Brian May, em entrevista à National Geographic, fala sobre a sua consultoria em missões da NASA

Brian May, conheça o guitarrista de rock que ajudou a NASA a “aterrar” num asteróide

rian May é o co-fundador dos Queen – e um astrofísico. Em entrevista à National Geographic, fala sobre a sua consultoria em missões da NASA e a combinação possível da arte com a ciência.

O guitarrista Brian May é adepto do cruzamento de arte e ciência: muitos dos seus concertos apresentam efeitos especiais com temas espaciais – por exemplo, para parecer que está a cavalgar um asteróide entre planetas.

Quando era um jovem da classe trabalhadora em Londres, Brian May começou por construir o seu próprio telescópio. Depois construiu a sua própria guitarra eléctrica. Dois dias depois de se ter licenciado em física, estava em palco com a sua banda, a abrir para os Pink Floyd. Estávamos em 1968.

Hoje, May, 76 anos, é conhecido como um dos maiores guitarristas da história do rock. Este mês, está de regresso à estrada com a última encarnação do Queen, a lendária banda que ele co-fundou com Roger Taylor e o falecido Freddie Mercury. Também em Outubro publicará um livro, um atlas do asteróide Bennu, com fotografias estereoscópicas suas.

Conheci o May em 2015, quando estava a trabalhar com a missão New Horizons da NASA. Agora é um amigo. Partilhamos um fascínio pelas estrelas (Brian obteve um doutoramento em astrofísica em 2007), bem como um amor profundo e permanente pelos animais (é um activista pelo bem-estar dos animais). Já fui a vários dos seus concertos, encontrando frequentemente outras pessoas nos bastidores que são simultaneamente fãs dos Queen e nerds do espaço (incluindo um funcionário da NASA que uma vez apareceu com uma cópia da tese de doutoramento de May).

 

NADIA DRAKE (ND): Aposto que muitas pessoas que o conhecem como músico não fazem ideia de quem é o Dr. May, que obteve um doutoramento pelo estudo da poeira zodiacal, uma nuvem de grãos rochosos que preenche o espaço interplanetário do nosso sistema solar. Porque é que escolheu esse tema?

BRIAN MAY (BM): Sabia que ia perguntar. Aquando da minha pós-graduação em astronomia infravermelha no Imperial College, nos anos 1970, um dos professores estava a fazer estudos espectroscópicos da poeira zodiacal. O trabalho tinha sido interrompido porque a maior parte do equipamento já não funcionava. Então, perguntaram: “Quer tomar conta disto?” Quando olhei para o projecto, pensei: “Isto é fascinante.” Era algo que poucas pessoas tinham feito.

Começámos a relacionarmo-nos com algumas das equipas da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão e, assim que viram o que estávamos a fazer, a palavra espalhou-se para outras missões. A nossa primeira grande oportunidade foi a New Horizons, que fez história com o seu sobrevoo de Plutão.

ND: Lembro-me de vos encontrar durante o sobrevoo em 2015. Foi um momento muito divertido!

Ver os dados a chegar foi uma das melhores experiências da minha vida. Vimos o aspecto de Plutão pela primeira vez e obtivemos duas vistas diferentes: uma imediatamente antes do sobrevoo e outra que chegou quando a nave espacial estava a passar. Juntei algumas delas e fiz a primeira imagem 3D de Plutão.

Já fiz muitas coisas boas na minha vida – tive muita sorte –, mas aquele foi um dos momentos mais emocionantes de que me lembro: ver de repente Plutão, que na minha infância era um ponto branco, com todo o seu glorioso pormenor em três dimensões. Foi uma emoção incomensurável.

ND: Agora está a trabalhar com a equipa OSIRIS-REx, que enviou uma nave espacial para o asteróide Bennu.

BM: Essa missão provou que as imagens estéreo não são apenas para diversão; também podem ser úteis. O estéreo pode dar-nos uma sensação tão instintiva do terreno que pode ajudar-nos a escolher um local de aterragem. Isto foi crucial em Bennu: A missão era recolher uma amostra do asteróide. Por isso, tivemos de trabalhar para tirar fotografias estéreo de todos os potenciais locais de aterragem. Penso que eram 24. E conseguimos – ajudámos a escolher o local final e as amostras foram recolhidas em segurança.

ND: O que é que vamos aprender ao estudar este asteróide?

BM: Os asteróides são como cápsulas do tempo dos primórdios do sistema solar. Podemos aprender muito sobre como era este sítio há 4,5 mil milhões de anos, estudando o material primordial de Bennu.

São também muito mais importantes do que as pessoas se aperceberam até há pouco tempo. Há muito que são vistos como potenciais perigos. São também possíveis fontes de minerais – fala-se em extraí-los. Mas o que se está a tornar cada vez mais evidente é o papel que os asteróides devem ter desempenhado na criação da Terra, para que pudéssemos estar nela, para que a biosfera estivesse aqui, fornecendo água e moléculas orgânicas.

De repente, apercebemo-nos de que os asteróides, para além de serem os arautos da morte e da destruição, devem ter desempenhado um papel crucial na criação da vida na Terra. E aí passamos a ter muito mais respeito por eles.

ND: Quais são as perguntas sem resposta em astronomia, astrofísica ou ciências planetárias que mais o atraem actualmente?

BM: Muitas coisas. Estou entusiasmado com esta ideia do multiverso. É engraçado como estes conceitos começam por ser uma loucura e depois toda a gente fala deles como uma coisa muito normal.

ND: Uma das minhas recordações preferidas dos seus concertos é quando os efeitos especiais o colocavam num asteróide, rodeado de planetas, a tocar a Sinfonia do Novo Mundo de Dvořák (foto no topo).

BM: Estou a planear uma nova variação [desses efeitos] para a próxima digressão nos EUA. Vou continuar a seguir esse caminho. Adoro-o. E aqueles pequenos planetóides à minha volta são objectos reais; não são projecções.

ND: Está no centro do seu próprio sistema planetário! Isso é típico da sua abordagem à arte e à ciência: a mistura destes campos. Porquê? E serão eles assim tão diferentes uns dos outros?

BM: Isto é central na minha vida e nas minhas crenças. Disseram-me que não podia fazer arte e ciência à medida que avançava nos estudos. E fiquei muito ressentido com isso, porque gosto muito de ambas. Sinto que passei o resto da minha vida a tentar provar que estavam errados. Fui descobrindo que o pensamento artístico e o pensamento científico são apenas partes diferentes da mesma coisa. É um continuum. Estão inextricavelmente ligados. É preciso ter os dois lados para funcionar em todo o seu potencial.

ND: A criatividade parece ser outro elemento comum. Para ter sucesso em ambos os domínios, é preciso estar disposto a quebrar as regras, a testar novas ideias e, em última análise, a ajudar as pessoas a ver o mundo de uma forma diferente.

BM: Sim, é verdade. Na verdade, acho que não tinha esse talento enquanto estudante de doutoramento, ou talvez não tivesse confiança suficiente para o aplicar. Quando os Queen começaram a mexer-se, quando parecia que podíamos realmente ser um grupo de rock a sério, fiquei bastante aliviado por ter desistido do doutoramento. Já o tinha escrito, tinha-o apresentado ao meu supervisor, e ele rejeitou-o e disse-me que tinha de ir embora e fazer mais investigação. Sempre achei que a ciência beneficiou do facto de eu ter saído e tocado música durante 30 anos – espero que também tenha beneficiado do meu regresso.

ND: Está entusiasmado com o regresso à estrada?

BM: Estou entusiasmado, mas também estou nervoso. É muito tempo longe de casa e hoje em dia não é fácil para mim. Mas, para além disso, deve ser bom sair e fazer o que fazemos mais uma vez, certo?

 

Fonte: www.nationalgeographic.pt

Alexandre Portela

Fã do Queen desde 1991. Amante, fascinado pela banda e seus integrantes. Principalmente Freddie! =)

Outras notícias

Brian May no 46664 Ártico – Ensaios

Postado por - 8 de junho de 2005 0
Na segunda-feira, Brian May estava preparando a guitarra para sua performance no 46664 Ártico. Brian estará tocando com seu duduk…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *