Quadro Concertos Queen – Montreal Fórum Novembro 1981 – Por Sheila Pauka

Montreal Fórum, 24 e 25 de Novembro de 1981.

 

– Exatamente 10 anos antes da sua morte, 24 de Novembro de 1981, Freddie subiu ao palco em Montreal, no Canadá, para um concerto cujo principal objetivo era captar imagens e som que permitissem à Banda ter um registo fiel daquilo que era capaz de fazer ao vivo.

 

– Freddie diz ao público –

Deixe-me dizer o que estamos fazendo aqui. Parece um jogo de televisão. Vamos filmar como vocês sabem, mas vocês podem esquecer as câmeras, seremos só vocês e nós, certo ?

 

– Montreal foi escolhida por ter um público particularmente efusivo e uma opção mais barata.

– Nesta época, o Queen estava em plena forma e eram gigantes certificados do circuito Rock internacional – no ano anterior – 1980 – tinham lançado o Álbum The Game (mais um número 1 dos tops) e a trilha sonora para o Álbum Flash Gordon, e preparavam-se para lançar, em Maio de 1982 – Hot Space, o Álbum de Under Pressure.

– Este concerto, filmado inicialmente em um rolo de 35 mm, teve várias edições ao longo dos anos, começando com as versões de Saul Swimmer, que a Banda reprovou durante anos devido à determinadas opções estéticas. Em 2007, o grupo adquiriu os direitos deste material e lançou o DVD Queen Rock Montreal & Live Aid com o som devidamente tratado.

– Brian May, no seu site oficial, explica que não guarda muito boas memórias do realizador (Saul Swimmer), mas descreve o concerto como real e cru , deixando claro que mesmo àquela escala grandiosa, nada no concerto do Queen era ensaiado ou coreografado.

 

– O Queen era, afinal, um grupo de Rock autêntico, ainda suficientemente perto dos anos 70 para que tudo ali fosse aparentemente genuíno.

– Under Pressure é realizado na primeira noite, mostrando Freddie com uma voz fenomenal. Nesta canção é que temos a imagem icônica da fã Sarah Bernard, flagrada admirando a Banda na sua melhor performance, com sua câmera fotográfica esquecida nas mãos. Ela ficou conhecida como A Garota Na Platéia.

– As duas datas são os únicos exemplos conhecidos em que Freddie cantava o segundo verso em falsete como no Álbum, lançado como single cerca de um mês antes deste show.

– O diretor Saul Swimmer queria que a Banda vestisse as mesmas roupas e fizesse na segunda noite os mesmos movimentos que haviam feito na primeira. Como o show deles não era coreografado, o último foi naturalmente impossível.

– Assim, para irritar o diretor, Freddie usou shorts no primeiro bis na segunda noite (ele usou calças na primeira noite).

– Estas são as últimas apresentações ao vivo do Queen como uma Banda de quatro integrantes. Todas as turnês subsequentes teriam alguém nos teclados, o que mudaria muito o som da Banda e a abordagem musical geral no show.

– Por outro lado, Freddie estaria livre para vagar pelo palco por mais tempo, dando à ele mais tempo e espaço para se conectar com o público.

– Nesse ponto de sua carreira, o Queen era indiscutivelmente a maior Banda do Reino Unido, tornando-se os primeiros artistas à liderar simultaneamente as paradas de Álbuns ( com Greatest Hits ), paradas de singles ( com Under Pressure ) e paradas de vídeo ( com Greatest Flix ).

– A Allmusic, uma base de dados sobre música, descreveu o desempenho do Queen em Montreal como sendo ” deliberadamente teatral e muitas vezes majestoso. ”

– Para mim, Queen na sua melhor forma. Under Pressure, Somebody To Love e Love Of My Life estão excepcionais na voz de Freddie.

 

 

– Under Pressure

 

 

– Love Of My Life

 

 

– Somebody To Love

 

Fontes –

– Blitz

– Queen Live Ca

Sheila Pauka

Meu nome é Sheila Pauka, uma "jovem senhora" de 58 anos, fã da Banda Queen desde 1984, quando descobri Radio Ga Ga. Eu moro no estado de Goiás. Sou casada e mãe de 01 casal de gêmeos. Me formei em Turismo e Administração de Empresas aqui no Brasil. Em 2021 tive a honra de fazer parte da equipe da tradução do livro Freddie Mercury A Life In His Own Words do inglês para o português e conheci alguns bons amigos, que mantenho até hoje. Colaboro com o site Queennet.com.br desde Outubro de 2021, em postagens semanais. Agradeço ao site pela oportunidade, fazendo votos que apreciem as muitas histórias contadas. Abraços Queenianos !

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *