Brian May: “Assim nasceu ‘Under Pressure’, nossa parceria com David Bowie”

Nos últimos anos vimos um aumento enorme na quantidade de duetos e colaborações nas discografias dos artistas mais proeminentes da cena musical em geral, porém houve um tempo em que as colaborações não eram apenas o resultado de escolhas de marketing eficazes, eram meticulosamente estudadas à mesa, trata-se de um período áureo para a história da música em que as maiores lendas da cultura musical contemporânea se encontravam para trocar versos, músicas e experiências, enriquecendo um espectro artístico, já por si só muito variado, como o do Rock.

Um dos duetos mais icônicos da história do Rock é certamente aquele entre Queen e David Bowie com “Under Pressure”. A canção é um marco na música moderna e neste artigo relatamos as palavras de Brian May sobre o encontro entre Freddie Mercury e o Camaleão, e o desenvolvimento da lendária faixa.

As palavras de Brian May sobre o encontro entre o Queen e David Bowie

O lendário guitarrista do Queen começou explicando que a banda havia decidido de comum acordo comprar o ‘Mountain Studios’, em Montreux – na Suíça, para poder trabalhar pacificamente pelo tempo que quisessem. May explicou que a banda esteve no local até perto da morte de Freddie.

Na década de 1980 David Bowie morava na Suíça e o guitarrista não hesitou em dizer que a banda vinha se dando bem no estúdio há algum tempo. Foi por essa razão que Bowie não pensou duas vezes antes de visitar o Queen no estúdio para uma saudação.

“Vou ser sincero, já faz muito tempo por isso não é fácil para mim lembrar em detalhes da reunião” – explicou May – Tenho certeza, no entanto, que em algum momento decidimos dar sentido a essa oportunidade, começando a tocar juntos. Primeiro tentamos músicas de outras pessoas, mas depois começamos a propor nossas próprias ideias por sugestão de Bowie. John Deacon tocou um riff de baixo que decidimos focar, mas não antes de irmos a um restaurante local para almoçar juntos”.

O nascimento de Under Pressure

Mais tarde May explicou que quando eles voltaram ao estúdio Bowie foi atingido por um lampejo de gênio, pedindo a Deacon para tocar o riff de baixo que havia tocado com seu ímpeto criativo. A tensão e a adrenalina respiradas no estúdio eram muito fortes, mas no final do dia a banda e Bowie disseram que estavam satisfeitos com o que fizeram juntos.

No dia seguinte, explica Brian, os cinco se reuniram no estúdio e cantaram vozes livres, contribuindo com a faixa. A partir de então David Bowie assumiu o comando e levaria com o Queen o que se tornaria ‘Under Pressure’, uma faixa nascida do instinto e do compromisso, estranhamente aceita pelo Queen, pelo controle assumido por Bowie.

 

Fonte: www.r3m.it

 

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *