Austin, que em abril disse a BBC que ela estava fazendo isso para colocar seus assuntos em ordem.

A letra de Bohemian – ou Mongolian – Rhapsody foi escrita em papel de carta da extinta companhia aérea British Midland, entre os rabiscos de Mercury.

Em 1976, Mercury disse que nos estágios iniciais de composição da música, quase a rejeitei, mas depois ela cresceu. Os rascunhos são estimados em £ 1,2 milhão (cerca de R$ 8 milhões).

Vários biógrafos do Queen disseram ao New York Times que não sabiam desse título provisório.

Uma das 15 páginas de rascunhos de Bohemian Rhapsody, com Mongolian Rhapsody riscado no topo. Fotografia: Sotheby’s / Queen Music Ltd – Sony Music Publishing UK Ltd

O rascunho do Bohemian Rhapsody também revela uma versão inicial de outro verso. Em vez de “Mama, just killed a man / Put a gun against his head, pulled my trigger, now he’s dead (Mamãe, acabei de matar um homem / Coloquei uma arma na cabeça dele, puxei meu gatilho, agora ele está morto), diz:

Mama    (mamãe)

There’s a war began ( Uma guerra começou)

I’ve got to leave tonight (Eu tenho que sair esta noite)

I’ve got to stand and fight (Eu tenho que ficar e lutar)

 

As famosas exclamações da música estão todas lá – Galileo, fandango, Scaramouche e thunderbolts and lightning (raios e relâmpagos) – ao lado de outras palavras deixadas no chão da sala de edição: matador e Belladonna.

Gabriel Heaton, um especialista no departamento de livros e manuscritos da Sotheby’s, observou que as várias folhas de letras exibem a extensa reformulação que fazia parte de seu processo de composição e acrescentou: O cuidado e os detalhes desses rascunhos são ainda mais notáveis quando eles relacionar-se com um homem que tantas vezes subestimou seu processo de composição. As páginas testemunham as muitas horas que ele dedicou ao aperfeiçoamento de seu ofício, enquanto experimenta e brinca com a linguagem, aprimora e molda as letras e harmonias dessas canções que, para muitos de nós, simplesmente sempre estiveram presentes em nossas vidas.

O guitarrista do Queen Brian May e o baterista Roger Taylor se recusaram a comentar sobre a descoberta.

Bohemian Rhapsody foi o primeiro single do quarto álbum do Queen, A Night at the Opera.

Inicialmente, passou nove semanas como número 1 no Reino Unido e mais cinco após a morte de Mercury em 1991.

Nos Estados Unidos, alcançou a 9ª posição em seu lançamento original, mas subiu para a 2ª posição em 1992 depois de ser destaque no filme Wayne’s World. .

Continua sendo o terceiro single mais vendido do Reino Unido de todos os tempos – certificado quatro vezes como platina – classificado em 17º lugar na lista da Rolling Stone das 500 melhores canções de todos os tempos e, em 2018, deu o título à cinebiografia do Queen dirigida por Bryan Singer.

 

Fonte: www.theguardian.com

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *