Montreal Fórum, 24 e 25 de Novembro de 1981.
– Exatamente 10 anos antes da sua morte, 24 de Novembro de 1981, Freddie subiu ao palco em Montreal, no Canadá, para um concerto cujo principal objetivo era captar imagens e som que permitissem à Banda ter um registo fiel daquilo que era capaz de fazer ao vivo.
– Freddie diz ao público –
Deixe-me dizer o que estamos fazendo aqui. Parece um jogo de televisão. Vamos filmar como vocês sabem, mas vocês podem esquecer as câmeras, seremos só vocês e nós, certo ?
– Montreal foi escolhida por ter um público particularmente efusivo e uma opção mais barata.
– Nesta época, o Queen estava em plena forma e eram gigantes certificados do circuito Rock internacional – no ano anterior – 1980 – tinham lançado o Álbum The Game (mais um número 1 dos tops) e a trilha sonora para o Álbum Flash Gordon, e preparavam-se para lançar, em Maio de 1982 – Hot Space, o Álbum de Under Pressure.
– Este concerto, filmado inicialmente em um rolo de 35 mm, teve várias edições ao longo dos anos, começando com as versões de Saul Swimmer, que a Banda reprovou durante anos devido à determinadas opções estéticas. Em 2007, o grupo adquiriu os direitos deste material e lançou o DVD Queen Rock Montreal & Live Aid com o som devidamente tratado.
– Brian May, no seu site oficial, explica que não guarda muito boas memórias do realizador (Saul Swimmer), mas descreve o concerto como real e cru , deixando claro que mesmo àquela escala grandiosa, nada no concerto do Queen era ensaiado ou coreografado.
– O Queen era, afinal, um grupo de Rock autêntico, ainda suficientemente perto dos anos 70 para que tudo ali fosse aparentemente genuíno.
– Under Pressure é realizado na primeira noite, mostrando Freddie com uma voz fenomenal. Nesta canção é que temos a imagem icônica da fã Sarah Bernard, flagrada admirando a Banda na sua melhor performance, com sua câmera fotográfica esquecida nas mãos. Ela ficou conhecida como A Garota Na Platéia.
– As duas datas são os únicos exemplos conhecidos em que Freddie cantava o segundo verso em falsete como no Álbum, lançado como single cerca de um mês antes deste show.
– O diretor Saul Swimmer queria que a Banda vestisse as mesmas roupas e fizesse na segunda noite os mesmos movimentos que haviam feito na primeira. Como o show deles não era coreografado, o último foi naturalmente impossível.
– Assim, para irritar o diretor, Freddie usou shorts no primeiro bis na segunda noite (ele usou calças na primeira noite).
– Estas são as últimas apresentações ao vivo do Queen como uma Banda de quatro integrantes. Todas as turnês subsequentes teriam alguém nos teclados, o que mudaria muito o som da Banda e a abordagem musical geral no show.
– Por outro lado, Freddie estaria livre para vagar pelo palco por mais tempo, dando à ele mais tempo e espaço para se conectar com o público.
– Nesse ponto de sua carreira, o Queen era indiscutivelmente a maior Banda do Reino Unido, tornando-se os primeiros artistas à liderar simultaneamente as paradas de Álbuns ( com Greatest Hits ), paradas de singles ( com Under Pressure ) e paradas de vídeo ( com Greatest Flix ).
– A Allmusic, uma base de dados sobre música, descreveu o desempenho do Queen em Montreal como sendo ” deliberadamente teatral e muitas vezes majestoso. ”
– Para mim, Queen na sua melhor forma. Under Pressure, Somebody To Love e Love Of My Life estão excepcionais na voz de Freddie.
– Under Pressure
– Love Of My Life
– Somebody To Love
Fontes –
– Blitz
– Queen Live Ca