Queen The Greatest Live – Episódio 42 – Jailhouse Rock

Queen The Greatest Live: Jailhouse Rock (Episódio 42)

Antes do hino duplo de We Will Rock You e We Are The Champions se tornar seu encore regular, o Queen muitas vezes terminava com uma versão agitada de um clássico de Elvis. Nas filmagens desta semana, assista a todos em todo o bloco de celas – ou, neste caso, no Hammersmith Odeon – dançando ao som do Jailhouse Rock.

 

Enquanto os shows do Queen em meados dos anos 70 levaram o rock ‘n’ roll a uma nova era, a banda frequentemente saudava suas influências formativas como uma despedida.

Antes de maio de 1978, quando We Will Rock You e We Are The Champions fixaram residência permanente na reta final do setlist, a banda era conhecida por mergulhar nos cancioneiros dos grandes pioneiros dos EUA, incluindo Jailhouse Rock de Elvis Presley.

Escrita pela dupla de compositores e produtores Jerry Leiber e Mike Stoller – e gravada pelo Rei para seu filme de mesmo nome de 1957 – o Jailhouse Rock original foi uma rave-up agitada, contando sobre uma festa estridente na prisão do condado. onde a banda da prisão começou a chorar.

Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, nas casas de sua infância, os futuros membros do Queen ouviam atentamente.

Acho que é impossível ter sido criança naquela época e não ter sido influenciado por Elvis. Mas Freddie em particular, é claro. Ele foi um dos grandes heróis de Freddie. Para mim, seus guitarristas foram uma grande inspiração. Scotty Moore era um, James Burton o outro. Então, sim, Elvis foi definitivamente uma influência, refletiu Brian May em 2021.

 

Mas, como podemos ver nesta filmagem de arquivo do Hammersmith Odeon em 24 de dezembro de 1975, a feroz reinicialização de Jailhouse Rock pelo Queen foi tudo menos reverente, adicionando combustível de foguete e energia punk. Com Roger Taylor acelerando o ritmo, Brian dando seus melhores riffs de guitarra de Scotty Moore e Freddie jogando flores para a multidão – enquanto balões e bonecos infláveis flutuam no ar – é o encore mais anárquico que se possa imaginar.

Como Roger refletiu recentemente:

Em Jailhouse Rock, poderíamos ficar um pouco loucos…

 

Próxima semana: Queen The Greatest Live: Friends Will Be Friends

 

Foto: © Queen Productions

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *