Quadro Curiosidades – A Importância do Top Of The Pops para o Queen – Por Sheila Pauka

 

▪️Em meados dos anos 70, Top Of The Pops era uma vitrine tremenda e incomparável para a indústria da música.

▪️O programa veiculava às 5as. feiras à noite, com a finalidade de gerar vendas aos Sábados, o dia em que as lojas vendiam tantos discos quanto em todos os outros dias da semana somados.

▪️O Queen, através de seu Álbum de estreia e da turnê Mott The Hoople, já havia se estabelecido como um grupo de Rock louvável, mas Top Of The Pops foi o veículo final para sua vantagem comercial.

▪️E em 21 de Fevereiro de 1974, o Queen aparece pela primeira vez no famoso programa musical com a música Seven Seas Of Rhye.

▪️E foi por mero acaso, já que o vídeo com uma performance pré-gravada de David Bowie cantando seu último hit Rebel Rebel  não chegaria à tempo, e um substituto era necessário com urgência.

▪️Então, uma Banda jovem e desconhecida chamada Queen, formada por quatro jovens de Londres, foi sugerida como alternativa e os meninos aproveitaram o momento de ouro.

 

Foi uma experiência emocionante, porque aqui você está no Top Of Rhe Pops, e tudo está acontecendo.

(Brian May)

 

Houve uma greve na BBC, então gravamos no estúdio meteorológico. Era lixo, ninguém realmente tocava, apenas alguns Disc Jockeys envelhecidos. E os tambores eram de plástico, então eles faziam esse barulho de dook quando você os batia.

(Roger Taylor)

Quando nos apresentamos no Top Of The Pops pela primeira vez, ainda não tínhamos motoristas ou dinheiro algum, e eu queria nos assistir no show, então peguei um táxi em busca de algum lugar para nos ver. Acabei encontrando um lugarzinho com uma TV com o programa ligado e entrei. Felizmente, ninguém me reconheceu lá !

(Freddie Mercury).

▪️O Queen impressionou o mundo, e nem estava tocando seus próprios instrumentos para a performance que os tornou famosos, só para mostrar o carisma e presença de palco que os quatro músicos de Londres naturalmente possuíam.

▪️O single foi lançado em vinil apenas dois dias após a apresentação e os entusiasmados membros do Queen conseguiram sua primeira música na parada de singles do Reino Unido, chegando ao número 10.

▪️Freddie poderia então desistir de seu emprego de fim de semana em sua barraca de roupas e se concentrar nos grandes momentos que estavam por vir.

 

▪️Aqui está o clipe de estreia TOTP

https://youtu.be/B6n2FBcd5n0

 

Nota – À título de curiosidade, as datas e canções apresentadas pelo Queen no Top Of The Pops seguem abaixo, junto com o vídeo de algumas das apresentações.

 

. Apresentações do Queen no Top Of The Pops

▪️Seven Seas Of Rhye – 21 de Fevereiro de 74

▪️Seven Seas Of Rhye – 14 de Março de 74

▪️Seven Seas Of Rhye – 28 de Março de 74

▪️Killer Queen – 11 de Outubro de 74

▪️Killer Queen – 11 de Outubro de 74 – Take 2

▪️Killer Queen – 07 de Novembro de 74

▪️Killer Queen – 21 de Novembro de 74

▪️Now I’m Here – 16 de Janeiro de 75

https://youtu.be/PT7wkXPq_J8

 

▪️Now I’m Here – 16 de Janeiro de 75 – Take 2

▪️Now I’m Here – 30 de Janeiro de 75

▪️Bohemian Rhapsody –  10 de Novembro de 75 – Promo Video

https://youtu.be/TnxBH4UoIL0

 

▪️Somebody To Love – (Legs & Co.) – 02 de Dezembro de 76

▪️Good Old Fashioned Lover Boy -16 de Junho de 77

▪️We Are The Champions – Promo Video – 03 de Novembro de 77

▪️We Are The Champions – 03 de Novembro de 77 ( colorizado)

 

▪️Another One Bites The Dust – 02 de Outubro de 80 – (Legs & Co.)

https://youtu.be/xSn8hqw_k08

 

▪️Under Pressure – 19 de Novembro de 81

▪️Las Palabras De Amor – 17 de Junho de 82

 

Fontes –

▪️Mark Hodkinson – Queen – The Early Years.

▪️lostmediawiki

 

Cláudia Falci

Sou uma professora de biologia carioca apaixonada pela banda desde 1984. Tenho três filhos, e dois deles também gostam do Queen! Em 1985 tive o privilégio de assistir a banda ao vivo com o saudoso Freddie Mercury. Em 2008 e 2015 repeti a dose somente para ver Roger e Brian atuando. Através do Queen fiz (e continuo fazendo) amigos por todo o Brasil!

Outras notícias

25 anos de Made in Heaven

Postado por - 6 de novembro de 2020 0
“Vou deixar tudo o que posso.” Para Freddie Mercury,  para Queen, era sempre sobre isso: largar tudo.  De um excesso de formas, de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *