Gimme The Prize (Kurgan’s Theme) – Álbum A Kind Of Magic

GIMME THE PRIZE (KURGAN’S THEME)

(7ª música do 12º álbum)

 – O personagem de Kurgan, inimigo declarado de Connor MacLeod através dos séculos, serve de inspiração a Brian May para criar esta canção.

– Kurgan e o protagonista combatem no final do filme Highlander para obter o prêmio (The Prize na versão original) que corresponde ao sobrevivente do combate final, ser o último dos Highlanders.

– Parece que esta ideia inspirou Brian a compor este tema muito heavy, quase violento.

– Esta canção é o oposto de Who Wants To Live Forever, a outra participação do guitarrista na trilha sonora, e fornece uma tensão complementar ao espectador, enquanto Kurgan, dirigindo para New York aos 24:00 do filme, insere uma fita cassete no player do carro e ouve Gimme The Prize (Kurgan’s Theme) no volume máximo.

– Tudo está dito, e o confronto entre o bem e o mal é iminente.

– Os diálogos do filme são acrescentados aqui e ali, e lembram o trabalho realizado em Flash Gordon.

– A passagem mais interessante do tema é o solo de guitarra aos 2:36, durante o qual Brian deseja render homenagem às origens escocesas de Highlander, transformando uma partitura de guitarra clássica em um autêntico solo de gaita. Executado, é claro, com a Red Special, este trabalho incrível é o melhor do tema.

– Para conseguir dar às suas notas esta sonoridade estranha, Brian utiliza um efeito de coro bastante intenso, muito em voga na década de 1980, porém que ele raras vezes havia usado.

– Em novembro de 1998, durante um concerto no DK Lensoveta de Saint Petersburg para promover seu álbum Another World, Brian May introduz o solo escocês de Gimme The Prize (Kurgan’s Theme) em plena interpretação de Fat Bottomed Girls, proporcionando um momento antológico aos expectadores russos.

No final do filme Highlander, cuja trilha sonora original contém cinco canções do Queen, Connor MacLeod (Christopher Lambert) combate com a espada contra seu eterno inimigo, Kurgan, interpretado por Clancy Brown.

 

Vídeo oficial de Gimme the Prize (Kurgan’s Theme)

 

Highlander x Kurgan (cena do filme)

https://youtu.be/kf6JcMBg6fI

 

Brian May – Fat Bottomed Girls (Solo Gimme The Prize)

 

Fonte: Queen – La Historia Detrás de Sus 188 Canciones, de Benoît Clerc

Tradução: Helenita dos Santos Melo

Helenita Melo

Me chamo Helenita dos Santos Melo, sou gaúcha de Cachoeira do Sul e nasci em 25 de janeiro de 1964. Sempre gostei de música, e possuo gosto musical bastante variado. Iniciei minha trajetoria no coral da Igreja Adventista de minha cidade natal e mais tarde me tornei cantora em grupos amadores e profissionais. Eu era fã “normal” do Queen há muitos anos… até o lançamento do filme “Bohemian Rhapsody” (2018), onde a minha paixão reascendeu de maneira muito forte e intensa. Eu me defino como “uma dona-de-casa curiosa” e estou sempre pesquisando, aprendendo e compartilhando o que sei sobre a banda, e me tornei uma pessoa bastante conhecida nas redes sociais. Desde 2004 resido em Bolzano (Itália) e sou casada com o Dr. Nicola Ciardi, fundador do festival de jazz daquela cidade em 1982.

Outras notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *