Queen no Rock in Rio em 1985, 36 anos depois: um relato pessoal

Este ano, no dia 11 de janeiro, fazem 36 anos das primeiras e únicas apresentações do Queen no Rock in rio, ainda com Freddie Mercury nos vocais. Pensando nisso, resolvi fazer um relato de tudo o que senti ao assisti-los ao vivo, começando o relato explicando como comecei a gostar do Queen.

Eu me considero uma pessoa privilegiada e agradeço muito à Deus por isso, pois tive a oportunidade de ver por duas vezes ao vivo, o Queen se apresentando com a sua formação original. E na época pensei que esses shows seriam os primeiros de vários shows que veria deles…. Pura ilusão….

Minha paixão pelo Queen começou um ano antes com o lançamento do álbum “The Works, em 1984.  Na época, a música “Radio Gaga” era muito tocada nas rádios e rivalizava com “Jump” do Van Halen, que haviam lançado na mesma época o álbum 1984, ainda com o David Lee Roth como vocalista. Eu já havia escutado anos antes o “Greatest Hits 1” e tinha gostado muito. A paixão começou tão intensa que na festa de encerramento do grupo Bandeirante do qual eu fazia parte na época, eu e uma amiga chamada Regina (coincidência não? Regina significa Rainha=Queen…), que foi comigo ao show, por sinal, resolvemos interpretar Hammer to fall com direito a bateria e guitarras feitas de papelão. E foi essa mesma amiga que me apresentou a carreira solo do Roger, mas isso é outra estória……

O começo de tudo…. O LP “The Works”

Um belo dia, foi anunciado que seria realizado em um terreno no bairro da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, quase divisa com o bairro vizinho de Jacarepaguá, um festival de música que duraria 10 dias e uma das atrações principais seria o Queen. Na época, como éramos menores de idade (eu tinha 15 anos), a primeira tarefa foi convencer nossos pais a irem conosco. Não foi difícil para mim porque minha mãe é roqueira e gosta muito dos Beatles. Com esse obstáculo superado, compramos os ingressos para os dois dias do Queen (11/01 e 18/01), mas não esperávamos nem de longe o que nos aguardava…..

Ingresso da época

 

 

 

Então o grande dia chegou e lá fomos nós! Uma longa viagem de ônibus da Tijuca até a cidade do Rock. Chegando lá nos deparamos com um gramado ENORME e no fim desse gramado havia um palco gigante. Tudo era novo, não só para nós, mas para todos que estavam ali, pois esse era o primeiro show de rock com atrações internacionais. E era também o meu primeiro show de rock.

 

A abertura do Rock in Rio, no dia 11/01, ficou a cargo de Ney Matogrosso, que fez um ótimo show por sinal (sou suspeita para falar…), seguido de Erasmo Carlos (o “tremendão”), Baby Consuelo e Pepeu Gomes – um grande guitarrista nacional na minha opinião – e depois as atrações internacionais: Whitesnake, Iron Maiden (que fizeram ótimos shows, o que me fez tornar fã destas duas bandas) e finalmente Queen. Já era madrugada do dia 12 quando o show começou. O início foi com a introdução da música “Machines”, do recém-lançado álbum “The Works”. O cenário era inspirado no filme “Metrópolis”, com engrenagens enormes girando ao som da música e das luzes. E de repente o grupo entra e começa a tocar Tie Your Mother Down, deixando todos extasiados, não só pela música, mas também pela presença de palco da banda e a qualidade do som e do jogo de luzes. No final dessa música Freddie arrisca umas palavras em português, conquistando definitivamente a plateia. E o show continuou.

E eu estava amando cada minuto do show e chegando à conclusão de que seria fã do Queen para sempre…Não havia mais retorno! Como realmente não houve. E o amor pela banda cresce mais e mais, tanto que estou aqui dando o meu relato sobre esses dois dias mágicos.

Após a quinta música, que foi It´s a Hard Life, Freddie brinca com a plateia falando o seu famoso “êeeeeôoooooo”. O ponto alto da noite foi Love of My Life, uma das músicas mais conhecidas da banda. A plateia cantou a música toda em uníssono. Confesso que nessa hora fiquei muito emocionada, porque todas as 250 mil pessoas presentes cantaram a música toda, e sem errar a letra (o que é muito importante!). No vídeo do show, dá para se notar que tanto Brian como Freddie ficaram emocionados com a receptividade do público ao cantar a música. Antes de começar essa música, Brian também arriscou umas palavras em português. Na hora do solo de Love of My Life, o nome do Brian é gritado por algumas pessoas e o nosso querido guitarrista se emociona novamente. A música seguinte, Hammer to fall, levantou a plateia de novo. Escutar Bohemian Rhapsody ao vivo, foi uma experiência única, porque até aquele momento eu não imaginava que aquela música enorme pudesse ser cantada ao vivo. E essa, claro, foi outra música que a plateia cantou junto com a banda. Na hora do “Galileo”, foi impressionante ver o palco todo escuro, só com o jogo de luzes e a música de fundo. Foi algo espetacular. Não tenho como descrever o que senti. Uma mistura de alegria e surpresa.

Radio Gaga foi outra música que a plateia cantou o refrão e fez o movimento com as mãos automaticamente.

Quando começou “We Will Rock You”, fomos surpreendidos com Freddie entrando em cena com uma bandeira que de um lado era a do Brasil e do outro a do Reino Unido.

Após essa música, foi tocada “We Are the Champions” e “God Save the Queen”, que é o hino nacional britânico. Na hora do hino, com a ajuda de Roger, Freddie esticou a bandeira e o que se viu foram as duas bandeiras (Reino Unido e Brasil) unidas, para delírio da plateia.

E assim o show acabou…..

E ainda tínhamos um longo caminho pela frente…. a volta para casa. Estávamos exaustas, mas felizes.

 

No dia 18/01, os shows começaram com Kid Abelha, seguido de Eduardo Dusek e Lulu Santos na parte nacional e Gogo´s, B´52 e finalmente Queen na parte internacional.

O show não foi muito diferente do primeiro dia, exceto pelo fato de que havia chovido bastante e o que no dia 11 era grama, não passava agora de um lamaçal. Então não houve jeito, tivemos que tirar nossos sapatos e pisar diretamente na lama. Uma coisa que me recordo deste segundo dia, é que havia uma pessoa perto da gente que havia conhecido o Queen no início da carreira deles e estava extasiada também com a grandiosidade do show. O que nos deixou muito felizes.

E assim essa maravilhosa experiência terminou.

Uma experiência que vou levar por toda a minha vida!

Eu pensava na época que – como disse anteriormente – esse seria o primeiro de muitos shows ao vivo que veria deles. Mas infelizmente em 24 de novembro de 1991, aconteceu o que todos já sabem e a banda não é mais a mesma desde então.

Mas o meu amor por eles continua o mesmo. Tanto que em 2015 fui ao rock In Rio novamente somente para rever Brian e Roger ao vivo. Esse show começou no dia do meu aniversário…. Foi um presente e tanto também!

 

Queen Forever!

 

E você caro internauta, tem alguma experiência com o Queen no Rock in Rio de 1985?

Conte para nós! Envie o seu relato para  contato@queennet.com.br, colocando no campo assunto “Rock in Rio 1985″. Escreva também seu nome e a cidade/estado de onde é.

As melhores estórias serão publicadas aqui no site.

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *