A história da música ‘One Vision’

One Vision / Blurred Vision

Data de lançamento: 4 de novembro de 1985

Autor: Roger Taylor (Queen)

Single: One Vision / Blurred Vision

Álbum: A Kind Of Magic (1986)

Melhor posição nas paradas: 7a na parada britânica e 61a na parada americana.

 

Após o bem sucedido show do Live Aid, a ideia da banda era tirar férias e só voltar com álbum e turnê em 1987. Mas não foi bem isso o que aconteceu….

Freddie estava comemorando o seu  39° aniversário em Munique e após as comemorações, achou que era hora da banda compor algo novamente. Então chamou os outros membros do grupo para gravarem.

Roger Taylor escreveu One Vision pensando em Martin Luther King Jr, mas Freddie transformou a música em uma canção de esperança como ele mesmo diz:

A música originariamente era sobre Martin Luther King e agora eu não tenho a menor ideia sobre do que se trata. Alguém disse que era sobre Bob Geldolf, mas não acho que seja.

Quando perguntaram para Roger se ele sabia o sentido das letras originais ele respondeu:

Não, não mais! Bem, mudaram as minhas palavras. Podre Freddie.

Não foi a primeira nem a última vez que Freddie modificou a letra de alguém, e a banda resolveu que a música era uma composição de todos e não somente de  Taylor.

A parte instrumental foi composta por May, Taylor e Freddie. Deacon adicionou a sua parte alguns dias depois do começo do trabalho no estúdio, pois ele estava de férias com a família.

A sessão de gravação da música foi independente da gravação do álbum e podemos ver a banda feliz em estar junta novamente, após o sucesso do Live Aid.

O resultado alcançado foi o Queen voltando às suas origens: guitarras poderosas, letras idealistas e cuidado com a produção e a performance.

O single foi lançado durante as sessões de gravação do novo álbum (A Kind Of Magic), e a banda foi criticada pela imprensa britânica de se aproveitar do sucesso do Live Aid para lançar um novo single.

 

Roger comenta:

Eu fiquei devastado quando vi isso na imprensa. Era um erro terrível e eu estava realmente aborrecido com isso. Algumas pessoas entenderam errado. Eu fiquei louco quando li.

Superando as críticas, o grupo ficou energizado pelo single e continuou gravando o que seria o seu 12° álbum de estúdio, que seria aberto com One Vision.

 

A música fez parte da trilha sonora do filme Iron Eagle (Águia de Aço no Brasil) dirigido por Sidney J. Fire.

 

Uma versão alternativa de One Vision chamada Blurred Vision (Visão embaçada), que combina ritmos elétricos e sintetizadores foi incluída no lado B do single.

 

A gravação do vídeo ficou a cargo dos Torpedo Twins (Rudy Dolezal e Hannes Rossacher) e mostra a banda nos bastidores das gravações do vídeo, fato que não acontecia desde News Of The World em 1977. Eles se conheceram em 1982 na Áustria, durante uma entrevista, e a amizade começou.

O resultado da gravação oi um vídeo muito interessante para os fãs, mostrando a união da banda e as histórias por trás dos bastidores de uma sessão de gravação.

 

Fontes:

Queen em discos e canções – Marcelo Facundo Severo

Queen: Complete Works: (edição revisada e atualizada) por Georg Purvis

Queen all the songs: the story behind every track – Bernoît Clerc

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *